O que fazer quando o bebê acorda muitas vezes durante a noite

Por 46 Comentários


Um dos maiores problemas que os pais de bebês enfrentam são as frequentes acordadas noturnas. Quem é mãe sabe: acordar de hora em hora é algo quase insano – no dia seguinte você está moída, estressada, e praticamente sem paciência. Mas e o bebê que também não dormiu bem? Também está cansado, coitadinho! Não quer brincar, se irrita facilmente e chora por qualquer coisa. Resultado: o caos completo instalado na casa, sem que você saiba como sair dessa!

Por isso, hoje, a nossa querida Michele Melão, consultora de sono do blog, fala sobre o assunto e dá dicas de como identificar o problema causador dessas acordadas, para que você resolva a questão. Vale a pena a leitura, vem dar uma espiadinha!

Por Michele Melão

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

A partir dos 4 meses, os bebês passam a produzir a melatonina, que é o hormônio do sono necessário para regular o relógio biológico, fazer as sonecas adequadamente e acordar de uma a duas vezes durante a madrugada para a amamentação. Mas, infelizmente, após essa fase, muitos pequenos acordam com mais frequência do que isso, deixando os pais bastante cansados. No post de hoje queria passar para vocês, leitoras do Mil Dicas de Mãe, uma maneira de identificar o motivo desses despertares: assim toda a família poderá dormir melhor (lembrando que algumas horas de sono ininterrupto são importantíssimas para o desenvolvimento adequado do bebê).

Vamos primeiramente a duas dicas importantes:

– Mantenha a calma. Tentar de tudo (mudar bruscamente a rotina, colocar o bebê na cama dos pais, etc) são atitudes que podem fazer com que essa fase se prolongue por muito mais tempo do que duraria, se os pais realmente observassem o bebê e tentassem fazer algo efetivo para resolver a causa do problema.

– Identifique a causa dos acordares frequentes. Sempre existe uma razão para seu bebê acorde com tanta frequência, e muitas vezes isso é causado por uma combinação de fatores. Observe a lista abaixo e veja se você reconhece o comportamento do seu filho em uma ou mais situações. Faça anotações, dedique-se a trabalhar o sono dele – quanto antes, sempre melhor e mais fácil!

1) Falta de um ritual de sono adequado: a maioria das mães sabe que o bebê precisa de um ritual de sono para conseguir diminuir o ritmo e se acalmar mais rápido, mas muitas resumem esse ritual em banho, amamentação e cama. Se o pequeno começa a chorar muito para dormir, provavelmente seu ritual está fraco e precisa ser revisto. Invista em uma massagem, uma história, uma música calma. Seu filho precisa diminuir o nível de energia pelo menos uma hora antes de dormir.

2) Fome: verifique com carinho os horários do seu bebê. Uma criança que recebe o jantar às 18h pode estar com fome às 21h, mas o sono é tão grande que ela acaba dormindo sem mamar corretamente. Se isso estiver acontecendo, você pode dar o jantar mais tarde (talvez amamentar às 17:30h e colocar o jantar às 19h) ou tentar a amamentação um pouco mais cedo (antes das 21h). Assim, seu bebê poderá conseguir mamar uma quantidade maior de leite antes de dormir, o que segurará sua fome por mais horas.

3) Soneca inadequada: sonecas curtas, picadas, sem horários definidos podem fazer um estrago no sono da noite do seu bebê. Um comportamento típico de soneca inadequada é quando você percebe que seu filho está quase dormindo e de repente desperta, fica elétrico, chora e leva muito tempo para se acalmar. A partir dos 4 meses, tente adequar o dia em três sonecas de pelo menos uma hora, e a partir dos 7 meses faça a transição para duas sonecas de pelo menos uma hora e meia. Seu bebê provavelmente só fará apenas uma soneca perto dos 18 meses.

4) Arroto: para os bebês que adormecem mamando (especialmente aqueles que recebem leite através da mamadeira), arrotar pode ser uma dificuldade. Os pequeninos que mamam no peito sofrem menos com isso, porque engolem pouco ar durante a mamada. Se seu bebê usa mamadeira, mesmo que ele adormeça, fique com ele no colo em uma boa posição e dê o tempo suficiente que ele arrote (isso pode demorar 30 minutos). Essa prática também poderá reduzir o número de acordadas noturnas.

