Quem nos dias hoje não adora ficar ligado na tecnologia, não é mesmo? Para quem está esperando um bebê então, contar com aplicativos que ajudam a organizar as tarefas durante a gestação e a se organizar para a chegada do novo membro da família pode quebrar um galho e tanto! Se você está vivendo essa fase tão gostosa, sugiro não perder este post, em que preparei uma lista imperdível com 9 aplicativos de gravidez. São programas com funcionalidades diversas, que dão uma mãozinha para não esquecer as consultas de pré-natal, organizar o enxoval e, claro, acompanhar cada etapa do desenvolvimento  do bebê pela tela do smartphone.

Tenho certeza que você vai adorar esses aplicativos de gravidez (gratuitos e muito bem avaliados por usuários), e que serão bastante úteis por aí. Vem ver!

Imagem: 123RF

Os melhores aplicativos de gravidez

Publicidade

Gravidez +

Este aplicativo de gravidez da Philips é, entre os gratuitos, o mais baixado da categoria na Play Store. Bastante elogiado por usuários e inclusive premiado, o programa é bem completo: reúne funcionalidades como informações sobre gestação, linha do tempo da gravidez, contador de chutes e lista de compras para você manter o controle sobre o que já tem e ainda precisa para a chegada do bebê. Infelizmente, algumas funções, como o preenchimento de plano de parto, estão disponíveis apenas para a versão paga.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Disponível para Android e iOS

Sprout

Ao abrir o aplicativo, você deve informar o dia da sua última menstruação ou a data de previsão do parto que, em seguida, aparecerá na tela uma imagem simulando como o seu bebê está dentro da barriga (de acordo com a fase da gravidez). Você também terá acesso a informações gerais sobre cada etapa de desenvolvimento do filhote e dicas de cuidados (como sintomas mais comuns, e quais os melhores alimentos e nutrientes para a gestação). O programa ainda conta com tabelas para anotar as datas de consultas e mais listas de tarefas e itens para não se esquecer de colocar na bolsa da maternidade, e também para usar com o recém-nascido. Outras versões do aplicativo são úteis para as fases do bebê depois de nascido.

Disponível para Android e iOS

Publicidade

Meu pré-natal

Imagem: Divulgação

Desenvolvido por professores, alunos e pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), esse aplicativo contém respostas para as dúvidas mais comuns das gestantes, um gestograma que simula a data do parto e até um contador de contrações. O objetivo é esclarecer as mulheres, com base científica e linguagem acessível, para evitar parto prematuro e outras complicações por falta de informação. O aplicativo faz parte de uma pesquisa do Centro de Pós-Graduação em Saúde da Mulher da UFMG e, para utilizá-lo, você deve concordar com o termo de que as informações que você coloque no app sejam utilizadas (de forma anônima) para fins de pesquisa científica da universidade.

Disponível para Android e iOS

Canguru

Também bem completo entre os aplicativos de gravidez, o programa conta com conteúdo informativo, agenda para organizar exames, consultas e vacinas, rede social (que permite interação com outras usuárias), cartão virtual de pré-natal e um canal para tirar dúvidas com especialistas. Na carteirinha, você preenche o seu histórico e o app calcula o grau de risco da gestação (para facilitar na busca de conteúdo) e, ainda, fica uma fonte de informação para você não se esquecer de nenhum detalhe nas consultas.

Publicidade

Disponível para Android e iOS (versão semelhante)

Menino ou menina?

Quem estiver morrendo de curiosidade para saber o sexo do bebê e quiser apelar para a tecnologia e o universo místico para fazer essa descoberta, esse pode ser um aplicativo revelador (e bastante divertido!). O programa trabalha com cinco temáticas diferentes para dar um palpite se você terá uma menina ou um menino: métodos japoneses, chineses, maias, além de previsões a partir da idade e do tipo sanguíneo dos pais. Embora os desenvolvedores não garantam que as respostas sejam certeiras, vários usuários afirmam que as adivinhações deram certo com eles.

Disponível para Android e iOS

Veja também: 6 invenções que ajudam os pais (e você nem imaginava que existiam!)

Baby names

Se você está quebrando a cabeça decidindo como o filhote vai chamar, além de conferir dicas de nomes de bebê aqui no blog, também pode dar uma olhada nas sugestões desse aplicativo. É bem simples de usar: primeiro você escolhe uma categoria (nomes femininos, masculinos, todos ou por origem – este último é muito legal, tem diversas nacionalidades, como alemã, afro-brasileira etc.). Ao selecionar uma delas, várias dicas de nomes aparecem! Daí você pode organizar a ordem: dos mais populares aos menos populares, dos mais curtos aos mais longos… E mais: ao clicar em cada nome, o programa mostra a origem dele e o significado. Esse aplicativo, considerado o mais completo da temática, é exclusivo para aparelhos Android, mas para quem tem iOS é possível encontrar semelhantes, pesquisando por “baby names” na App Store.

Disponível para Android

Enxoval

Chegou a hora de dar início ao enxoval do bebê? Esse aplicativo pode te ajudar nessa tarefa. Dividido nas categorias bebê, mamãe e casa, o programa oferece uma lista de itens importantes para a chegada do filhote. Cada categoria conta com subcategorias (como alimentação e higiene) que separa os produtos. Vale como organizador e também como ferramenta para pesquisar preços. O único detalhe é que, para compartilhar a lista online, é preciso adquirir a versão paga do aplicativo. Esse aqui também é exclusivo para Android, mas é fácil encontrar outros da mesma linha na App Store, buscando por “enxoval”.

Disponível para Android

Exercícios – Treinador Kegel

Especialmente na reta final da gestação, alguns exercícios para grávidas podem ajudar a aliviar desconfortos e até facilitar o trabalho de parto. Os chamados exercícios de Kegel, que trabalham a região do assoalho pélvico, são exemplos úteis para essa finalidade, e esse aplicativo te ajuda a praticá-los. Antes de começar a usar, clique no botão “Info” (localizado no canto esquerdo da tela inicial do app), para conferir as explicações dos movimentos. Depois, aperte em “Começar” que o programa calcula os momentos de compressão e descanso que você deve fazer. Uma tabela de resultados, também disponível, ajuda a acompanhar seu desenvolvimento. Mas é bacana conversar com um profissional de saúde (como um fisioterapeuta) antes de começar a fazer uso do aplicativo, para aprender direitinho os movimentos e saber a intensidade adequada para você, ok?

Disponível para Android e iOS

WeMoms

Imagem: Divulgação

Trata-se de uma rede social exclusiva para quem está grávida, já tem filhos ou está se planejando para ter um. O aplicativo permite que você troque experiências e receba respostas instantâneas a todas as suas dúvidas. Para usar, você pode fazer o seu cadastro utilizando seu e-mail ou logar com a sua conta no Facebook. O app permite, inclusive, que você troque contato e experiências com usuárias que estejam próximas a você, graças à funcionalidade “Around me.”

Disponível para Android e iOS

Atenção!: É importante ressaltar que nenhum desses aplicativos de gravidez, direcionados à saúde, substituem o acompanhamento pré-natal feito pessoalmente por um profissional da área. Os programas devem ser utilizados de maneira complementar, combinado?

E me conta: você já testou algum desses aplicativos de gravidez ou tem mais dicas para nossas leitoras? Me conta nos comentários! Também não deixe de conferir outros aplicativos para pais e filhos super bacanas que já foram assunto aqui no blog!