Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), e ao longo de todo mês de agosto, textos e campanhas destacando os benefícios da amamentação surgem aos montes. Ainda bem! Para espalhar boa informação e defender uma causa tão importante, todas as iniciativas são bem-vindas. Que o leite materno é um alimento completo para o bebê e que motivos não faltam para que a amamentação seja incentivada, todas nós já sabemos. Mas e quanto aos homens, os pais, eles estão bem informados a respeito? Mais do que isso: eles estão contribuindo para que suas parceiras sigam amamentando, mesmo quando as dificuldades surgem?

SMAM amamentação

Divulgação UNICEF

Pois é de olho nesse público que a UNICEF criou uma linda campanha com o slogan “Amamentação é assunto da família toda”. A iniciativa conta com uma cartilha que reúne conselhos valiosos para que os pais participem mais ativamente do processo da amamentação, reconhecendo seu importante papel como apoiador da mulher.

No material, que pode ser baixado gratuitamente após o preenchimento de um pequeno e rápido cadastro, os pais são orientados para que adotem hábitos e comportamentos que funcionam como um poderoso incentivo à amamentação. Eles são estimulados, por exemplo, a assumir tarefas com o bebê, cuidar do bem-estar da lactante, gerenciar as visitas para que não atrapalhem essa delicada etapa, realizar atividades domésticas, e muito mais!

Publicidade

Sem dúvida, trata-se de uma campanha realmente sensível e única, que merece ser divulgada, afinal, todo apoio à mulher que amamenta ainda é pouco, não é mesmo? De qualquer forma, já é um importante passo! Enfim, temos a alegria de ver uma campanha que compartilha com os homens a responsabilidade pelo sucesso na difícil e maravilhosa missão de amamentar. Porque os pais fazem sim muita diferença no início de vida do bebê e nós, mães, precisamos muito de sua ajuda, incentivo e, claro, muito carinho.