Na barriga da mãe, os filhos choram, chutam, viram e dão cambalhotas. Mas quando o bebê começa a mexer?

Os primeiros movimentos fetais são uma emoção única, quase comparável à do teste positivo! Até então, além da náusea, fadiga e aquele ligeiro inchaço que ainda não parece uma barriga de mulher grávida, você ainda não se sente realmente grávida.

Com os primeiros movimentos fetais que são percebidos, tudo muda. Os pequenos movimentos nos ajudam a se conectar cada vez mais com a vida que cresce dentro de nós.

Quando o bebê começa a mexer?

Mulher Gravida – Foto: FreePik

Publicidade

Muitas pessoas não sabem disso, mas o feto começa a se mover na barriga da mãe bem cedo, bem antes do quarto mês de gestação, mas é definitivamente muito pequeno e seus movimentos não são grandes o suficiente para serem percebidos.

Quando o bebê começa a mexer, estatisticamente falando, é entre o quarto e o quinto mês de gravidez (ou seja, entre 16 semanas de gestação e 20 semanas de gestação), quando o tamanho do bebê começa a aumentar.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Durante a 16ª ou a 17ª semana, o bebê começa a fazer movimentos simples, como colocar as mãos na boca, enquanto no final da 18ª semana ele começa a usar os pés, pressionando- os contra a parede uterina.

Se, até a 24ª semana, você sentir que o bebê não se mexeu, deve marcar uma consulta com o médico por segurança, ele verificará os batimentos cardíacos do bebê e fará um ultrassom.

Quando o bebê começa a mexer, qual a sensação?

Pai e Mamãe Gravida – Foto: FreePik

Os primeiros movimentos quando o bebê começa a mexer são percebidos de maneira diferente de mãe para mãe. Algumas mães descrevem como se tivessem pipoca na barriga, outras dizem que sentem como se o bebê estivesse nadando, outras as descrevem como se uma borboleta tivesse batendo no ventre.

Publicidade

No início, você provavelmente não entenderá o que é imediatamente, confundindo-se com a sensação de fome ou movimentos da digestão, mas com o tempo você aprenderá a distingui-los.

No período de 20 semanas à 30 semanas, você não terá mais dúvidas, os chutes na barriga durante a gravidez serão claros e você não poderá mais estar errada.

Contar os movimentos do bebê é importante

quano o bebê começa a mexer

Barriga Gravidez – Foto: FreePik

Depois de chegar ao terceiro trimestre, o médico pode pedir que você gaste algum tempo todos os dias para contar os movimentos do bebê. Cada médico tem seu próprio método preferido, portanto peça instruções detalhadas sobre como ele prefere que você conte.

Contar os movimentos do seu bebê é importante para garantir que ele esteja saudável mesmo quando você não estiver no médico para fazer um exame.

Os movimentos indicam que o bebê está bem e cresce saudável e forte. Não há necessidade de passar o dia todo verificando se o seu filho chuta, basta algumas vezes ao dia.

Publicidade

Quantas vezes vou sentir os movimentos fetais?

pai e mãe sentindo o bebê mexer

Casal sentindo o bebê mexer – Foto: FreePik

No início da gravidez, pequenos movimentos são sentidos de vez em quando, mas à medida que o bebê cresce, os movimentos se tornam mais fortes e mais frequentes.

  • 11 semanas de gravidez: ele pode mexer a cabeça, levantar as mãos para tocar seu rosto e abrir a boca
  • 13 semanas de gravidez: ele começa a bocejar
  • 15 semanas de gravidez: ele começa a mover os olhos
  • 16 semanas de gravidez: ele pode chupar o polegar da mão favorita. E isso já pode dar uma ideia se ele será canhoto ou não.
  • 17 semanas de gravidez: pode ser difícil diferenciar quando o bebê começa a mexer dos movimentos intestinais
  • 21 semanas de gravidez: durante esse período, os movimentos reais do bebê começam a ser sentidos
  • 25 semanas de gravidez: os movimentos começam a ficar mais fortes. Você também pode ouvir os soluços da criança, caracterizados por suspiros rítmicos.
  • 29 semanas de gravidez: os movimentos são muito frequentes e o chute de cinco pode ser tão forte que tira o fôlego da mãe. A criança não estará constantemente em movimento . Haverá momentos em que ele descansa e dorme.

No final da gravidez, o bebê descansará por períodos mais longos. Eles geralmente duram cerca de 20 minutos por vez, embora possam durar de 50 a 75 minutos. Pode parecer intervalos mais longos para a mãe, porque ela nem sempre sente todos os movimentos.

Quando o bebê começa a mexer: as 4 perguntas mais comuns

bebê mexendo

Mamãe sentindo bebê mexer – Foto: FreePik

1. É possível saber a personalidade do bebê pela maneira como ele se move?

Definitivamente sim. Através de seus movimentos, a mulher certamente pode deduzir informações também sobre o temperamento da criança: há quem é mais animado, quem é mais pacífico. Algumas mães de gêmeos sabem muito bem disso, que são capazes de distinguir diferentes modos de movimento de acordo com o bebê e, portanto, identificar cada um deles antes do nascimento.

2. É verdade que durante o nono mês o bebê se mexe menos porque tem menos espaço disponível?

De fato, não é que ele se mexe menos. O espaço mais estreito o obriga a movimentos menos amplos e menos importantes: ele se limita a dobrar e esticar os membros, arquear as costas, virar a cabeça. Ele não pode mais girar sobre si mesmo, como fazia antes.

3. É possível sentir o bebe mexer com 3 meses?

Na realidade, os movimentos do bebê começam muito antes do quarto mês, mas o tamanho e a amplitude dos movimentos que ele faz não permitem que as mães os percebam.

4. É normal sentir dor quando o bebe mexe na barriga?

Você pode se perguntar se quando o bebê começa a mexer é doloroso. Mas a resposta é não! Na maioria das vezes a sensação será muito leve. Mas o bebê pode inadvertidamente atingir um órgão ou costela; nesse caso, a sensação pode ser um pouco irritante.