5) Nascimento dos dentes: geralmente quando o bebê acorda por incômodos nos dentinhos, essa é uma fase que passa logo e que exigirá apenas paciência e carinho dos pais. Se o incômodo for muito forte, o melhor é procurar o pediatra.

6) Incapacidade de se auto confortar (talvez uma das principais causas dos despertares): você percebe que o bebê acorda durante a noite, mas simplesmente não sabe o que fazer – então começa a se mexer, vem o choro e os pais precisam agir, porque o pequeno não conseguirá voltar a dormir sozinho. Nessa hora, em geral, entram em jogo certas associações, como sugar (peito / chupeta / mamadeira), colo ou embalo, para que ele pegue no sono novamente. A melhor solução, nesses casos, é pensar em técnicas que troquem essa associação por outra, que não exija a presença dos pais no quarto – como, por exemplo, um objeto de transição. Lembre-se de que isso não significa largar o bebê chorando até dormir, e que esse trabalho não é rápido. Seu bebê precisa de um tempo para que o cérebro adquira verdadeiramente a habilidade de dormir.

7) Casa muito agitada: a tentação de brincar com seu filho ao chegar do trabalho pode ser grande, mas tente fazer brincadeiras calmas, apague a TV, evite visitas pelo menos uma hora antes do pequeno dormir. Depois que os despertares noturnos cessarem, você até poderá ter quebras de rotina, mas é importante manter um ambiente adequado de sono por algumas semanas, para que o bebê crie um padrão de dormir bem. Se o corpo e o cérebro do filhote ficarem muito ativos perto da hora de ir para a cama, se acalmar pode ser um desafio enorme. Respeite os horários do bebê, mesmo que ele não aparente estar extremamente cansado ou estimulado.

8) Alimentação inadequada no jantar: se o seu bebê recebe alimentos sólidos, fique atenta ao que ele come, especialmente no jantar. Alimentos estimulantes como chocolates (e aqui também entram os achocolatados, que são oferecidos com leite), frituras e açúcares podem prejudicar muito a qualidade do sono. Se seu filho se contorce nesses despertares ou apresenta sinais de desconforto, um olhar ainda mais atento à alimentação é necessário, porque pode se tratar de alguma intolerância ou mesmo alergia.

O sono é uma necessidade fisiológica básica para o crescimento e desenvolvimento do bebê, para seu sistema imunológico, recuperação física e amadurecimento cerebral. Portanto, mais do que a necessidade do descanso, observar e tratar os motivos que causam a má qualidade de suas noites são parte importantíssima de uma boa saúde.

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (46)

Trackback URL

  1. Uerica disse:

    Achei que não ficou claro a explicação sobre a incapacidade de se auto confortar! Não entendi.

    • Michele disse:

      Oi Uerica,
      Esta incapacidade acontece quando o bebê tem associações de sono onde precisa mamar ou ser embalado para voltar a dormir a cada ciclo de sono que termina. Ele não sabe dormir de outra forma, ou seja, não sabe se auto confortar e precisa dos pais para fazer isso por eles. Usar um objeto de transição ou trocar este hábito por outro até que seu bebê aprenda a dormir sozinho é uma boa solução, ou seja, se ele dorme mamando, tente fazer com que ele durma no colo e depois no berço e assim por diante. Tudo aos poucos, com carinho e paciência porque são associações difíceis mesmo de quebrar.
      Um beijo

      • Fernanda disse:

        Ola Michele
        Minha filha de 1 ano e 1 mês, dorme mal, mama no peito e acorda muito a noite. Ela tem rotina de comer e só soneca do dia. As vezes duas sendo que a tarde e mais tempo.Dorme por volta de 7:30, e dorme bem até umas meia noite, depois piora. Q que faço?

  2. sara disse:

    Olá meu filho de 9 meses acorda várias vezes a noite.E durante o dia dorme mal tb tira uma soneca curta de 20 minutos.Ele tem rotina durante o dia e a noite tb faço rotina do sono.Ele não dorme no colo nem mamando, coloco sempre ele no berço acordado e vou acalmando ele até dormir.Coloco ele para dormir todo dia ás 20h e ele acorda de vez mesmo por volta de 9h da manhã,mas assim acordANDO várias vez á noite.
    Não sei mais oq fazer Michele Melão pode me ajudar por favor ???

