Para se proteger do Covid-19, a principal regra a seguir é o confinamento. Mas a máscara de pano feita em casa seria uma boa ideia para proteger do coronavírus? Confira!

O coronavírus não é transmitido através do ar. Viaja através de micropartículas emitidas por tosse, fala alta ou espirros, capazes de se projetar até um metro de distância. É por isso que, para proteger sua saúde e a de outras pessoas, é essencial ficar em casa, respeitar distâncias seguras e lavar as mãos regularmente.

Como lembrado pela Organização Mundial da Saúde, o uso de uma máscara é recomendado apenas para pacientes e cuidadores em contato próximo com os pacientes.

Mas diante dos últimos acontecimentos, a população tem comprado máscaras nas farmácias e isso tem causado problemas, pois muitos hospitais já estão em falta ou economizando. Diante dessa escassez, resta uma opção: a máscara de pano feita em casa.

Publicidade

As máscaras são úteis para se proteger do coronavírus Covid-19?

As máscaras cirúrgicas de papel não protegem efetivamente contra o coronavírus Covid-19 e são reservadas para situações específicas.

Usar uma máscara facial certamente não é uma garantia de que você não ficará doente. Os vírus também podem transmitir através dos olhos e pequenas partículas virais podem penetrar nas máscaras. No entanto, as máscaras são eficazes na captura de gotículas, que é a principal via de transmissão do coronavírus, e alguns estudos estimaram uma proteção de aproximadamente cinco vezes contra nenhuma barreira isolada (embora outros tenham encontrado níveis mais baixos de eficácia).

Foto: Freepik

Se for provável que você esteja em contato próximo com alguém infectado, uma máscara reduz a chance de transmissão da doença. Se você estiver apresentando sintomas de coronavírus ou tiver sido diagnosticado, usar uma máscara também pode proteger outras pessoas.

Portanto, as máscaras são cruciais para os profissionais de saúde e assistência social que cuidam dos pacientes e também são recomendadas para os membros da família que precisam cuidar de alguém que está doente.

A máscara, não permite que pessoas saudáveis ​​se protejam dos vírus. Então, se você não é médico ou da equipe de enfermagem, o uso da máscara é indicado apenas em dois casos:

Publicidade
  • Se você tiver sintomas relacionados ao coronavírus Covid-19. Uma recomendação também válida para diferentes tipos de vírus, incluindo influenza
  • Se você é uma das “pessoas de contato” e, portanto, teve um contato “próximo e prolongado” com um paciente.

Se você fez viagens para fora do país e não apresenta de sintomas suspeitos, não é recomendável usar uma máscara. Como precaução, seja particularmente vigilante durante os 14 dias seguintes ao seu retorno e monitore sua temperatura duas vezes por dia.

Eficácia muito rara das máscaras de pano

Mulher usando máscara- Foto: Freepik

Nas redes sociais, grupos de usuários da Internet oferecem máscaras feitas por eles ou dão dicas para envolver um cachecol na boca e no nariz. E essas soluções funcionam?

Os especialistas dizem que um tecido simples não é uma proteção eficaz contra o coronavírus. Uma máscara deve ser trocada a cada três ou quatro horas, deve ser lavada diariamente em condições especiais, não deve ser tocada ou movida e deve atender aos padrões de fabricação específicos.

Em resumo, a máscara de pano é usada para tranquilizar psicologicamente, mas não fisicamente. A mão sendo lavada com sabão elimina microorganismos perigosos de modo muito mais eficaz!