Ao invés de comprar o panetone pronto, que tal inovar nesse ano e fazer um panetone bombom em casa, para sua família? Ou então um panetone salgado, com goiabada ou mesmo com sabor de churros? Sim, é possível fazer esses panetones diferentes de forma caseira, num passo a passo que não é complicado!

O melhor de se fazer um panetone bombom em casa (ou essas outras delícias) é que a receita fica mais saudável, pela ausência de aditivos artificiais. E você ainda pode explorar recheios que vão além das tradicionais frutas cristalizadas ou do chocolate – aqui, o limite é a sua imaginação!

Se você gostou da ideia, compartilho a seguir receitas bacanas que encontrei na internet, de panetones diferentes. Com recheios variados, com certeza você vai surpreender a todos com um novo doce com aquele gostinho de caseiro que todo mundo ama! Você só vai precisar de liquidificador, forma de panetone e alguns ingredientes específicos. Vem ver:

Imagem: 123RF

Publicidade

Receitas de panetones diferentes

Receita de Panetone de bombom:

Bata no liquidificador quatro ovos com três tabletes de fermento biológico, 3/4 de xícara (de chá) de óleo, uma xícara (de chá) de leite e cinco colheres (de sopa) de açúcar. Adicione uma colher (de sobremesa) de sal e uma colher (de sopa) de manteiga e bata mais. Em seguida, despeje a mistura em uma tigela e, aos poucos, vá peneirando sobre ela seis xícaras (de chá) de farinha, até formar uma massa homogênea. Divida então a massa em bolinhas (não muito grandes, do tamanho de limões) e deixe descansar, até que ela dobre de tamanho. Então abra cada bolinha e recheie com o bombom da sua preferência! Depois, em uma forma de panetone, despeje as bolinhas recheadas (até completar 3/4 do recipiente). Aguarde 15 minutos, para a massa crescer mais, e pincele o panetone com uma gema de ovo. Asse em forno baixo (160° C), preaquecido, e desenforme depois que esfriar. Seu panetone bombom está pronto!

Receita de Panetone com goiabada:

Preaqueça o forno a 180° C. Enquanto isso, bata no liquidificador (na velocidade pulsar) dois tabletes de fermento biológico com uma colher (de sobremesa) de sal. Adicione uma xícara (de chá) de leite, duas xícaras (de chá) de água e mais uma colher (de chá) de essência de panetone e bata mais, também na velocidade pulsar. Acrescente então três ovos e bata novamente, por alguns segundos. Passe todo esse líquido para uma batedeira e adicione seis colheres (de sopa) de manteiga. Bata então na velocidade baixa, adicionando, aos poucos, uma xícara (de chá) de açúcar, até ficar homogêneo. Acrescente um quilo de farinha de trigo e misture até formar uma massa grudenta. Em uma superfície polvilhada com farinha, despeje a massa e movimente-a com as mãos até que comece a desgrudar (da superfície e das mãos). Acrescente na massa 150 g de goiabada cortada em cubos e continue mexendo com as mãos, até incorporar bem o recheio. Coloque tudo em uma forma para panetone e leve para assar.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Receita de Panetone salgado:

Se é você quem está fazendo o panetone em casa, a receita não necessariamente precisa ser doce, concorda? Aprenda um panetone salgado com recheio de bacon, calabresa e queijo: durante cinco minutos, bata no liquidificador 45 g de fermento biológico, uma colher (de sobremesa) rasa de sal, uma colher (de sopa) de açúcar, 20 g de margarina (sem sal), seis ovos inteiros, mais três gemas, uma colher (de sopa) de essência de panetone e meia xícara (de chá) de óleo. Coloque a mistura em uma bacia e, aos poucos, acrescente uma xícara (de chá) de cerveja gelada e 800 g de farinha de trigo. Sove e deixe descansar até dobrar o volume. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa, unte com margarina e polvilhe 200 g de queijo parmesão ralado. Acrescente então 150 g de bacon em cubos, 150 g de linguiça calabresa em cubos, 150 g de provolone em cubos e meia xícara (de chá) de salsa. Enrole tudo como um rocambole e coloca na forma para panetone. Pincele com gema de ovo, polvilhe com queijo ralado e deixe descansar por mais 20 minutos. Asse em forno preaquecido a 180° C.

Receita de Panetone de churros:

Essa é uma dica diferente: é para incrementar um panetone pronto! O resultado também pode ser muito bacana, veja só: corte um panetone de frutas (de 500 g) duas vezes no sentido do comprimento. Então prepare o recheio – misture uma xícara e meia (de chá) de doce de leite cremoso com meia xícara (de chá) de creme de leite e mais meia xícara (de chá) de nozes picadas. Coloque essa mistura dentro do panetone. Para a cobertura, coloque meia xícara (de chá) de doce de leite cremoso em um saco de confeiteiro e decore o topo! Dê aquele gostinho de churros polvilhando, por cima, açúcar e canela em pó.

Espero que seu panetone bombom, com goiabada, churros ou salgado seja um sucesso!

Veja também: Receita de bolo de Natal e ideias inspiradoras para decorar

Publicidade