7 legumes e verduras que não podem faltar na alimentação do seu filho

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Sabemos que a alimentação saudável garante muitos benefícios para a saúde. Eu acredito que os bons hábitos alimentares são adquiridos ainda na infância – por isso, devemos incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras desde cedo. Aqui em casa, felizmente, Catarina não me dá trabalho para devorar “os verdinhos”; mas não pense que foi sempre assim! Houve todo um trabalho de apresentação dos sabores, de convencimento para as primeiras experimentações e de reforço (porque você que também é mãe sabe: se a criança fica um mês sem comer determinado alimento, já o “esqueceu”, então volta a recusá-lo!).

Para garantir uma boa alimentação ao seu filho, dê o exemplo dentro de casa – mostrando que a alimentação de todos da família é balanceada, nutritiva e variada. Além disso, apresente os alimentos de formas divertidas e conte histórias lúdicas para entreter o pequeno nas refeições. Seu esforço valerá a pena! Confira abaixo uma listinha super importante, com 7 legumes e verduras que não podem faltar no cardápio do seu filho:

menino com chapeu de alface

Abóbora: ela é rica em betacaroteno, vitamina C, E, B, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Suas sementes são boas fontes de zinco, ferro e gordas insaturadas – que fazem bem ao coração. O consumo de abóbora reduz câncer, derrames, doenças cardiovasculares e problemas oculares. Por isso, vale a pena incluir o alimento nas refeições do pequeno!

 Alface: boa fonte de vitamina A, K, folato, ferro, fósforo, potássio, manganês e carotenóides, o alface previne infecções, doenças oculares e câncer. Além disso, o alimento auxilia nos processos digestivos. Para introduzir o alface na alimentação do seu filho, você pode chamá-lo para preparar uma salada com você, enquanto explica os benefícios trazidos pelo seu consumo.

Beterraba: rica em vitaminas A e K, B1, B2, B5, B6, B9, C e E, cálcio, potássio, ferro, cobre, manganês e magnésio. A beterraba contém propriedades antioxidantes, por isso, previne doenças cardiovasculares e câncer de pele, fígado e pulmão. Ela também preserva a saúde dos olhos e reforça o sistema imunológico dos pequenos. Como apresenta uma cor forte, as mães podem utilizar esse artifício para entreter as crianças. Elas vão adorar “tingir” o arroz de rosa!

Brócolis: boa fonte de ferro, fibras, cálcio, vitaminas A, C e K, o vegetal ajuda a prevenir o câncer e as doenças relacionadas com envelhecimento – como degeneração macular dos olhos. O alimento pode ser consumido cru ou cozido e oferece muitos benefícios para a saúde das crianças. Uma boa maneira de incentivar o pequeno a comê-lo é criar um prato lúdico na hora da refeição, onde os pedaços de brócolis vão parecer pequenas árvores.

brocolis

Cenoura: rica em vitamina A, betacaroteno, luteína e zeaxantina, cálcio e potássio, a cenoura é conhecida pelos benefícios que oferece para a saúde dos olhos – reduzindo doenças oculares como catarata. Além disso, o vegetal reduz o risco de problemas cardiovasculares. Para oferecer o alimento ao seu filho, aposte em apresentações diferentes, como cortar as cenouras em palitinhos compridos para que ele se delicie. 

Couve-flor: boa fonte de vitamina C, manganês, vitaminas B5, B6, folato (B9) e vitamina K. A couve-flor contém substâncias antioxidantes – por isso, seu consumo diminui o risco de doenças cardíacas e câncer – como o de pulmão, mama, ovário, rim e próstata. Além disso, o alimento protege o organismo de infecções – muito comuns na infância – e controla o diabetes, porque diminui a taxa de açúcar no sangue. Conte uma história lúdica para o pequeno na refeição associando os pedaços de couve-flor a flores!

Espinafre: ele é rico em vitamina K, vitamina A, vitamina C, vitamina B2, vitamina B6, magnésio, manganês, folato, ferro, potássio, fósforo, zinco, niacina, selênio e vitamina E. O vegetal oferece muitos benefícios para a saúde, como a prevenção de câncer e de doenças cardiovasculares. Que tal contar a história do Popeye ao apresentar o alimento para o pequeno? Ele vai adorar conhecer o personagem que ficava forte e tinha energia por comer espinafre!




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Comentários (4)

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  1. lilian santos disse:

    gGstaria de informações sobre vitaminas para mulher se você toma ou já tomou alguma vez.E se alguma mãe faz uso pesquisei e me indicaram lavitan mulher,power vita mulher que dizem ser substituta do centrum e aí o que você me diz?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Lilian,

      Acredito que o melhor, sempre, é conversar com seu médico, para que haja a prescrição da melhor vitamina. Eu tomo apenas vitamina D, por recomendação do meu ginecologista.

      Beijos!

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