    • Oi Sara, para te ajudar, precisaria saber mais sobre seu bebê. O que você faz quando ele tem estes despertares? Como ele é atendido para voltar a dormir? A forma como você o atende pode ser uma associação de sono incorreta e ele precisa do mesmo ambiente para voltar a dormir quando o ciclo de sono termina. Se ele está com peso e desenvolvimento adequados para a idade, certamente é um problema comportamental. Se puder, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br para que eu possa te passar mais informações.

      Um beijo

  3. Camila Machado da Silva Liechoscki disse:

    Minha filha tem 4 meses e não dorme durante o dia, raras as vezes, as vezes dorme no colo e ao passar p o berço acorda. Vejo q está cansada, nano no colo e nada! Vai para como as 20 h em média, banho, mama ( peito + complemento), 30 min p arrotar ( tem refluxo) e coloco no berço. Já teve várias noites q acordava meia noite, quatro da madrugada e 7:30/8:00 da manhã, quando despertava bem! Agora tem acordado a cada 3 ou algumas vezes duas horas!! Pensei até se não poderia ser por ir cedo pra cama?!
    O que pode ser? O que posso fazer?!

    • Oi Camila, bom dia! Pode ser porque ela está muito cansada porque não dorme durante o dia e as noites vão ficando agitadas mesmo. O hábito de sono do bebê muda bastante aos 4 meses e provavelmente sua filha está desenvolvendo associações de sono erradas. Veja sua rotina, seu ritual de sono, tente aumentar este tempo de sono diurno (mesmo que no começo seja no colo, carrinho ou outro lugar com sua supervisão) para melhorar estas noites dela.
      Um beijo

  4. Fernanda disse:

    Meu bebê tem 7 meses e ainda não dorme a noite toda, acorda umas 2 vezes por noite, mesmo tendo a jantinha no máximo ate 18h, as 21h aproximadamente ele mama e mesmo assim acorda .não sei mais o que tentar …ele tira bons sonos tb durante o dia e é um bebê super calmo.

  5. Oi Fernanda, como vai?
    Veja como você atende seu bebê nestes despertares. Ele mama novamente? Será que uma mamada mais tarde, perto das 23h não o ajudaria a dormir até de manhã?
    Quanto tempo de sono ele faz durante o dia? Algumas coisas precisam ser analisadas para descobrir se ele acorda por fome ou hábito. Se for fome, a mamada pode ajudar. Se for hábito, algumas mudanças na rotina também poderiam te dar um bom resultado.
    um beijo

  6. Camila Souza disse:

    Boa tarde. Meu bebê tem quase 1 ano e 3 meses. Ele só dorme no colo e quando coloco no berço acorda gritando e chorando como se tivesse espinhos. Só dorme bem quando vem pra minha cama, mas acorda diversas vezes pra mamar. Além disso ele só vai dormir depois da 1 da manhã. Não sei mais o que fazer. Alguém me dá uma luz, por favor!!!

  7. Oi Camila, como vai?
    Imagino o seu cansaço! Realmente seu filho deve acordar por maus hábitos de sono e mesmo na sua cama, ele não ganha qualidade no sono dele. Com esta idade, o ideal seria fazer uma educação de sono para seu bebê, para que ele durma no berço dele, a noite toda e principalmente em um horário mais adequado para a idade dele. Se houver interesse, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
    Um beijo

  8. Thaís Salvatti disse:

    Bom dia Michele, preciso mto da sua ajuda!! Meu bebê tem 5 meses dorme as 22:00 e acorda às 3:30 para mamar, porém nesse intervalo antes ( menos vezes, geralmente 1 vez) e depois da mamada ( mais vezes, geralmente umas 4 vezes) ele acorda e fica reclamando, aí temos que ir até o berço o muda-lo de posição, mas isso está acabando comigo, acordo umas 7 vezes durante a noite toda, estou exausta pq chega às 6:30 no máximo ele já disperta de vez!!! Me ajude por favor!!! Obrigada…

