Assim que o bebê nasce, ficamos encantados com tamanha fofura! Observamos cada pequena parte de seu corpinho – é como se quiséssemos entender como foi possível que algo tão perfeito fosse criado em apenas nove meses! Depois disso, alguns questionamentos surgem: será que seus olhos vão mudar de cor? E os cabelos? Eu também me fiz essas perguntas, pois, durante os primeiros meses, Catarina tinha os fios quase loiros, assim como meu marido, nessa mesma idade.

Se faz pouco tempo que seu filhote nasceu, e você tem curiosidade em saber se seu cabelinho permanecerá com a mesma cor atual, vem dar uma espiadinha nesse post, onde reuni mais informações sobre o assunto!

cabelo do bebe

Alguns bebês nascem carequinhas, enquanto outros já chegam cabeludos ao mundo. Não existe uma regra que defina essa questão – afinal, cada criança tem suas particularidades. Dentro de uma mesma família, por exemplo, é comum que irmãos nasçam com quantidades diferentes de cabelo – e tudo bem!

Publicidade

Em geral, quando se fala dos cabelinhos do bebê, eles são associados à proteção do couro cabeludo – mas essa função só é desempenhada depois do nascimento do filhote. Dentro do útero, a temperatura é constante, quentinha, não havendo necessidade desse papel protetor do fios (sua formação está mais para um “treino” das células, que deverão aprender a produzi-lo, uma vez que eles serão importantes após o parto). Mesmo assim, por características genéticas, algumas crianças nascem com cabelos, que normalmente cairão até o sexto mês de vida. Só depois desse período, a partir do primeiro ano, é que os fios definitivos começam a aparecer.

Segundo especialistas, é normal que os cabelos cresçam até o segundo aniversário do pequeno. Por isso, não fique aflita se o seu filho ainda tem poucos fios – cada criança tem seu tempo. Se passar desse prazo, pode ser interessante conversar com o pediatra para saber um pouco mais sobre o assunto e verificar se está tudo em ordem.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quando começa o processo de crescimento, a cor dos cabelos também pode mudar. Isso ocorre porque a produção de melanina aumenta, já que os pequenos ficam expostos ao sol – diferentemente de quando estavam dentro da barriga. Eu sei que, quando o filhote nasce, a ansiedade é grande, mas só depois de seu segundo, ou mesmo terceiro aniversário, é que a cor e a textura dos fios serão realmente decididas.

Para manter o couro cabeludo do bebê limpinho, o ideal é usar sabonetes líquidos neutros, próprios para a pele sensível dos pequeninos. Depois do sexto mês ou com o surgimento dos fios, quando o pequeno começar a produzir mais oleosidade, é interessante trocar o sabonete por um shampoo – que também deve ser específico para bebês. Já o uso de condicionador é dispensável: eles devem ser utilizados apenas quando as crianças tiverem cabelos mais longos, para evitar que fiquem embaraçados.