Cada vez mais a tecnologia faz parte da rotina dos nossos filhos. E, por mais que seja bom controlar o tempo que os pequenos ficam expostos a tablets e smartphones (aqui em casa Catarina sabe bem que tem hora certa para acessa-los, e quando eu digo para parar é ponto final, e fim de papo), a verdade é que essas novidades podem contribuir bastante para o aprendizado dos pequenos, além de ajudar a passar o tempo de uma maneira divertida.

E por falar em aprendizado, já pensou em deixar o filhote nessas férias fazer uso de aplicativos e sites para aprender inglês? De acordo com o nível de cada criança, ela consegue estimular o que já sabe (e aprender coisas novas) por meio de jogos, vídeos e músicas que essas plataformas oferecem.

Imagem: 123RF

Na internet é possível encontrar uma grande variedade de sites e aplicativos com essa finalidade, mas para quem estiver procurando por dicas específicas, hoje eu conto um pouquinho sobre 10 portais para a criançada treinar o inglês.

Publicidade

Eu montei essa seleção a partir de indicações das mestras em educação Fátima e Vanessa Tenório, desenvolvedoras do Systemic Bilingual (um programa de educação bilíngue), que entendem do assunto. Por isso, o post está imperdível, vem ver!

FunBrain: o FunBrain é um site bastante completo, com opções de jogos, vídeos e livros para a criançada em inglês. Embaixo de cada jogo vêm escritas as orientações de maneira bem detalhada (ainda que esteja escrito em inglês, não é difícil entender). O conteúdo é adaptado para as diferentes séries da escola (desde o jardim da infância até o nono ano) e diversificado, com algumas atividades que estimulam a linguagem, a matemática, as ciências – tudo auxiliando para a fixação de vocabulário.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

PBS Kids: o bacana do portal PBS Kids é que as crianças podem selecionar o seu personagem favorito (como George, o curioso; ou o trenzinho Thomas, de “Thomas e seus amigos”) para ter acesso aos jogos dele (um estímulo a mais!). Antes da partida, o personagem explica, em inglês (pode ser que você precise ajudar nessa parte), como funciona a brincadeira. Bastante interativas, as atividades contêm músicas (e o tempo todo o personagem fala para treinar o vocabulário do jogador). O pequeno também pode se divertir com os livros de histórias do site (escritos e narrados em inglês, ricos em ilustrações).

Dream English: o mais legal do portal Dream English são os vídeos com as músicas. No portal você encontra diversos temas (como peças de roupas, animais, etc) que são discorridos nos clipes de maneira divertida. Também há opções de jogos.

Alphabet Zoo: por meio de um livro ilustrado 3D muito bacana, as crianças aprendem os nomes dos animais, de A a Z. No Alphabet Zoo, com versão para aparelhos Android, o internauta também pode criar imagens com os bichos.

Publicidade

Farm 123: neste aplicativo, disponível para Android e iOS, os pequenos treinam também os nomes dos bichos, mas aqueles da fazenda. Isso porque aqui a brincadeira é ajudar o fazendeiro Jo a cuidar dos seus animais, por meio de jogos e histórias.

Busuu: no aplicativo Busuu Kids, a criançada tem acesso a atividades que ensinam palavras novas (tanto na forma escrita quanto oralmente) e revisam o conteúdo. Há uma grande variedade de temáticas, como números, animais, cômodos da casa e brinquedos. O programa é direcionado para pequenos entre quatro e sete anos e pode ser baixado em aparelhos Android e iOS.

Awesome eats: aqui as crianças aprendem mais do que os nomes dos alimentos em inglês: no idioma, elas entendem quais os benefícios sobre o que colocam no prato. Essas informações são introduzidas de maneira simples, antes dos jogos, que têm as fases desbloqueadas a partir do sucesso do jogador. Com versões Android e iOS.

Action words: a diversão no Action Words (que pode ser jogado em aparelhos iOS) é aprender as ações em inglês, por meio de imagens interativas. São cerca de 100 atitudes para a criançada aprender no aplicativo, divididas em níveis de dificuldade.

One More Story: os livros disponíveis no aplicativo contam com narração e trilha sonora para ensinar vocabulário em inglês para a garotada. Os pequenos contam com uma série de opções de histórias no programa e, no final, ainda eles têm acesso a algumas palavras do livro para entender o significado delas. Com versão Android e iOS.

Publicidade