Com 23 semanas de gravidez a mãe está entrando no sexto mês de gestação e agora o seu bebê está grandinho e já tem a maior parte de seus sentidos aguçados.

Além disso o seu corpinho, apesar de pequeno, está ficando cada vez mais forte e, apesar de ser muito sutil, já há acúmulo de gordura corporal.

Com relação à mulher, com 23 semanas de gravidez, as dores na lombar podem incomodar muito, mas tendo alguns cuidados é possível continuar fazendo todas as suas tarefas do dia a dia. Veja mais detalhes sobre essa semana a seguir!

23 semanas de gravidez: a mãe

Agora que você está com 23 semanas de gravidez, provavelmente o seu útero deve estar em uma altura de 22 cm.

Publicidade

Por isso é muito comum que nessa fase comecem a aparecer estrias em sua barriga. Mas isso depende muito da genética da mulher.

Confira Nomes de bebê elegantes: 100 ideias escolhidas a dedo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Então, com 23 semanas de gravidez, de qualquer forma você pode utilizar um creme específico que tenha sido recomendado pelo seu médico. Assim você pode deixar a pele mais hidratada, sobretudo em áreas específicas como a barriga, as nádegas e as coxas.

grávida passando creme na barriga

Foto: Freepik

Além disso, com 23 semanas de gravidez, a sua barriga já está grande o suficiente para provocar uma grande mudança na curvatura de sua coluna, o que provoca dores principalmente na lombar. Portanto é muito importante que você evite a utilização de sapatos de salto alto, inclusive por causa da falta de equilíbrio.

Descubra como aliviar as dores na gravidez!

Publicidade

23 semanas de gravidez: o bebê

Com 23 semanas de gravidez o bebê ainda tem a pele transparente, que revela todos os seus vasos sanguíneos, dando a impressão de que sua pele é vermelha. Vale ressaltar que a coloração dos bebês nessa fase é a mesma independentemente da raça, pois a cor da pele é totalmente definida somente por volta dos 12 meses de vida. Além disso, com 23 semanas de gravidez, a pele deles é bastante enrugada.

feto 23 semanas

Foto: Dreamstime

Então, agora os olhinhos do seu bebê já se movem rapidamente e o seu rostinho vai ficando cada vez mais definido, parecido com a forma que ele vai ter quando nascer.

Confira fotos para anunciar a chegada do bebê!

Por fim, com 23 semanas de gravidez o sistema digestivo do bebê já está bem mais desenvolvido, e o seu pâncreas é ativado. Portanto agora o bebê já é capaz de fazer a produção de insulina, muito importante na regulação da quantidade de açúcar no organismo.

Coisas a saber

  • Com 23 semanas de gravidez o feto já tem 28 centímetros de comprimento e já pesa aproximadamente meio quilo! Vale lembrar que esses valores podem variar, mas é muito importante fazer o acompanhamento do desenvolvimento do bebê no pré natal.
  • Com 23 semanas de gravidez a barriga já está bem grandinha e as dores na lombar começam a aparecer. Por isso invista em alongamentos e atividades físicas como o pilates, por exemplo. Mas lembre-se de que qualquer atividade deve ser liberada pelo seu médico.
  • Exercícios físicos te ajudam a passar pela sua gestação de maneira mais saudável, o que te deixará mais disposta e feliz, além de diminuir os incômodos.

Temas da semana