Como fazer bolo caseiro fofinho: conheça essas dicas e receitas!

Por 1 Comentário


Tem coisa mais gostosa do que preparar (e, claro, comer!) um bolo caseiro? O melhor dessa sobremesa é que, por ser simples, as crianças podem ajudar no passo a passo, tornando o momento ainda mais especial! Mas sabia que, apesar de toda a simplicidade no preparo, algumas dicas são determinantes para deixar o bolo caseiro fofinho e saboroso? É verdade! Nesse post eu conto algumas delas (e se você tiver mais alguma dica que usa aí na sua cozinha, não deixa de me contar nos comentários, combinado?). Vamos lá:

Imagem: 123RF

Como fazer um bolo caseiro fofinho:

Bolo de chocolate fofinho e fácil

Bolo de limão siciliano fofinho

Outras receitas de bolos caseiros fofinhos (de laranja, coco, etc) você confere aqui

Mas antes de colocar a mão na massa, veja as dicas a seguir que farão toda a diferença na hora de você preparar a receita!

Preaqueça adequadamente

Se a receita pede que você preaqueça o forno, então faça isso. Essa etapa é importante para que a temperatura esteja ideal quando você colocar o bolo para assar e, com isso, cozinhá-lo igualmente por inteiro. Mais uma dica é a seguinte: enquanto o forno preaquece, coloque uma vasilha (que possa ir ao forno, claro) com água dentro dele, o que irá evitar que a massa resseque.

Use as medidas corretas

Incluir na massa as quantidades exatas de cada ingrediente é outro cuidado fundamental para deixar o bolo ainda melhor. Quem tiver medidor para usar, ótimo! Mas claro que você também pode se basear no método tradicional, que mede com xícaras e colheres. Coloque os ingredientes nesses recipientes e, por cima, passe uma faquinha para nivelar. Assim a medida fica a mais exata possível, o qeu resulta num bolo caseiro fofinho.

Bata somente os líquidos no liquidificador

Nas receitas que tiverem preparo no liquidificador, deixe para bater no eletrodoméstico apenas os ingredientes molhados (leite, ovos…), além dos principais (como a cenoura para um bolo de cenoura, por exemplo). Adicione os secos depois, manualmente. Essa é uma grande dica para deixar seu bolo fofinho, viu?

Já os ingredientes secos

Farinha, açúcar, cacau em pó… No caso dos ingredientes secos como esses, prefira misturá-los à mão, sem mexer muito – o que vai conferir uma massa mais fofinha no resultado final (inclusive a farinha, se muito mexida, cria glúten, o que a deixa elástica e menos fofa). Peneirar tudo ainda contribui para deixar a massa mais aerada.

Veja também: As melhores receitas de bolos caseiros!

Respeite o passo a passo

É importante seguir os passos que a receita pede, como manter a ordem da inclusão de ingredientes. Esses detalhes são determinantes para o bolo ficar ainda mais saboroso e fofinho!

Prefira a manteiga

Não é à toa que a maior parte das receitas pede para utilizar manteiga (e não margarina), pois o ingrediente é mais gorduroso, o que atribui uma textura mais aveludada à massa. Com a margarina a receita também dá certo, mas com a manteiga ficará melhor!

Deixe o fermento por último

O fermento é o que faz o bolo crescer e esse processo deve ocorrer dentro do forno! Por isso deixe para colocá-lo por último na receita, para que ele não comece a agir antecipadamente. E, antes de usá-lo, dê uma mexida para misturar todos os ingredientes químicos.

Dê batidinhas na forma

Depois de colocar a massa na forma untada (unte antes de começar o preparo da massa, para não deixá-la “esperando”, ok?) e antes de levá-la ao forno, dê algumas batidinhas na forma – processo que tira possíveis bolhinhas de ar e, ainda, distribui a massa igualmente no recipiente.

Escolha a forma correta

Para não correr o risco de derramar e nem solar a massa, opte por usar uma forma de modo que até 3/4 dela fiquem preenchidos.

Esqueça o palito

Colocar um palito na massa dentro do forno é uma das técnicas mais conhecidas para verificar se o bolo está assado. O problema é que se isso for feito antes do tempo, a massa pode “desandar” pela retirada de ar provocada pelo furinho. Uma maneira mais eficiente de saber se está na hora de tirar o bolo do forno é dar uma leve apertadinha na superfície com o dedo – se a massa voltar, está pronto! Ah, e nada de abrir o forno nos primeiros 15 minutos para não interferir na temperatura necessária para assar, combinado?


 



Arquivado em: Receitas Tags:

Comentários (1)

Trackback URL

  1. Amo esse tipo de bolo, cai muito bem no café da manhã!

Deixe seu comentário