Quando o bebê ainda é pequenininho, uma das partes mais sensíveis de seu corpo, sem dúvidas, é a pele. Confira 7 dicas para cuidar da pele do recém-nascido!

E os pais de primeira viagem geralmente têm várias perguntas sobre como cuidar da região, afinal, além da sensibilidade, a pele de um recém-nascido é de 20 a 30% mais fina que a nossa e acaba ressecando com facilidade.

Para te ajudar nessa tarefa aí em casa, nesse post eu separei 7 dicas de cuidados essenciais com a pele do bebê, para manter o seu filhote limpinho, macio e hidratado!

Como cuidar da pele do recém-nascido

fotos de bebê

Bebê fofo enrolado na toalha. Foto: Freepik

Publicidade

Agora que o calor está chegando, as informações serão mais úteis ainda! Confira!

Esteja com as suas mãos sempre limpas

Antes de higienizar o filhote, seja no banho ou em uma troca de fraldas, tenha o cuidado de estar com as suas mãos bem limpas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Esse detalhe é fundamental porque os pequenos são mais sensíveis e ainda estão com o sistema imunológico em formação, então é legal manter possíveis contaminações bem longe!

Não exagere no banho

frases para mãe Tumblr

Bebê lindo no colo da mãe. Foto: Freepik

Sabia que 10 minutos costumam ser suficientes para o banho do bebê? Também é importante prestar atenção à temperatura da água, que deve estar morna, e não muito quente, para não ressecar a pele.

Para evitar que o pequeno pegue friagem, deixe o ambiente do banho bem fechadinho, de modo que não entrem correntes de ar.

Publicidade

Mantenha a pele sequinha

roupa de cama do bebê

Bebê engatinhando em frente à máquina de lavar. Foto: Freepik

A pele do recém-nascido tem uma tendência grande a perder água, justamente porque é fina. Isso pode acontecer também pela transpiração: por isso, fique de olho no suor do pequeno, e evite que ele fique suado por muito tempo (porque dessa forma podem aparecer as temidas brotoejas).

Coloque roupas frescas e dê um banho sem sabonete, apenas com água, para refresca-lo sempre que necessário.

Não descuide da hidratação

Como eu falei no início do post, a pele do recém-nascido é mais fina e, com isso, acaba sendo mais suscetível ao ressecamento e ao aparecimento de irritações e alergias.

Para evitar esses problemas, sabonetes e hidratantes específicos para eles são ótimas alternativas, como eu explico nesse post.

Limpe bem a região íntima

mensagem para mãe Tumblr

Mãe com o filho bebê no colo. Foto: Freepik

Publicidade

A região íntima exige cuidados diferentes para meninas e meninos. De maneira geral, é importante fazer a troca frequente de fraldas, limpar cocô com água e sabão e deixar a pele bem sequinha antes de colocar a fralda limpa.

Eu conto com mais detalhes como fazer a limpeza delas nesse post e deles nesse outro aqui.

Higienize o umbigo com cuidado

Não dá para falar da pele do recém-nascido sem citar o umbigo. E é importante que os pais tenham cuidados especiais com essa região mesmo, para evitar inflamações e infecções.

O segredo é usar um cotonete e, com bastante delicadeza, ir retirando a sujeira aos poucos depois do banho. Veja um passo a passo bem completinho aqui.

Tire as sujeirinhas das orelhas (mas não dos ouvidos)

Mais uma parte do corpo do bebê que os pais devem limpar depois do banho são as orelhas, especialmente as dobrinhas onde a sujeira fica acumulada.

Para isso, use um cueiro umedecido com água morna. Já o ouvido é “autolimpante” e não precisa da nossa interferência, sabia? Eu explico melhor nesse post (cotonetes servem para muitas coisas, mas não para limpar o ouvido, combinado?).