  9. Oi Thaís, como vai?
    Realmente ter que levantar para ajudar o bebê diversas vezes à noite é bastante difícil. Se seu bebê estiver bem de saúde, ou seja, não estiver com algum incômodo que atrapalhe a noite, com esta idade, o normal é que ele acorde 2 vezes de madrugada para alimentação (até ter a alimentação sólida incluída e aceita).
    Seu bebê deve acordar por hábito. Como você o coloca para dormir? Ele sabe adormecer sozinho? Precisa de ajuda? Dorme mamando?
    São algumas reflexões que você precisa fazer para descobrir a causa destes despertares.
    Com a idade do seu bebê nós já podemos fazer uma educação de sono para ele, melhorando muito a qualidade das noites dele e a sua também.
    Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
    Um abraço

  10. Fabiana disse:

    Olá! Meu bebê tem 9 meses e não dorme a noite toda… ele já até dormiu algumas noites inteiras e tem períodos em que ele dorme bem. Mas ele tem períodos, como no último mês, em que acorda diversas vezes à noite, algumas delas chorando bastante. E só conseguimos colocá-lo para dormir de novo no peito ou ninando. Na verdade, ele só dorme assim… Não consegui fazer ele dormir no berço. A qualidade de sono dele está muito ruim é isso está afetando a muito toda a família! Tem sido o caos!!! Por favor, me ajuda!

  11. Oi Fabiana, como vai?
    Certamente seu filho tem uma associação de sono incorreta, ele não desenvolveu a habilidade de auto conforto, não sabe dormir sozinho e por isso precisa ser ninado ou no peito. Com esta idade, nós podemos fazer uma educação de sono para ele e temos resultados ótimos em 15 /20 dias de aprendizado, sempre com técnicas gentis, priorizando as necessidades e o aprendizado dele.
    Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria de sono.
    um abraço
    Michele

  12. Mariana disse:

    Boa noite Michele. Meu bebê até os 4 meses dormia muito bem. Mas depois disso a cada dia piora. Ultimamente ele acorda média de 10 vezes por noite. Pior é que às vezes acorda e não quer mais dormir. Eu e meu esposo já estamos exaustos e não sabemos mais o que fazer. Ele tem ritual de sono, mama no peito ( dorme só no peito) e hoje tem 6 meses. Estou desesperada por uma solução.

    • Oi mariana, como vai?
      É bastante comum o bebê mudar o padrão de sono aos 4 meses. O fato de seu bebê dormir no peito pode ser uma das causas dele acordar tanto (mesmo que ele sempre fez desta forma e dormia antes).
      Você precisa ensinar seu bebê a dormir de outro jeito, ensinar um novo hábito de sono para ele.
      Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria de sono. Com a idade do seu filho, é normal que ele acorde uma ou no máximo 2 vezes durante a madrugada para alimentação (até aceitar bem a alimentação sólida).
      Um abraço,
      Michele

  13. Simone disse:

    Olá minha bebe tem nove meses, antes ela dormia a noite toda e tarde, depois que foi pra escolinha é um tormento ela acorda uma hora e vai até as cinco, ela mama mamadeira, tenho rotina de dar banho e mamadeira as oito, e agora as meninas disseram que ela não dorme a tarde. Não sei mais o que fazer estou um trapo de manhã. Mal consigo trabalhar. O que posso fazer?

    • Oi Simone, como vai?
      Quando o bebê começa no berçário, ele passa por muitas mudanças além do fato de ficar longe de você. Como o sono é um momento de separação, pode ser que esta mudança no padrão de sono dela venha de uma “fome emocional”, uma necessidade de ficar com você. Sobre não dormir no berçário, talvez seja o horário ou algum ritual para dormir que elas façam (ou não) na escola. É muito importante pedir para que insistam em fazer sua bebê dormir ou sua dificuldade em fazer com que ela durma no fim do dia será imensa.
      Tente ficar mais tempo com ela no fim do dia, enriquecer o ritual com música, história, oração, massagem, algo que aumente o contato entre vocês.
      Tente tratar o despertar dela 01h com bastante carinho e sugiro ficar com ela até adormecer de novo, pelo menos nesta fase de adaptação do berçário.
      um beijo
      michele

  14. Madalena disse:

    Olá! Preciso muito da sua ajuda! Depois q meu filho fez 6m, nunca mais conseguimos dormir bem em casa. Ele acorda várias vezes à noite, umas 7x atualmente, só para colocar chupeta e dorme imediatamente, sem precisar pegá-lo no colo. Isso tem piorado cada dia mais. Ele só tem fome as 3:30, quando ele mama metade da mamadeira e volta a dormir. Ele tem desenvolvimento normal, dorme no meu colo a noite. Se alimenta direitinho a noite e tem rotina de sono tb. Hoje ele tem 8 meses e nem sinal de dentinho!

