Receitas de lasanha diferente e muito saborosas: 4 opções incríveis!

Por 0 Comentários


Quem não adora uma lasanha de domingo? Fácil de ser preparo, o prato é um verdadeiro curinga para uma refeição rápida e deliciosa! Mas além do tradicional recheio com presunto e queijo e molho à bolonhesa, dá para variar os ingredientes e criar receitas de lasanha diferente e saborosas (até mais saudáveis!) para agradar a família toda, deixando a criançada com água na boca!

A seguir, confira 4 receitas de lasanha diferente para incrementar o cardápio de casa (e se tiver mais alguma que a sua família adora, não deixe de compartilhar nos comentários, combinado?).

receitas de lasanha diferentes

Imagem: 123RF

4 receitas de lasanha diferente para se deliciar:

Lasanha verde diferente

Refogue 1 cebola média, 2 dentes de alho, 500 g de carne moída e sal (a gosto). Acrescente 1 tomate grande picado, 1/2 pimentão verde picado, molho de tomate e 1/2 cheiro verde picado. Reserve essa mistura. Enquanto isso, no liquidificador, bata 2 ovos, 1 e 1/2 copo de leite, 1 maço de espinafre, 1 tablete de caldo de carne, 3 colheres de óleo e 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo. Depois de bater bem, coloque essa massa em uma frigideira (como se fosse uma massa de panqueca). Para montar a lasanha, comece untando a forma com a mistura de carne moída, seguida da massa verde. Acrescente mais um pouco de molho e, depois, uma camada de rodelas de berinjela. Molho novamente, uma camada de brócolis cozido, 1 caixa de creme de leite, mais molho e, por fim, queijo muçarela. Leve ao forno por cerca de 20 minutos.

Lasanha de batatas

Descasque 3 batatas médias e corte-as em fatias (com meio dedo de espessura). Tempere-as com sal. Em uma assadeira untada, coloque uma camada de batatas. Sobre ela, adicione uma camada de presunto e, acima, uma de mussarela. Acrescente, então, mais uma camada de batatas, seguida de presunto e mussarela. Adicione bacon crocante e salsinha picada a gosto, outra camada de batatas e cubra tudo com uma xícara de queijo mussarela ralado. Bata uma xícara (de chá) de creme de leite, 2 ovos, e adicione por cima. Leve ao forno até que o queijo esteja gratinado. Dica: mais uma sugestão é cozinhar as batatas antes de montar a lasanha, para assar mais rapidamente.

Lasanha de alcachofra

Essa pode ser uma ótima maneira de apresentar a alcachofra às crianças! Vamos à receita: pique uma cebola média e refogue-a em azeite até dourar. Acrescente então 650 g de fundos picados de alcachofra pré-cozidos e mais 100 g de coração de alcachofra pré-cozidos. Adicione 1 copo de vinho branco seco, sal e pimenta-do-reino (a gosto) e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos (até que as alcachofras fiquem macias ou o vinho evapore). Adicione 200 g de requeijão cremoso e mexa tudo muito bem. Dessa mistura, 1/3 será reservado e restante, batido no liquidificador com 1 copo de leite. Junte, então, tudo na panela e acrescente noz-moscada para temperar (a gosto). Unte a travessa com esse molho, adicione uma camada de massa de lasanha pré-cozida, mais uma camada de molho, outra de presunto (uma dica é presunto de Parma cozido, em fatias finas) e repita essa ordem até completar a travessa toda. Por cima, adicione uma camada de queijo parmesão. Leve ao forno até dourar.

Lasanha de cogumelos

Essa receita substitui a tradicional massa de lasanha por pão sírio – uma opção mais leve e ainda não leva carne. Para fazê-la, comece pelo molho, que será de gorgonzola: ferva 1 l de leite com 2 folhas de louro. Depois de ferver, retire as folhas e reserve. À parte, derreta 3 colheres (de sopa) de manteiga e acrescente 3 colheres (de sopa) de farinha de trigo. Misture bem para não empelotar. Acrescente então o leite (mas não adicione tudo de uma vez; vá adicionando uma concha por vez, esperando que ele seja absorvido antes de acrescentar outra). Deixe tudo cozinhar até engrossar (sempre mexendo). Coloque mais 100 g de queijo gorgonzola picado, e deixe-o derreter. Tempere com sal e noz-moscada a gosto.

Já para o recheio, escolha os cogumelos que preferir (secos ou congelados) e jogue 1 xícara de água fervente sobre eles. Derreta 3 colheres (de sopa) de manteiga, com 1 colher (de sopa) de azeite e 3 dentes de alho picados. Quando o alho dourar, acrescente 1 cebola média picada. Quando a cebola estiver transparente, acrescente os cogumelos (escorridos) e pimenta-do-reino (a gosto) para dar sabor. Adicione, então, 1/2 xícara de molho shoyu, 1/2 xícara de vinho branco seco e 1 tablete de caldo de legumes. Separe o caldo dos cogumelos e, no caldo, dissolva 1 colher (de sopa) de amido de milho. Junte tudo na panela e tempere com sal, cebolinha e tomilho (a gosto).

Para a montagem, unte a assadeira com o molho de gorgonzola e vá intercalando: uma camada de pão sírio (separe as metades dos discos), fatias de queijo muçarela e o recheio de cogumelos. Leve ao forno borbulhar e gratinar.

Veja também: Receita de lasanha vegetariana muito gostosa!


 



Arquivado em: Receitas Tags:

Deixe seu comentário