As 21 semanas de gravidez são um marco importante para o desenvolvimento do bebê, pois é nessa fase que ocorre o desenvolvimento de seus ossos.

Com isso a capacidade de produção de glóbulos vermelhos (hemácias) se completa, e é possível que os glóbulos brancos também sejam produzidos.

Enquanto isso, para a mulher, as 21 semanas de gravidez trazem muitas transformações físicas, sobretudo no que se refere à barriga que se torna maior agora. Também o jeito de andar se altera, devido à mudança do centro de gravidade do corpo.

Veja agora mais detalhes sobre essa semana

Publicidade

21 semanas de gravidez: o bebê

Com 21 semanas de gravidez já é possível ver pequenos vasos sanguíneos que percorrem todo o corpinho do bebê sob a sua pele transparente.

Se o seu bebê for uma menina, nessa semana tanto a vagina quanto o útero já se encontram totalmente formados. Por outro lado, nos meninos, com 21 semanas de gravidez os testículos começam a descer para o escroto.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
feto de 21 semanas

Foto: Dreamstime

Além disso agora o sistema auditivo do seu bebê já está bem desenvolvido, e por isso ele já consegue perceber e reconhecer diversos sons, o que inclui a voz dos pais.

Então se aproveite disso para colocar o seu bebê em contato com boas músicas e histórias que você pode contar para ele.

Leia mais: Preparativos para a chegada do bebê: sua check list final!

Publicidade

Nas 21 semanas de gravidez o bebê ainda tem bastante espaço livre dentro do útero, então ele se mexe bastante. Pode ser que você nem consiga dormir muito bem devido à sua intensa movimentação.

Mas se você ainda não sentiu o seu bebê se mexer, não se preocupe porque logo isso vai acontecer.

21 semanas de gravidez: a mãe

Com 21 semanas de gravidez a barriga está incomodando cada vez mais e, além do peso e da azia, ela faz com que você fique cada vez mais inchada.

Então a retenção de líquidos nessa fase começa a se intensificar e infelizmente não há nada que possa ser feito para que isso não ocorra.

foto de grávida

Foto: Freepik

Entretanto, atividades físicas liberadas pelo seu médico, meias de compressão e usar sapatos fechados ao invés dos abertos são atitudes que podem ajudar bastante a diminuir os incômodos.

Publicidade

Confira 5 dicas para aliviar o inchaço na gravidez!

Além disso, com 21 semanas de gestação, a mulher costuma apresentar problemas de memória que se tornam mais frequentes a cada semana.

Coisas a saber

Até as 21 semanas de gravidez é normal que a mulher tenha engordado por volta de 5kg. E é necessário muita atenção a partir deste período, porque agora o ganho de peso pode se tornar mais intenso.

E para evitar isso, invista em atividades físicas que, além de melhorar seu humor e te deixar mais bem disposta, vão ajudar a reduzir os inchaços e o ganho e peso.

grávida fazendo exercício

Foto: Freepik

Mas lembre-se de que você precisa do aval do seu médico para fazer qualquer tipo de exercício para evitar problemas com você e com o seu bebê.

Além disso cuide da sua alimentação para que ela seja equilibrada e contenha todos os nutrientes de que você e seu bebê necessitam.

Lembre-se de que não vai precisar comer por dois, mas precisará aumentar a qualidade dos alimentos ingeridos.

Por fim, comer bem fará você se sentir melhor, além de ajudar o bom funcionamento do intestino e diminuir as queimações de estômago. Cuide-se sempre!

Temas da semana