    • Oi Madalena, como vai?
      Esta é uma fase de mudança no sono mesmo (6 meses) e muitos bebês que dormiam bem passam a acordar a noite toda.
      Certamente é importante ensinar seu bebê a dormir, porque pode ser que ele tenha alguma associação errada de sono e precise aprender a relaxar e dormir sozinho (fora do colo).
      Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria de sono. Com métodos gentis, priorizando as necessidades do bebê, podemos traçar um plano para ensinar seu bebê a ter boas noites de sono.
      Um beijo
      Michele

  15. Juliana disse:

    Olá… Meu bebê tem rotina de sono desde que nasceu… Hoje com 10 meses tira duas sonecas, mas ele tem sono mto cedo… No maximo 21:00 ele ja esta dormindo…. Eu amamento ele ainda… Ele mama e dorme…. Só que ele acorda de hora em hora e as vezes ate em menos tempo.. Pra ele voltar a dormir dou de mamar pra ele e quando nao dorme eu embalo ele.

    • Oi Juliana, como vai?
      Mesmo com uma boa rotina, seu bebê tem associações de sono onde ele precisa de ajuda para adormecer, e isso causa estes despertares de madrugada, onde ele acorda a cada ciclo de sono e precisa de ajuda para voltar a dormir.
      Dormir no peito ou no colo são duas associações bem fortes e é importante ensinar seu filho a dormir de outra forma.
      Se você estiver interessada em uma consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
      um beijo
      Michele

  16. Danielli disse:

    Olá Michele! Adorei o seu texto, achei muito explicativo!
    Gostaria de saber a sua opiniâo sobre o meu caso! Meu filho está com 9 meses, sempre dormiu bem, mas desde que completou 7 meses, tem tido vários despertares durante a noite, é um sono agitado, quer engatinhar dormindo, dificilmente dorme duas horas seguidas. A maioria das vezes acorda/desperta de hora em hora! Ele mama 4 mamadeiras durante o dia, suco de manha, almoço, papinha de fruta à tarde e janta! A quarta mamada é dada antes de dormir! E mama a quinta por volta das 4 da manha! Queria uma orientação para que meu filho dormisse bem, o que me cansa nao é a mamada da madrugada, mas sim os varios despertares durante a noite! Obrigada

    • Oi Danielli, como vai?
      Seu bebê pode estar passando por um pico de desenvolvimento, aprendendo a engatinhar e por isso o sono ficou mais agitado. Entretanto, se estes despertares continuarem, pode ser que seja um problema comportamental, onde você precisa atuar com mudanças nos hábitos dele e na rotina.
      Observe mais algumas semanas e se persistir, é importante atuar no sono para dar qualidade nas noites dele (e nas suas também).
      Se precisar de um acompanhamento no processo, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo
      Michele

  17. Daniela disse:

    Olá!
    Meu bebe tem 7 meses, desde 1 mes e meio já virava a noite dormindo. Acordava somente uma vez para mamar. Quando completou 6 meses tomou vacina da gripe e desde lá esta só doentinho 🙁
    Com isso, está acordando varias vezes durante a noite.Só quer ficar no meu peito, não aguento mais… Pra dormir ele sempre vem para o peito, sempre foi assim. Estou tentando introduzir a chupeta, mas ele não pega, só morde. Agora que ele já esta melhor percebi que está virando abito acordar tanto… Preciso de ajuda!!!

