Com 38 semanas de gestação, entramos na chamada “zona de nascimento”. Pode demorar alguns dias ou (novamente) algumas semanas antes do bebê nascer. As contrações se tornam mais frequentes e se assemelham a cólicas menstruais.

38 Semanas de gestação: como fica a vida da mãe

Com 38 semanas de gestação, o espaço para o bebê é cada vez mais restrito e, mesmo que não pare de se mover até o nascimento, seus movimentos são reduzidos.

As contrações esporádicas que ocorrem com mais frequência são o sinal de que o útero está treinando para o trabalho de parto.

38 semanas de gravidez

Foto: Freepik

Publicidade

Para algumas mulheres, o peso pode aumentar mais claramente durante as últimas semanas de gravidez: nessa idade gestacional, o peso mínimo adquirido desde o início da gravidez é de 9,3 kg, o peso máximo de 14 kg e o peso médio excede ligeiramente os 11 kg.

No entanto, esses são valores indicativos: o médico monitorará o ganho de peso e aconselhará sobre possíveis ajustes nos hábitos da futura mãe.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Tamanho do útero

O útero com 38 semanas de gestação está com 36 centímetros de altura, o colo do útero neste momento está um pouco amolecido e gradualmente encurta, o que provoca a secreção do tampão mucoso.

 

38 Semanas de gestação: como está o bebê

38 semanas

Foto: Dreamstime

O bebê pode pesar de 2,5 a 3 kg mais, e aumenta em cerca de 30 gramas por dia a partir de agora até o final da gravidez.

Publicidade

Seu comprimento permanece em torno de 47/48 cm. Ele está começando a perder a camada de gordura protetora que o cobre e sua pele percebe com maior força a sensação da água que o cerca.

Leia sobre musicoterapia, um tratamento alternativo que pode ajudar mãe e o bebê no pré e pós-parto!

O médico poderá indicar à futura mãe se a criança está em posição cefálica ou pélvica e quais são as medidas a serem tomadas em ambos os casos: é bom lembrar que, embora tenha sido elaborado um plano de parto, pode acontecer que, no momento certo, as coisas aconteçam de maneira diferente.

  • Na 38ª semana de gestação, o que acontece com o bebê pode ser visto como preparação para o parto e para a vida fora da barriga.
  • Na 38ª semana de gestação, o desenvolvimento do feto é cumulativo. O bebê precisará de acúmulo ativo de gordura subcutânea para a regulação do calor;
  • O sistema respiratório do feto com 38 semanas de gestação é formado e imediatamente após o parto começará com a primeira respiração;
  • No corpo da criança, há um acúmulo de ferro, que é útil para hematopoiese independente;
  • Externamente, o bebê já está totalmente formado, seu peso pode chegar a 3 kg.
  • Com 38 semanas de gestação, o peso do bebê pode variar significativamente e a herança genética, neste caso, desempenha um papel importante.
  • A pele do bebê é rosada, os cabelos ficam apenas na cabeça, as unhas ficam macias por causa da água nos dedos, que logo endurecem após o parto;

A apresentação pélvica do feto com 38 semanas é um motivo para abandonar o parto normal, mas agora cada vez mais maternidades estão realizando o parto natural e com esta posição do bebê.

O que pode acontecer com 38 semanas de gestação

É muito comum que com 38 semanas de gestação a ansiedade comece a atingir tanto a mãe quanto toda a família que acompanha a gestação.

Mas é importante que todos mantenham a calma, sobretudo a mãe, que deve estar relaxada nessa última fase da gestação.

Publicidade

Para que você não fique contando os minutos para a hora do parto procure fazer coisas de que gosta, que te façam se sentir bem e relaxada.

Entretanto existem algumas preocupações que são inevitáveis e uma delas se refere às possíveis despesas adicionais que você pode vir a ter com o nascimento do seu bebê.

Então é bom estar preparada para isso. Assim, procure se informar na maternidade de sua escolha sobre taxas adicionais.

Além disso, converse com o médico que fará o seu parto e com o pediatra que acompanhará o bebê. Procure saber se eles realizam alguma cobrança extra.

Por fim, vale ressaltar que agora que você está com 38 semanas de gravidez, precisa aproveitar muito a sua barriga e relaxar para aguardar o nascimento do seu bebê.

Temas da semana