Fim de ano se aproximando, e provavelmente você já deve estar pensando no Réveillon, certo? Ou naquela viagem deliciosa para a praia com a família, para comemorar a passagem e curtir as férias!

Ao mesmo tempo em que essas comemoração são deliciosas, elas dão um pouquinho de trabalho (como se você já não tivesse o bastante, com as crianças de folga!), sobretudo na cozinha. Por isso, no post de hoje eu trago algumas receitinhas de torta salgada super fáceis de fazer. Algumas são mais básicas, para dias informais (em que você quer fazer algo bem rápido e correr para a água), outras um pouco mais elaboradas, que servem até para um almoço de Ano Novo.

Agora vem dar uma espiada no modo de fazer desse prato coringa! Tenho certeza de que você vai adorar as receitas tradicionais, e também querer se aventurar em outros tipos de massas e recheios (já pensou em um de carne moída com banana?). Quer aprender? A seguir, separei algumas opções de dar água na boca.

Imagem: 123RF

Publicidade

Receita de torta integral de legumes no liquidificador

Ingredientes: 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Massa:

– 1 xícara de leite desnatado

– 2 xícaras de farinha de trigo integral

– 6 ovos

Publicidade

– 2 colheres de sopa de azeite

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– Sal

– Pimenta do reino

Recheio:

– 2 tomates

Publicidade

– 1 berinjela cozida no vapor

– 1 alho poró

– 1 abobrinha cozida no vapor

– Sal

– Pimenta do reino

Modo de Fazer:

Comece preparando o recheio: pique os legumes e verduras e refogue a cebola e o alho poró em uma frigideira com o azeite. Assim que dourarem, junte com os ingredientes picados e deixe refogar. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e reserve. 

Enquanto isso, prepare a massa: bata no liquidificador os ovos, a farinha, o leite, o fermento em pó e uma pitada de sal e de pimenta do reino. Daí é só colocar metade da massa em um refratário e despejar os legumes refogados. Cubra com o restante da massa e leve para assar a 230ºC no forno por cerca de 40 minutos.

 

Receita de torta de frango e iogurte

Ingredientes:

Massa:

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo
– 150 g de manteiga
– 1 gema
– 1 pote de iogurte natural integral
– 1 colher de chá de sal

Recheio:

– 2 colheres de sopa de óleo
– 2 xícaras de chá de água
– 1 cebola picada
– 1 peito de frango (500g)
– 2 tomates sem pele e sem sementes, picados
– Meia colher (sopa) de sal
– 1 pote de iogurte natural integral
– 2 ovos
– 1 colher de sopa de farinha de trigo
– Meia xícara de chá de queijo parmesão ralado
– 1 colher de sopa de salsa picada
– 1 colher de sopa de farinha de trigo para polvilhar
Modo de Fazer:
Em um refratário grande, despeje a farinha de trigo e faça uma cova no centro para adicionar a manteiga. Misture tudo com a ponta dos dedos até formar uma farofa grossa. Em seguida, adicione a gema, o iogurte e o sal. Vá misturando até obter uma massa homogênea, mas que ainda adere à mão. Embale em filme plástico (para uso culinário) e leve à geladeira por aproximadamente uma hora.
Agora, vá para o recheio: em uma panela média, aqueça o óleo, doure a cebola e junte o peito de frango, os tomates, o sal e a  água. Tampe e deixe cozinhar até que o frango esteja macio e o molho, reduzido. Retire do fogo e quando amornar, desfie o frango (desprezando a pele e os ossos) e misture com o molho. Junte então o iogurte, os ovos, a farinha de trigo e o queijo parmesão e misture ao frango desfiado. Em seguida, leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Depois, acrescente a salsa e deixe esfriar.
Feito isso, segue o mesmo esquema de tortas: divida a massa em duas partes e, com o auxílio de um rolo de macarrão, abra uma das partes sobre uma superfície polvilhada. Forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível (24cm de diâmetro). Coloque o recheio sobre esta massa. Abra a parte da massa reservada e cubra o recheio. Feche bem e enfeite e leve para assar em forno médio (180°C), preaquecido, até que a massa esteja dourada.
Receita de torta de banana com carne moída
Ingredientes: 
Massa:
– 5 bananas da terra
– 1 colher de chá de manteiga
– 1 xícara de leite
– 1 xícara de queijo mussarela
– 1 xícara de queijo parmesão
– 1 pitada de sal
Recheio: 
– 2 cebolas
– 4 tomates
– 150g de cebolinha
– 500g de carne bovina moída
– 1 colher de chá de óleo
– 1 pitada de pasta de alho
– Sal
– Pimenta do reino
Modo de Fazer:
Remova a pele das bananas e pique a cebola e o tomate. Coloque estes dois ingredientes em uma frigideira com o óleo, o sal, a pimenta (a gosto) e a pasta de alho e deixe refogar. Enquanto isso, pique as bananas em pedaços médios e leve-as ao fogo médio em uma panela com água (suficiente para cobrir as frutas) até que fiquem macias (ao ponto de purê). Depois de cozidas, coloque as bananas em um recipiente e acrescente a manteiga e o leite. Misture tudo como se fosse um purê (e, se quiser, acrescente nele também temperos – sal, pimenta do reino e alho). Então, unte um refratário com manteiga e coloque metade do purê.
Feito isso, volte ao refogado de legumes: assim que estiver pronto, acrescente a carne moída e continue cozinhando em fogo baixo. Depois que a carne estiver cozida, coloque-a sobre o purê de bananas (que está no refratário untado) e cubra com o restante do purê. Adicione os queijos ralados e asse no forno pré-aquecido a 180°C, até que os queijos gratinem.
Receita de torta de anchovas e queijo

Ingredientes:

Massa:

– 3 ovos

– 1 1/2 copo de requeijão

– 200 g de maionese

– 50 g de queijo ralado

– 2 copos (tipo americano) de farinha de trigo

– Sal a gosto

– 1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio:

– 1 cebola picada

– 2 dentes de alho picados

– 1/2 pimentão vermelho picado

– 1/2 pimentão verde picado

– 1 tomate sem sementes picado (com pele)

– 1 colher de sopa de salsinha picada

– 1 colher de sopa de cebolinha verde picada

– 100 g de azeitonas pretas (sem caroço) cortadas em tiras

– 1 colher de sopa de orégano

– 1 lata de milho verde

– 8 filés de anchovas picadas

– Sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto

– 100 g de queijo parmesão ralado

Modo de fazer:

Num liquidificador, coloque os ovos, o requeijão, a maionese, o queijo ralado, a farinha de trigo e o sal. Bata até misturar bem. Acrescente fermento em pó, misture e reserve. Agora, bá para o recheio: em uma tigela, misture a cebola, o alho, os pimentões, o tomate, a salsinha, a cebolinha, as azeitonas pretas, e também o orégano, o milho verde (escorrido), os filés de anchovas, o sal, a pimenta do reino e o queijo parmesão ralado. Reserve.

Unte uma assadeira com manteiga e farinha de rosca. Bata a massa batida no liquidificador e coloque metade da massa, em seguida o recheio e, por último, a outra metade da massa. Salpique por cima queijo parmesão ralado misturado com farinha de rosca e leve para assar em forno médio pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.