Eu sempre curti muito levar Cacá para a praia. Não sei se vocês têm a mesma impressão, mas parece que a criançada fica muito mais calma em contato com a areia e o mar. Nós, pais, também relaxamos, e a viagem acaba sendo uma delícia. Por isso, para o post de hoje, eu separei as dicas das melhores praias de São Paulo para crianças: se você mora no estado, pegue o carro, coloque na estrada e tenha dias maravilhosos! E se está de passagem, programe-se para visitar pelo menos uma, que a diversão em família é garantida.

As melhores praias de São Paulo para crianças (levando em consideração a facilidade de acesso, a infraestrutura, a paisagem e o conforto para famílias):

  1. Praia de Pernambuco, no Guarujá: para quem está na capital paulista ou precisa passar por ela para acessar o litoral, o Guarujá é uma maravilha – rapidamente você chega a essa praia do litoral Sul de São Paulo, sem ficar muito tempo na estrada com as crianças. Gosto de Pernambuco porque ela é calma (bem mais calma do que as outras da cidade que eu recomendo para os pequenos), mais limpa, e, na minha opinião, a paisagem também é mais bonita. Minha dica de hotel para ficar lá é o Sofitel Jequitimar, maravilhoso para a criançada. As piscinas são incríveis, há monitoria para as crianças, serviço de babá e toda mordomia a que você tem direito.

    Hotel Sofitel Jequitimar

  2. Praia da Enseada, no Guarujá: outra opção mais animada para quem está com bebês e crianças no Guarujá. O melhor de ficar nessa área é que há muitas opções de bons hotéis e restaurantes (para os quais você vai a pé). E um adicional: ali perto fica o Aquário do Guarujá (Acqua Mundo), que as crianças simplesmente amam! Se você gosta de um hotel com mais infraestrutura para os pequenos, recomento o Casa Grande Hotel, que além de tudo tem uma comida maravilhosa (experimente a feijoada do sábado), Mini Clube com recreação e uma piscina divina (veja o desconto para os leitores do blog pelo Zarpo aqui. Clique no link e faça o cadastro, para ver datas disponíveis e valores). Se você quer gastar um pouco menos, há duas ótimas opções: o Transamérica Guarujá (veja o desconto aqui) e o Blue Tree Towers Guarujá (esse último mais longe da praia, veja o desconto aqui). São todas opções sem erro para quem viaja com a família.

    Catarina na praia da Enseada, na frente do Casa Grande Hotel

    Transamérica Guarujá

    Transamérica Guarujá

  3.  Praia de Juquehy: foi a primeira praia no estado de São Paulo para a qual eu levei a Cacá (por incrível que pareça, antes ela foi para a Costa do Sauípe na Bahia). Amo Juquehy porque o mar é calmo para as crianças, porque ela é uma das primeiras praias do litoral Norte para quem vai da capital (ou seja, é perto), e porque a praia é charmosa, tem restaurantes gostosos e uma boa infraestrutura. Os melhores hotéis do local (e que oferecem inclusive atividades para crianças nas férias) são o Juquehy Praia Hotel e o Beach Hotel Juquehy. Ambos são pé na areia, mas em extremidades opostas da praia (a do Praia Hotel tem o mar mais bonito, a do Beach tem um rio que desemboca lá e pode ser uma diversão adicional). Já fiquei também na pousada Juqueí Frente ao Mar, bem mais simples, mas com boa localização (você atravessa a avenida e está na praia. Dá também para comer a pé em restaurantes próximos, ou no do próprio hotel, que fica de frente para o mar. Se você tem cães na família, é uma boa pedida, pois eles também são aceitos).
  4. Barra do Una: está ao Sul de Juquehy, e também é uma praia do litoral Norte de São Paulo de fácil acesso. Ela não tem o charme de Juquehy, mas ganha em tranquilidade – aliás, o Rio Una, que deságua no mar por ali, cria um ambiente maravilhoso e calmo para as famílias. Para quem está com bebês e crianças menores, minha dica de hospedagem é ficar perto do rio, onde as águas são mais tranquilas. Uma opção que eu recomendo é o Hotel Canoa, que também é cercado por Mata Atlântica, e um dos melhores dessa praia (veja o desconto para os leitores do blog pelo Zarpo aqui). Para quem está com crianças maiores e até adolescentes, os esportes náuticos da Barra do Una são uma boa dica de passeio (tem caiaques, lanchas, etc), bem como as trilhas ecológicas.