    • Oi Daniela, como vai?
      Isso acontece bastante – o bebê fica doente e na tentativa de fornecer conforto e atenção durante o período que ele não está bem, acabamos criando um hábito, uma associação errada de sono.
      Com a idade do seu bebê, podemos fazer uma aprendizagem de sono, para que ele volte a ter noites tranquilas e geralmente em 15 ou 20 dias já conseguimos grandes mudanças no padrão de sono das crianças.
      Se você estiver interessada na consultoria, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
      Um beijo
      Michele

  18. Maira disse:

    Olá minha menina tem um ano e dois meses, e costuma acordar varias vezes a noite, ela chora deitada, abre o olho ai senta e logo depois se levanta na cama e chora desesperada, caso eu pegue ela e não a coloque no seio,ela chora desesperada, ai coloco no seio ela mana e dorme novamente. Não tem um padrão as vezes ela acorda duas vezes as vezes três, quatro ou até mais.
    Já pensei não ofertar o seio a ela, mas fico com receio de acordar todo muito com o choro desesperado dela.
    Trabalho a noite então quem faz ela dormir a noite é o meu esposo, ele coloca ela no carrinho e embala até dormir só depois ele coloca ela no berço.
    Nossa casa é um ambiente com agitação, pois há mais pessoas além de nós.
    Como não estou em casa a noite costumo dar banho nela pela manhã. E a tarde ela está na escolinha. Costuma dormir uma vez geralmente no inicio da tarde ela tira sua soneca.
    Está meio complicado né.
    Abraços…

  19. Oi Maira, como vai?
    O que pode atrapalhar muito o sono da sua bebê é a falta de rotina. Se sua casa for agitada, porém os horários dela forem respeitados e ela tiver uma boa alimentação, você pode conseguir bons resultados no sono dela. Realmente mudar a forma de atender estes despertares é uma ótima alternativa, mas ela pode protestar de noite, não sei o quanto isso é viável para vocês.
    Se estiver interessada em uma consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e podemos avaliar se o acompanhamento pode ter resultados dentro da sua realidade.
    Um beijo
    Michele

  20. Anita disse:

    Bom dia!
    Minha filha tem 8 meses. Desde o primeiro mês de vida ela dormia a noite toda sem acordar durante a noite. A partir dos seis meses quando começaram a nascer os dentinhos ela passou a acordar de hora em hora todas as noites. Só volta a dormir no peito. Estou exausta.Ela só dorme por volta da meia noite. Tenho uma filha de 4 anos que deixa o ambiente elétrico durante a noite. A bebê esta acima do peso e se alimenta super bem durante o dia. Sonecas durante o dia são bem curtas.
    Me ajuda por favor! Pq na madrugada ela só se acalma comigo e no peito.

    • Oi Anita, como vai?
      Sua filha certamente tem uma associação de precisar do peito para dormir e a cada ciclo de sono ela precisa da sua ajuda para continuar no sono.
      É muito importante você ensinar uma nova forma da sua filha adormecer, assim você vai dar qualidade de sono para ela e você também vai conseguir descansar.
      Tente aos poucos, substituir o peito por carinho, tentar deixar sua filha no berço, fazer um trabalho com ela neste sentido.
      Se estiver interessada em uma consultoria, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do meu trabalho.

      Um abraço,

  21. Marcia disse:

    Boa noite Michele,
    Meu filho tem 8 meses e acorda a cada duas horas durante a noite, às vezes a cada uma hora…. O que será que eu faço de errado? Ele dorme la pelas 22h , acorda várias vezes e amamento todas elas, mama por cinco minutos e dorme e assim vai até o dia clarear, lá pelas 8h desperta e por volta das 10h tira uma sonequinha de 20 minutos, dai acorda almoça e as 14h toma banho r dorme um soninho de aproximadamente 1 hora, qdo da umas 18h tem mais uma sonequinha de uns 20 minutos , acorda dou Jantinha lá pelas 19h e vai dormir aproximadamente as 22h sempre mama antes, ele não pega mamadeira só mama no peito, o que será? Me ajude por favor 🙏🏽

    • Oi Marcia, como vai?

      Seu filho certamente tem uma associação de precisar mamar para dormir. Não acredito que ele mame todas as vezes porque está com fome, mas é a única forma que ele sabe voltar a dormir.
      É muito importante ensinar seu bebê a dormir sem mamar. Você pode claro amamentar, mas adormecer deve ser fora do peito. Pode começar aos poucos, com bastante carinho especialmente no começo da noite.
      Se você estiver interessada em um acompanhamento para fazer isso, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      Um beijo
      Michele

  22. Ligia disse:

    Meu filho tem quase 5 meses, tira sonecas e dorme direitinho. O que acontece é que ele se contorce muito dormindo pra soltar pum e se não levanto pra por chupeta, pegar no colo ou por a maozinha na barriguinha dele, ele acorda aos prantos. Começa por volta das 2h e piora depois das 4h. Eu acho q são gases, pois sempre escuto ele soltando pum qdo começa a se contorcer. Será q tem um jeito dele voltar a dormir sem eu precisar ir lá, ou realmente incomoda muito? Já tentei dar remedio de gases, não funciona.

