Amigos do blog, fizemos um passeio SUPER interessante na USP (Universidade de São Paulo). Dentro do Museu Oceanográfico, numa portinha escondida, fica um dispositivo único no Hemisfério Sul: a Science on a Sphere, ou em português, Ciência em uma Esfera. Imaginem uma grande esfera (cerca de 1,80m de diâmetro), pendurada no teto de uma sala escura, que funciona como uma tela de projeção em 3D de fenômenos atmosféricos, geológicos e astronômicos. É simplesmente linda!

A esfera é uma ferramenta de estudo para os alunos e pesquisadores da USP, mas também está aberta à visitação de grupos (em geral de alunos). Instalada há apenas dois meses, é muito mais do que um simulador; ela recebe atualizações online do que está acontecendo no planeta a cada 15 minutos. Em segundos, ela pode se transformar numa tela que mostra as correntes marítimas da Terra, a temperatura dos oceanos, o planeta visto do espaço, ou até mesmo qualquer lua do nosso sistema Solar já mapeada (quer ver o lado oculto na nossa Lua, lá você consegue!). Quer ter um gostinho das imagens? Veja o vídeo que peguei no YouTube:

Numa das apresentações a que assisti, a esfera mostrava o fenômeno do Tsunami que devastou a Indonésia. Pena que o áudio ainda está em inglês, então os espectadores dependem das explicações do monitor para entender as imagens. Mas para as crianças (principalmente as maiorzinhas, acima de 5 anos), só o show de imagens já vale o passeio. Está nos planos do Instituto criar sessões diferenciadas para cada faixa etária num futuro próximo (e eu, particularmente, acho que quanto mais a esfera for usada para fins educativos, melhor, pois um investimento de 200 mil dólares tem mais é que ser bem aproveitado). Ah, e prepare-se para se sentar no chão, uma vez que não há cadeiras na sala.

Publicidade

O Science on a Sphere está aberto ao público geral mediante agendamento pelos telefones (11) 3091-6541 e 3091-6542. Se você estiver por lá e não tiver agendado, pergunte por um monitor, pode ser que você tenha sorte como eu tive, e tenha uma sessão individual (hihihi). 


Ciência em uma Esfera
Atração dentro do Museu Oceanográfico da USP (aliás, o Museu propriamente dito é fraquinho, os aquários estão com pouquíssimos peixes). Aberto para visitação de terça à sexta das 9h às 11h30 e das 12h30 às 16h30 e aos sábados, domingos e feriados de 10h30 às 15h30. 
Endereço: Praça do Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária – São Paulo, SP

Leia mais sobre passeios para crianças.



Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!