O déficit de atenção é, de fato, um dos maiores problemas que nossas crianças encontram hoje. Nunca vimos um número tão grande de casos, o que tem algumas possíveis explicações. Décadas atrás mal se conhecia a doença, portanto o diagnóstico era menos frequente (ou seja, as pessoas tinham, mas não eram diagnosticadas).

Além disso, o estilo de vida que adotamos nas últimas décadas fez com que a geração dos nossos filhos, que já nasce envolvida pela tecnologia, tenha tantos estímulos, que o cérebro não sabe onde focar – daí a atenção não se firmar em nenhum ponto.

Claro que isso é uma visão simples de uma doença que tem diferentes graus de manifestação e causas. Há indivíduos que já nascem propensos a ela, por um funcionamento diferente do cérebro.

escolher a melhor babá para o seu filho

Babá lendo e estudando com a criança. Foto: Canva

Publicidade

Além disso, quadros mais intensos necessitam, sim, de medicação, que pode beneficiar enormemente a criança com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Déficit de atenção e o tratamento natural

O déficit de atenção, também conhecido como transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), é um transtorno neuropsiquiátrico comum que afeta tanto crianças quanto adultos.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Embora o tratamento convencional do TDAH envolva frequentemente medicamentos estimulantes e terapia comportamental, algumas pessoas procuram opções de tratamento natural.

Meu filho não quer estudar

Menina escrevendo na folha. Foto: Freepik

Mas será que uma boa parte dos casos não melhoraria com outro tipo de tratamento, mais natural? Um novo estudo sobre o déficit de atenção e o tratamento natural  mostrou que crianças tendem a melhorar mais rápido quando recebem incialmente o tratamento comportamental, não o medicamentoso.

Que atitudes tomar para ajudar o filho com TDAH pelo tratamento comportamental?

ajudar as crianças a lidar com a pressão escolar

Pai ajudando filho a estudar. Foto: Canva.

Publicidade

Alguns estudos sobre TDAH e tratamento comportamental têm demonstrado que você pode ajudar uma criança das seguintes formas:

  • Trabalhando com recompensas. Se a criança se esforçou para fazer a lição de casa, por exemplo, recebe palavras de incentivo. Já se teve um comportamento ruim, perde privilégios na casa (assim como nossos pais faziam em nossa infância, lembra?).
  • Estimulando a leitura. Há relatos de que crianças que leem pelo menos uma hora por dia se tornam mais focadas e menos propensas ao déficit de atenção.
  • Tempo de tela. Por dia, o tempo máximo que tem se demonstrado seguro para uma criança assistir TV ou ficar no tablet é de duas horas. Se seu filho gruda na tela por mais horas, é uma boa ideia cortar.
  • Atividade física. Crianças com TDAH têm demonstrado melhora com atividade física, que impacta também em melhor sono. Que tal colocar o filhote o futebol ou na natação?
  • Água. Quem diria! Crianças que diminuem o consumo de sucos açucarados e passam a consumir mais água também apresentam melhora na atenção.

Além disso, uma dieta balanceada, rica em nutrientes essenciais, pode beneficiar pessoas com TDAH. Evitar alimentos processados, ricos em açúcares e aditivos artificiais pode ajudar a reduzir sintomas de hiperatividade e falta de concentração.

Portanto, se seu filho demonstra dificuldade nos estudos, em focar a atenção, coloque em prática essas dicas em primeiro lugar. E se não houver melhora, a consulta médica, para um possível diagnóstico e discussão do tratamento, é altamente recomendada.