Tive o privilégio de ter duas grandes avós. Minha avó materna, viva, me ensinou desde pequena que sonhos são realizados com persistência e criatividade. E minha avó paterna me deixou como grande lição a importância da família sempre unida.
Minha avó Jacy reunia filhos e netos todos os sábados, em sua casa. Para as crianças era uma grande alegria ter a companhia dos primos durante aquelas tardes. Para os adultos, uma chance de conversar, dar boas risadas, sentir que estavam ali uns pelos outros. E desses momentos eu levo o registro dessa união, e o sabor dos pratos pelos quais esperávamos a semana inteira: o nhoque de batata e o creme belga – a melhor sobremesa de todas!
Catarina não teve a oportunidade de conhecer minha avó, mas sinto que, quando faço as mesmas receitas que ela fazia, é como se a pequena pudesse sentir um pouquinho da bisa. Conto as histórias da minha infância, ao mesmo tempo em que mostro que ela já é capaz de cozinhar (e como ela se sente orgulhosa quando vê o resultado final!).
E como sinto que cada uma de vocês é um grande amiga, hoje eu compartilho aqui no blog a famosa receita de creme belga da vovó Jacy. Ela é feita com morangos fresquinhos, e gelatina sem sabor, para deixar a sobremesa mais saudável. Que ela seja um doce pretexto para você comemorar a felicidade de ter todos reunidos aí na sua casa!
Receita de creme belga:
Ingredientes:
Para o creme da primeira camada:
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (medidas na mesma lata)
- 3 gemas
- 1 colher de amido de milho
Para o creme da segunda camada:
- 1 caixa de morangos (dê preferencia aos orgânicos) com 250g
- 1 xícara de açúcar
- 1 envelope de gelatina Royal sem sabor
- 3 claras
Modo de fazer:
Primeira camada:
- Coloque todos os ingredientes em uma panela, sob fogo médio. Com um fouet, mexa sem parar, até que a mistura fique homogênea e engrosse.
- Quando a mistura estiver com a consistência de um creme, desligue o fogo e a coloque em um pirex, ou divida-a em taças. Leve à geladeira até endurecer.
Segunda camada:
- Lave os morangos e tire o cabinho. Corte-os em pedaços pequenos.
- Em uma panela, aqueça o morango picado com o açúcar. Mexa até perceber que o morango cozinhou, e uma calda borbulhante se formou. Desligue o fogo e deixe esfriar. Dica: essa calda de morangos também fica fantástica como cobertura de sorvetes. Você pode guarda-la em um vidro (previamente fervido e seco) por até um mês na geladeira.
- Enquanto isso, hidrate a gelatina sem sabor, seguindo as instruções da embalagem. É fácil: por um minuto, deixe o pó da gelatina em um recipiente com 5 colheres de água fria. Leve então ao microondas por 15 segundos, e ela estará pronta para ser usada.
- Misture a gelatina sem sabor com 1 xícara de água quente, e 3/4 de xícara de água fria.
- Bata as claras em neve e reserve.
- Agora é só juntar tudo em uma tigela, misturando delicadamente com o fouet: a calda de morango, a gelatina sem sabor preparada, e as claras em neve.
- Coloque delicadamente o segundo creme sobre o primeiro, que já está duro, e leve à geladeira por pelo menos uma hora. Prontinho! Seu creme belga fará um sucesso enorme!
Última observação: depois de pronto, o doce ficará com 3 camadas visíveis: o creme de leite embaixo, uma vermelha de morango intermediária, e a de claras endurecidas em cima. É justamente essa a ideia! Agora corre, e aproveite para saborear com a família! #docemensagem #royal