As 37 semanas de gravidez indicam a entrada no nono mês gestacional e, portanto, essa é a reta final!

Agora o seu bebê pode nascer a qualquer momento, e é normal que isso ocorra até as 41 semanas. Mas de qualquer maneira, com 37 semanas de gravidez você já deve ter tudo pronto para o momento tão esperado da chegada do seu bebezinho.

Aproveite essas últimas semanas ao máximo e tente relaxar sempre que conseguir, afinal você vai precisar de muita energia para o parto e para depois do nascimento do bebê.

37 semanas de gravidez: a mãe

A maior parte das mulheres entra nas 37 semanas de gravidez com o bebê já encaixado em seu canal de parto. Mas é absolutamente normal isso ocorrer um pouco depois também.

Publicidade
37 semanas de gravidez

Foto: Freepik

Quando o seu bebê se encaixar, você provavelmente perceberá que sua barriga mudará um pouco de posição, ficando mais baixa. Então, devido a isso, você conseguirá respirar melhor e a sensação de azia após as refeições tende a diminuir também.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Entretanto a pressão nos ossos do quadril aumentará e isso pode provocar algumas dores. Além disso agora a frequência urinária tende a aumentar ainda mais, visto que a bexiga fica totalmente espremida.

Nessa semana, seu cansaço deve estar em níveis bastante elevados e é provável que você esteja se sentindo muito pesada. As dores nas costas também podem incomodar bastante. Mas tente curtir esse último período de sua gravidez pois depois você sentirá saudades dessa barrigona!

37 semanas de gravidez: o bebê

37 semanas de gravidez

Foto: Dreamstime

Após 37 semanas de gestação seu bebê já está pronto para o nascimento. Nesse período, os seus pulmões já estão prontos para o nascimento e o bebê treina os movimentos respiratórios inspirando líquido amniótico.

Publicidade

Assim, nesse momento, o seu bebê está totalmente formado e todo o seu organismo já é capaz de funcionar de maneira independente do corpo da mãe.

Portanto, nessa semana de gravidez, o bebê já passa a ser considerado a termo, deixando de ser prematuro.

Por fim, agora que já se passaram 37 semanas de gravidez é muito provável que o seu bebê esteja pesando em torno de 3 kg e tenha por volta de 46 cm de comprimento.

Coisas a saber

A partir das 37 semanas de gravidez a maior preocupação das mães e dos médicos é com relação ao desenvolvimento da pré- eclampsia.

Por isso as consultas de pré natal se tornam mais frequentes e em todas elas é feito o controle da pressão arterial da mulher. Essa condição pode fazer com que seja necessário o adiantamento do parto por meio de uma cesariana ou ainda indução do parto normal.

Então, agora que você chegou a 37 semanas de gravidez, fique atenta ao aparecimento de alguns sinais típicos da eclampsia que são: pressão alta, mãos e rosto muito inchados, dores de cabeça fortes e alterações na visão.

Publicidade

Além disso a presença de proteína na urina pode indicar o aparecimento dessa condição. Então se você perceber algo diferente, deve falar imediatamente com o seu médico!

Temas da semana