27 semanas de gravidez é o marco do terceiro trimestre gestacional, que, em termos de amadurecimento fetal, é marcado sobretudo pelo amadurecimento dos seus órgãos e pelo seu ganho de peso.

Nesta etapa seu bebê já está totalmente formado e precisa somente amadurecer mais para poder vir ao mundo. Mas, se por acaso acontecer de ele nascer antes da hora, com todos os cuidados médicos necessários ele tem chances de sobreviver.

Então, com 27 semanas de gravidez a posição fetal varia muito,  sendo muito comum que o bebê não esteja ainda virado de cabeça para baixo. Portanto não se preocupe com isso, porque ele ainda tem bastante tempo para ficar em sua posição definitiva para o nascimento.

27 semanas de gravidez: a mãe

Agora que você chegou à 27 semanas de gravidez é provável que esteja tendo um pouco de dificuldade respiratória em alguns momentos, porque o seu diafragma está sendo muito pressionado pelo útero.

Publicidade
grávida com contrações

Foto: Freepik

Além disso o espaço em seu abdome está muito reduzido e o útero faz pressão constante também sobre a bexiga, fazendo com que você tenha que ir no banheiro com uma grande frequência.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Com 27 semanas de gravidez é possível que você tenha algumas contrações de treinamento, também conhecidas como Braxton-Hicks, que provocam o endurecimento de toda a sua barriga durante cerca de 30 segundos a 1 minuto.

Leia mais: Contrações de parto: como identificar!

De acordo com os especialistas da área, essas contrações servem par preparar o corpo da mulher para o momento do parto. Mas não se preocupe, porque geralmente elas são sutis e indolores.

Entretanto não são todas as gestantes que sentem essas contrações, isso varia muito de uma mulher para a outra.

Publicidade

27 semanas de gravidez: o bebê

Com 27 semanas de gravidez, apesar de a gordura estar começando a se depositar de forma mais intensa, a pele do bebê ainda é bastante enrugada. Apesar de ser bem magrinho ainda, agora o bebê já tem realmente a aparência de um recém nascido.

Agora se você fizer um ultrassom pode ser que consiga ver o bebê de olhos abertos ou chupando os dedos.

Confira 6 brincadeiras diferentes para o seu chá de bebê!

Com 27 semanas de gravidez o desenvolvimento fetal está praticamente completo, mas o cérebro e os pulmões ainda precisam amadurecer.

feto 27 semanas

Foto: Dreamstime

Se você estiver esperando por um menino, os testículos provavelmente já completaram a sua descida.

Publicidade

Nessa semana, como o espaço dentro do útero ainda é grande, o bebê consegue se mexer bastante e ainda não deve ter assumido a posição para o parto. Mas isso deve ocorrer nas próximas semanas.

Se for necessário, por volta da 38ª semana, seu médico pode propor uma manobra, caso o parto seja normal.

Coisas a saber

Nas 27 semanas de gravidez o tamanho do feto fica em torno de 34,6cm e seu peso deve estar por volta de 1kg.

Com 27 semanas de gravidez você já deve deixar a sua mala e a mala do bebê arrumadas, pois é possível que o parto aconteça a qualquer momento agora. É sempre bom estar prevenida!

Temas da semana