Brincadeira para o frio: aprendendo a fazer arte com monotipia!

Por 0 Comentários


O papel oferece uma série de possibilidades para quem tem criança em casa. Usando esse material, é possível fazer uma decoração incrível para uma festa, e claro, um montão de atividades bacanas para estimular a criatividade da criançada. Entre elas, está a monotipia. Você já ouviu falar? Trata-se de uma técnica de gravura, em que se utiliza uma folha de papel, papel-carbono e um pincel. A seguir, veja como fazer, pode ser uma brincadeira para o frio muito bacana!

Passo a passo da monotipia

Pegue um papel usado e fixe sobre ele uma folha de papel-carbono, com a parte da tinta virada para cima, colando as bordas dela com fita adesiva. A seguir, por cima, coloque a folha onde ficará o desenho. Ela pode ser de qualquer cor, exceto de tonalidade escura, para dar o efeito. Este papel também não deve ser muito grosso (pode ser sulfite). Por fim, com o cabo do pincel é que se faz o desenho, nessa folha. O desenho é invisível mesmo, feito apenas pelo toque. O resultado é visto somente depois, ao levantar a folha!

Imagem: http://instagram.com

Simples, não é? Essa técnica também pode ser aplicada com tintas, inclusive em tecidos. E até mesmo grandes artistas chegaram a experimentá-la em suas obras, como o pintor francês Edgar Degas. Além de uma atividade bacana, a monotipia ainda é uma oportunidade de levar um pouquinho de história da arte para as crianças! Que tal testar em casa?


 



Arquivado em: BrincadeirasDiversão Tags:

Deixe seu comentário