Com 31 semanas de gravidez você está no final do sétimo mês de gestação e nessa fase o bebê se encontra bem mais esperto e já percebe toda a movimentação que ocorre com a mãe e em volta dela.

Agora o espaço dentro do útero está ficando cada vez mais reduzido e, por isso, o bebê costuma se movimentar menos. Apesar disso os chutes e empurrões são frequentes e intensos.

Além disso, com 31 semanas de gravidez, o seu bebê já consegue identificar as diferenças de luminosidade e inclusive reage aos estímulos luminosos.

31 semanas de gravidez: a mãe

Com 31 semanas de gestação as mamas da gestante geralmente estão bem diferentes do normal. Agora elas devem estar maiores, mais sensíveis e o aparecimento de caroços é normal.

Publicidade

Então, se você estiver sentindo dores nas mamas, pode tentar permanecer tanto durante o dia quanto durante a noite com um sutiã que tenha boa sustentação.

Seios mudam na gravidez? Veja o que acontece!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Além disso, com 31 semanas de gravidez, seu sono deve estar ficando cada vez mais prejudicado e pode ser inclusive que você tenha episódios de insônia.

grávida escolhendo enxoval

Foto: Freepik

Mas se isso ocorrer com muita frequência, é ideal que você converse com o seu médico sobre a possibilidade de utilizar algum medicamento para melhorar seu sono, pois descansar bem é essencial.

Você já está próxima do final de sua gestação! O tempo com certeza passará muito rapidamente e você precisará relaxar nesse período.

Publicidade

31 semanas de gravidez: o bebê

Para o bebê, nessa semana se inicia a lubrificação pulmonar, por meio da produção de surfactante, que impede que as paredes do órgão se colem. Dessa forma, quando o bebê precisar respirar, o processo ocorrerá mais facilmente.

Após 31 semanas de gravidez a deposição de gordura no bebê é mais evidente, por isso os vasos sanguíneos já não são mais tão visíveis. Também devido a isso seu rostinho agora já está mais redondo e fofinho.

31 semanas

Foto: Dreamstime

Leia mais: Nascimento prematuro – Qual o impacto emocional na família?

Nessa fase, como o bebê já ocupa praticamente todo o espaço uterino, ele percebe muito bem quando a mãe toca a barriga. Portanto esses momentos de troca de carinho são muito importantes para estreitar os laços entre a mãe e o bebê.

Por fim, nessa semana, a maior parte dos bebês já virou de cabeça para baixo. Mas é normal que isso ainda não tenha ocorrido.

Publicidade

Coisas a saber

Por volta das 31 semanas de gravidez é absolutamente normal que as mamas comecem a eliminar um pouco de colostro, que é o “pré-leite”. Mas saiba que isso pode ou não acontecer e as duas situações são absolutamente normais.

Por fim vale ressaltar que com 31 semanas de gravidez é muito importante que você não estimule as suas mamas, pois isso pode ocasionar um início de trabalho de parto prematuro.

Temas da semana