    • Oi Ligia, como vai?
      Os gases incomodam muito mesmo e como o sono vai ficando cada vez mais leve com o passar das horas da madrugada, em determinado momento passam a incomodar ainda mais, fazendo seu filho acordar.
      Se o remédio não funcionou, reveja a sua alimentação (se ele mamar leite materno) ou o tipo de leite oferecido (se for fórmula). Isso pode fazer grande diferença.
      Um beijo
      Michele

  23. Daniela Rocha disse:

    Alguém me ajude por favor!!! Tou desesperada, não sei mais o que fazer,ja tentei de tudo… A minha bebé sempre dormiu a noite toda desde os 3 meses, mas desde que entrou nos 6 meses tem muita dificuldade em adormecer, acorda bastante agitada várias vezes à noite e lá vou eu alevantar-me da cama e ir ao quarto dela,tento acalmá-la ponho-lhe a chupeta e ela volta a dormir e assim sossivamente. Ela já vai fazer 8 meses e são noites seguidas sem descanso nenhum e quando não se têm apoio ainda pior. Já tentei a rotina da encantadora de bebes,gotas melamil, mudei de colchão,apaguei a TV, dei leite de madrugada, mas não é fácil, alguma coisa eu devo ter errado para ela ter deixado de dormir… Sou mãe de primeira viagem. Obrigada

    • Oi Daniela, como vai?
      Sua bebê deve ter adquirido alguma associação errada de sono e quando o ciclo de sono termina, ela precisa de ajuda para voltar a dormir. Nestes casos o melhor a fazer é ensinar sua filha a dormir sozinha, assim ela vai replicar esta habilidade no meio da madrugada e diminuir os despertares.
      Se você estiver interessada em uma consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes do trabalho.
      Um beijo
      Michele

  24. Katley Borges disse:

    Ola michele…meu bebe está com 6 meses e sempre dormiu muito bem a noite e tb nas sonecas do dia mas qd ele fez 4 meses começou acordar 2x a noite p mamar e agora acorda 5x np mínimo mas nao p mamar as vezes fica chorando e qd coloco a chupeta ele para mas depois de 1h começa tudo de novo e assim vai a noite toda,estou acabada, pq ele dormia bem e não sei o pq ele chora ….ele tem a rotina de sono q é banho as 19h30 e dorme as 20h …antes ele dormia colocando no berço e agora tenho q ficar com ele no colo ate adormecer. ..preciso da sua ajuda…ele tita 3 sonecas durante o dia….bjs

    • Oi Katley, como vai?
      É muito normal acontecer esta regressão aos 4 meses e os bebês que sempre dormiram bem passam a acordar com bastante frequência. Eu sugiro que você não use a chupeta para seu filho adormecer. Você pode usar para acalmar, mas na hora de dormir o ideal é que ele adormeça sem o acessório porque ao invés de ajudar, aparentemente está atrapalhando o soninho dele (e o seu também). É uma fase de transição de soneca, então pode ser que em pouco tempo ele faça 2 somente por dia. Se ele dormir 2 sonecas de 90 minutos está ótimo para a idade dele.
      Tente colocar para adormecer no berço, mesmo que isso demore muito para acontecer. Atenda com carinho mas faça que ele durma no berço. Estas atitudes devem te ajudar bastante.
      Se você estiver interessada em uma ajuda no processo me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.

