Passo a passo, a gravidez está chegando ao fim e está perto o momento da mãe encontrar seu bebê. Nesse período, há muitas perguntas dos futuros pais: como será o recém-nascido? Será saudável? O parto será doloroso? Confira o que acontece com 39 semanas de gravidez!

39 Semanas de gravidez: a mãe

O corpo da mulher está se preparando para o trabalho de parto, que pode começar a qualquer momento. O colo do útero amolece e dilata, enquanto a barriga atingiu seu tamanho máximo.

39 semanas de gravidez

Foto: Freepik

Veja como a acupuntura pode contribuir para o trabalho de parto!

Publicidade

Além disso, a gestante sente grande fadiga e deve descansar e relaxar o máximo possível. Então, na iminência do parto, alguns novos sintomas podem ocorrer, como sangramento leve, contrações e perda do tampão mucoso, incontinência leve, perda de peso ou aumento do apetite.

Até a náusea pode retornar com força total e, para combatê-la, é útil seguir as mesmas precauções tomadas no início da gravidez: fazer refeições leves e frequentes e preferir alimentos saudáveis, sem gordura.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Entenda a flacidez vaginal e a incontinência urinária no pós parto!

Mesmo que a tentação de correr para o hospital ao primeiro sinal do início do trabalho de parto seja forte, é preferível esperar o momento certo, seguindo as instruções do médico.

39 Semanas de gravidez: o bebê

39 semanas de gravidez

Foto: Dreamstime

O bebê é autônomo e forte, e o ambiente em que foi guardado, protegido e tratado por nove meses está se tornando muito estreito para ele. Portanto, ele está lutando cada vez mais para se mover dentro do útero.

Publicidade

Cinta pós-parto funciona? Os especialistas recomendam?

Ele pesa entre 3,1 e 3,4 kg e seu comprimento é de 50 a 52 cm. Além disso, ele ainda está acumulando gordura e ganhando peso.

Por fim, o último período da gravidez é uma fase particularmente delicada e, durante os exames de rotina, é bom fazer ao seu médico todas as perguntas relacionadas ao trabalho de parto, seja ele natural, na água ou cesariana.

Temas da semana