    Barra do Una – rio e mar juntos!

  5. Camburi: outra das minhas praias preferidas para ir com crianças, porque é bem completa. Bonita, tem rio que desemboca no ar, lindas paisagens, restaurantes gostosos e hotéis com infraestrutura. Para hospedagem, gosto muito do Beach Hotel Sunset, que é bem novinho e pé na areia (veja o post aqui). Ele tem quartos confortáveis, gramado com brinquedão, e até um navio pirata com escorregadores no meio da piscina, que a criançada ama! Fomos no meio do ano e conseguimos aproveitar a piscina, que era aquecida (ou seja, mesmo quando o tempo não está 100%, a estadia é aproveitada). Para comer, vá ao Manacá, que tem preço justo e comida maravilhosa.

    Praia de Camburi: tranquila e deliciosa!

    Cacá no navio do Beach Hotel Sunset

  6. Ilhabela: se você já foi, sabe que a dificuldade inicial de acesso, que depende de balsa, é compensada pelas paisagens maravilhosas do lugar. Ilhabela é a praia certa para famílias que gostam de integração com a natureza (as cachoeiras são um espetáculo à parte), de restaurantes descolados, e de uma certa exclusividade. Ficou com vontade? Então uma indicação certa de excelente custo-benefício para ficar lá é o Solar Singuitta, com uma vista linda do mar. Ele foi um dos ganhadores do prêmio de melhor hotel romântico em 2017, porque é muito charmoso. Mas lá as crianças são super bem-vindas!. Veja o desconto para os leitores do blog aqui.

    Solar Singuitta em Ilhabela

  7. Praia de Tabatinga, em Caraguatatuba: os maiores frequentadores dessa praia certamente são pais com crianças. Isso porque a água é calma, a areia fofa, e a paisagem bonita (embora tenha muitos barcos ancorados). Para quem gosta de mordomia, recomendo ficar no Hotel Costa Verde Tabatinga, que é pé na areia (pequeno e super bacana para as crianças, com playground e brinquedoteca). Par quem adora um ótimo custo-benefício, minha recomendação é a Pousada Port Louis, que também tem playground e kids club aos fins de semana e feriados. E ainda conta com atividades inclusas de tirolesa e rapel para fazer em família (veja o desconto para os leitores do blog pelo Zarpo aqui).
  8. Maresias: essa é uma praia tida como badalada e para surfistas. Mas posso confessar minha paixão por Maresias para levar as crianças também? Cacá ama essa praia, apesar do mar mais bravo (por isso recomendado para crianças um pouco maiores). E eu amo os restaurantes de lá, todos incríveis: o Badauê (na beira da praia), o Terral, a Pizzaria da Firma e as empanadas Tucumanas, de uma argentina que se apaixonou pela praia e resolveu morar lá. Para se hospedar, eu gosto muito do Beach Hotel Maresias, que tem um gramadão entre os quartos e a areia, onde as crianças brincam o dia todo (veja aqui um post detalhado sobre o hotel).

    Praia de Maresias

    Beach Hotel Maresias: gramadão e piscina a poucos metros da areia

  9. Praia da Baleia: todo mundo recomenda essa praia do litoral paulista para as crianças, e não é à toa! A Baleia é simplesmente deliciosa, e não poderia faltar nessa lista. Água super calminha e limpa, areia branca e plana, parece uma piscina. É simplesmente fantástica para deixar os pequeninos soltos, sem medo das ondas. A Baleia fica no trecho entre a Barra do Sahy e Camburi, e seu único ponto negativo, na minha opinião, é a falta de infraestrutura (é para ir, passear, e depois ir para um hotel nas redondezas, a não ser que você alugue uma das casas da região). Também não há bons restaurantes, apenas algumas barracas. Vale o passeio, mas não se esqueça de levar todo o necessário (repelente, filtro solar, comidinhas e bebidinhas) com você.

Uma última observação: os descontos oferecidos aqui são uma parceria do blog com o Zarpo, um dos maiores sites de reserva de hotéis e resorts do país, que funciona num esquema de clube de viagens com preços reduzidos. Você não paga nada a mais pela reserva, muito pelo contrário: tem desconto na tarifa e ainda ajuda o blog a manter as melhores dicas para famílias com crianças. Clique nos links e faça o cadastro, para ter acesso às datas disponíveis e valores.