      Um beijo
      Michele

  25. Luciana Sancho disse:

    Ola, bom dia
    Meu bebe esta com 6 meses e até 5 meses dormia a noite toda. Com 6 meses mudamos o tipo de leite que ele toma (tomava aptmail pepti e passou para aptmail HA) e substitui 2 mamadas por fruta e almoço. E depois disso o sono do meu filho desandou. Ele começou acordando as 4h30, mamava e depois dormia. Era claro pra mim que ele estava com fome. Mas agora, nos últimos 5 dias ele tem acordado muito. Eu pego ele do berço, coloco no meu coloco, coloco chupeta e ele dorme. Coloco no berço de novo e depois de 1h ele acorda de novo. Estou tão cansada que já estou levando pra minha cama por volta de 2horas da manhã, porque no dia seguinte eu trabalho e fico morta. O que pode ser esse problema no sono dele? Gostaria muito de uma ajuda, pelo menos uma luz, um caminho do que fazer pra melhorar. Obrigada.

    • Oi Luciana, como vai?
      Falamos por email certo? Acredito que seu bebê criou uma associação de dormir no colo e também de chupeta e por isso a cada ciclo de sono ele acorda e precisa de ajuda. Se você tiver mais dúvidas é só me escrever.
      Um beijo
      Michele

  26. Siana Benz disse:

    Bom Dia Michele!

    Por favor me ajude, meu bebê sempre dormiu mau, ele tinha cólicas muito fortes, agora passou um pouco, mais ele acorda muitas vezes a noite se contorcendo, e de vez em quando ouço um bum, só dorme no peito ou nanando, ele completa 5 meses agora dia 15.
    Preciso muito de ajuda pois voltei a trabalhar e estou exausta pois tenho que acordar de hora em hora a partir das 3 da madrugada.
    Não sei se são as cólicas dele ainda ou se é costume.

    • Oi Siana, como vai?
      Imagino e entendo o seu cansaço. Seu bebê certamente criou associações de sono e precisa mamar ou ser ninado até adormecer porque não desenvolveu a habilidade de dormir sozinho. É muito importante trocar estes hábitos por costumes melhores de sono, deixando aos poucos que ele fique no berço ainda acordado para ter a oportunidade de aprender a relaxar.
      Se você estiver interessada em uma consultoria de sono, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te mando detalhes da consultoria.
      um abraço
      Michele

  27. Evelyn disse:

    Boa noite! Tenho um bebê de quase 6 meses, que nasceu de 34 semanas! Ele dormiu poucas vezes mais de 4 horas!Agora piorou, dorme de 3 Em 3,2 em 2! Acorda sempre para mamar(mama mesmo) e apenas mama no peito e não chupa chupeta! Não demos alimento sólido! A última mamada dele é caprichada! Tento fazê-lo dormir durante o dia mas a maioria das vezes da trabalho para tirar os cochilos! Gostaria de saber se há diferenças e atrasos nessa fase por ele ter sido prematuro! Pois ele dorme como bebê de 3 meses!devemos seguir idade cronologicano desenvolvimento?Infelizmente tem associação de dormir mamando! E quantos cochilos e de quanto tempo ele deve tirar? Devemos acorda lo se dormir demais? Muito obrigada

    • Oi Evelyn, como vai?
      Você tem que considerar para o sono 6 semanas a menos, ou seja, como se ele tivesse 3 para 4 meses agora. Aos 4 meses e desde que ele tenha 6kg você pode começar a tirar as associações (ficará mais fácil assim).
      Um abraço,
      Michele

  28. Tainara disse:

    Boa tarde Michele.
    Andei lendo o seu texto, como também a postagem de diversas mães. Tenho um filho de 1 ano e 1 mês, ele dormiu bem, praticamente a noite toda até os quatro meses de idade, assim que retornei as minhas atividades profissionais, ele simplesmente teve um distúrbio no sono dele. A partir de então começou acordar varias vezes na madrugada, acontece que não é fome, pois quando ofereço a mamadeira ele não mama. Ele só se acalma quando me abraça, pega nos meus cabelos e vem para minha cama, mas mesmo dessa maneira ainda não dorme bem, tem um sono agitado, passa se batendo e sentando na cama a noite inteira. Então, não sei mais o que fazer, achei que melhoraria os hábitos de sono dele assim que completasse seu primeiro aniversário, acontece que já passou e continuamos com esse problema. Sempre cansados, eu e meu marido, e sem conseguir descansar a noite. Estou ansiosa pela sua resposta, quero ver se consigo fazer algo para melhorar a vida noturna da minha família. Grande abraço e obrigada pela atenção.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail