Dezembro já está a todo vapor, e, em mais alguns dias, chegaremos à véspera de Natal. É tempo de celebrar, de estar perto das pessoas queridas e de refletir sobre o ano que passou. Tudo isso, claro, é muito especial. Mas quando temos filhos, essa data se torna ainda melhor, concorda? Junto com as crianças podemos fazer um monte de coisas para aguardar o dia 25 desse mês: escrever cartinha para o Papai Noel, enfeitar a árvore e a casa, montar um calendário do advento…

E para saber como as famílias já estão se preparando para o Natal, perguntei lá no stories do Instagram do Mil Dicas de Mãe o que nossas seguidoras fazem para manter a magia dessa data em casa, com os seus pequenos. O que achei bacana é que em muitas famílias as crianças mais crescidinhas estão se questionando se o Papai Noel é real, e cada mãe me contou um jeito especial de continuar alimentando a magia, mesmo com a dúvida.

Imagem: 123RF

Vem ver o que nossas seguidoras disseram, e não deixe de me contar nos comentários como você faz para manter a magia do Natal aí na sua casa, combinado? Vou adorar saber!

Publicidade

Como manter a magia do Natal?

Para manter a magia do Natal, nós fazemos o ritual de escrever a carta para o Papai Noel e receber a visita dele. Muitas vezes minhas filhas me perguntam ‘mas como existe tanto Papai Noel?’. Eu respondo dizendo que um dos que está por aí é o verdadeiro, mas que até hoje ninguém descobriu. Quando vamos no shopping elas observam e falam: ‘nossa, tenho certeza que esse é o verdadeiro!’ (risos). Minha filha mais velha, de 7 anos, está no dilema se ele é real ou não. Eu disse para ela que é impossível eu dizer se ele realmente existe, mas expliquei que quando deixamos de acreditar passamos a ter uma função muito importante: a de propagar a magia!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Por aqui eu ajudo minha filha a escrever a cartinha, a montar a árvore… São dias muito especiais! Ela acredita no Papai Noel, mas não deixo de explicar também o real motivo da celebração, e quem é Jesus.

Nós montamos juntos o calendário do advento com atividades de Natal para fazer em família a cada dia, mas o que tem escrito lá é tudo surpresa!

Em casa o Papai Noel vem todo ano! Para justificar os presentes dos avós e tios, digo para meu filho que, quando a criança é comportada, os adultos podem pedir presentes a ela por meio de cartas para o Papai Noel também.

A minha filha de 6 anos acredita cegamente no Papai Noel. Todos os anos fazemos o calendário do advento. E eu também adoro e seguiremos com todas as magias até onde der!

Publicidade

Minha filha acredita no Papai Noel e este ano vai escrever a própria cartinha pela primeira vez, já que agora está lendo e escrevendo. Ela disse que vai aguardar por ele na varanda, porque ano passado ele foi embora muito rapidamente e ela não conseguiu abraçá-lo. Aqui em casa falamos sobre o Papai Noel, mas reforçamos que a razão de tudo é o aniversariante! Sem o qual nada faria sentido. Nas decorações natalinas, sempre enfatizamos para ela onde está o Menino Jesus.

Quando minha filha nasceu eu tinha certeza que não alimentaria nenhuma crença do tipo Papai Noel. Mas daí ela cresceu e eu entendi que o ceticismo do adulto não combina muito com a imaginação fértil da criança, e acabei deixando, dei espaço para os avós curtirem as surpresas, para os filmes… E quando ela pergunta, eu devolvo: ‘o que você acha? Você acredita?’

Minha filha me disse que acha que o Papai Noel não existe no mundo real, só no mundo da imaginação. Mas ela adora curtir a magia do Natal!