Com 35 semanas de gravidez seu bebê está praticamente pronto para nascer. Mas apesar disso é ideal que ele ainda permaneça na proteção de seu útero para que amadureça mais um pouquinho e ganhe mais peso.

Se você estiver pensado em ter um parto normal e seu bebê não estiver virado de cabeça para baixo, tenha calma. Pois com 35 semanas de gravidez é possível realizar alguns exercícios e até mesmo uma manobra específica para ajudar o bebê a virar. Então, você deve conversar com o seu médico sobre a melhor opção no seu caso.

35 semanas de gravidez: a mãe

grávida 35 semanas

Foto: Pixabay

Para a futura mãe, essa semana é marcada por sensações desagradáveis relacionadas à indigestão e falta de ar. Apesar de ser ruim, isso é absolutamente normal e acontece por causa da enorme pressão que o seu útero agora exerce sobre as costelas e seus órgãos.

Publicidade

Grávida pode carregar peso? Descubra!

Mas para reduzir os incômodos tente fazer refeições menores e respirar profundamente sempre que sentir um início de falta de ar.

Após essa semana de gravidez é provável que o seu aumento de peso já tenha sido considerável e isso pode atrapalhar bastante te deixando bem cansada.

35 semanas de gravidez: o bebê

feto de 35 semanas

Foto: Dreamstime

Após 35 semanas de gravidez o bebê já completou a formação dos seus órgãos internos, contudo os pulmões continuarão se desenvolvendo até o nascimento.

Mas os rins e o fígado por exemplo já são capazes de funcionar adequadamente, processando e eliminando as substâncias de que o organismo do bebê não necessita.

Publicidade

Nessa semana, o rostinho do seu bebê já deve ser bem gordinho e a sua pele está rosada e não mais vermelha como era anteriormente. Essa mudança de cor se deve à deposição de gordura na região.

Veja como lavar roupas de bebê!

Agora o seu bebezinho conta com a proteção do vérnix, uma espécie de creme responsável pela hidratação e proteção da pele durante o nascimento.

Além disso o seu bebê agora já tem vários fios de cabelo e as unhas da mão já estão formadas. Entretanto as dos pés ainda não estão totalmente desenvolvidas.

Com 35 semanas de gravidez sua barriga deve ter crescido muito e por isso a camada de pele que a recobre fica mais fina, permitindo a entrada de luz. Isso permite que o bebê comece a regular o seu ciclo de sono de acordo com a luminosidade que recebe.

Coisas a saber

A gestante passou por uma mudança brusca em todo o seu corpo e, devido à isso o centro de gravidade também se altera. Por isso as grávidas têm a sua maneira de andar alterada, além de caminhar mais devagar.

Publicidade

Apesar das dificuldades é essencial que você continue se movimentando mesmo nessa etapa final da sua gestação, pois isso é bom tanto para você quanto para o bebê.

Nessa semana é possível que você tenha dificuldades para dirigir também. Então é essencial que você tome mais cuidado nessa fase, sobretudo com relação ao uso do cinto e seu correto posicionamento.

Temas da semana