O soluço na gravidez é um evento normal, que reflete as alterações funcionais do corpo que se encaixam nesse período da vida de uma mulher. No entanto, é um evento que geralmente é esquecido, mas, se falarmos do soluço da mãe grávida, isso pode causar mais preocupação. De fato, durante os nove meses, além da estrutura hormonal, a respiração também muda e os soluços se tornam mais frequentes.

O soluço é uma contração do diafragma, causada pela irritação do nervo frênico; o ruído clássico que produz é devido a um fechamento repentino da glote (a válvula localizada entre os sistemas digestivo e respiratório). A passagem contínua do ar pode gerar um soluço frequente.

As causas dos soluços contínuos na gravidez estão no aumento de 30 a 40% no oxigênio; isso altera os mecanismos respiratórios à medida que mais ar é ingerido.

O que significa soluço na gravidez?

Soluço na gravidez – Foto: Freepik

Publicidade

Normalmente, durante o final do primeiro trimestre e o início do segundo trimestre, muitas mulheres grávidas sofrem soluços recorrentes.

Esses soluços frequentes, embora muito incômodos, não indicam nenhum problema no corpo e não são motivo de grande preocupação.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Devido à falta de ar ou devido a hábitos alimentares inadequados, os soluços tendem a ocorrer com frequência durante a gravidez e podem ser evitados com uma alimentação lenta e saudável.

Mas existem muitas razões pelas quais as mulheres grávidas experimentam episódios de soluços durante a gravidez. Alguns deles são:

Excesso de oxigênio

Geralmente, durante a gravidez, a capacidade de inalar ar aumenta em aproximadamente trinta a quarenta por cento. Este é um mecanismo natural do corpo para oxigenar o feto. No entanto, esse aumento repentino na ingestão de oxigênio causa uma sensação de falta de ar na mãe.

A falta de ar geralmente desencadeia os espasmos no diafragma, também conhecidos como soluços.

Publicidade

Refluxo ácido

O refluxo ácido durante a gravidez é um fenômeno comum devido à compressão dos órgãos digestivos internos. Muitas vezes, uma tendência a comer ou beber rapidamente pode desencadear um episódio de soluços, razão pela qual os médicos geralmente aconselham que as mães comam de maneira calma e relaxada.

Soluços são um sinal precoce da gravidez?

Mulher com soluço – Foto: Freepik

Soluços podem ser absolutamente um sinal de gravidez precoce, porque muitas das causas estão relacionadas a outros sintomas da gravidez. Isso ocorre porque muitas das causas dos soluços estão relacionadas a outros sintomas da gravidez.

Aqui estão algumas das outras razões pelas quais você pode ter soluços:

  • Você está com falta de ar
  • Se sente doente
  • Tem indigestão
  • Você está comendo alimentos incomuns
  • Você está estressada

Em outras palavras, você pode não perceber que está comendo alimentos incomuns com mais frequência ou que está se sentindo um pouco doente algumas vezes por dia, mas seu corpo percebe.

Mas como a maioria das mulheres notará primeiro a menstruação atrasada, náusea ou sensibilidade nos seios, soluços não são um sinal confiável de que a mulher está grávida.

Publicidade

Elas são apenas mais um daqueles pequenos sintomas de gravidez precoce que começam a nos conscientizar de tudo o que está acontecendo.

Maneiras de lidar com soluço na gravidez

Mulher com soluço na gravidez – Foto: Freepik

Existem alguns bons remédios caseiros que podem ajudar a se livrar dos soluços. Esses remédios são uma maneira segura de controlar os soluços durante o início da gravidez e podem ser um truque de interromper imediatamente os espasmos.

  1. Beber água potável: É um remédio comum e conhecido para soluços. Assim, a ideia por trás desse truque é beber um copo cheio de uma só vez. Beber um copo de água sem fazer uma pausa,nos faz prender a respiração por um pequeno período. Isso, por sua vez, reduz os espasmos do diafragma. Gargarejar a água também ajuda a controlar os soluços.
  2. Inalação profunda: Respire fundo e segure-o pelo tempo que for possível para parar abruptamente os espasmos. Essa técnica enche os pulmões e restringe o movimento do diafragma. Você deve ter cuidado para não se sentir sufocado durante esse processo. Você também pode praticar outros exercícios respiratórios para envolver os pulmões. Respirar dentro de um saco de papel é outra técnica que pode ser útil.
  3. Limão e gengibre: acredita-se que chupar um pedaço de algo com sabor forte como limão ou gengibre pode cessar um episódio de soluço. Uma bebida feita de limão, gengibre e mel também pode fazer maravilhas. Novamente, assim como a água potável, o suco deve ser consumido de uma só vez para obter resultados.

Quando consultar um médico?

Soluço na gravidez – Foto: Freepik

Se você estiver tendo soluço na gravidez regularmente, ou uma série de soluços mais de três vezes por dia, consulte um médico. Embora os soluços sejam parte normal da gravidez, ocorrências frequentes em um dia podem ser sinal de outros problemas. É melhor entrar em contato com seu médico e obter aconselhamento sobre soluços.

Soluços são um pequeno desconforto que acompanha a gravidez. Sendo assim, eles não indicam nenhum problema sério com o bebê ou a mãe e refletem apenas o mecanismo de enfrentamento do corpo para algumas mudanças físicas. Com alguns remédios naturais, esses desconfortos podem ser removidos e você pode  desfrutar de uma linda gravidez!