5 alimentos industrializados saudáveis (e que quebram o maior galho!)

Por 27 Comentários


Eu tenho que confessar a vocês: quando abro aquele livro de receitas da Dona Benta (que para quem não conhece é um guia completo de cozinha com mais de 1.000 páginas!) e vejo que para fazer muitos pratos nossas mães e avós levavam até um dia inteiro, eu penso que estaria em apuros se tivesse nascido trinta anos antes. Eu gosto de cozinhar, mas com o corre-corre dos dias, não sobra muito tempo para fazer coisas de grande complexidade. Aliás, tem dias em que se houvesse uma máquina de materialização do jantar, eu seria a primeira da fila a usá-la!

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Imagem: Flickr – Creative Commons

Pensando nisso, eu acho fundamental simplificar a vida de mãe-cozinheira da família. Por isso quero compartilhar um dos meus truques: alguns alimentos industrializados saudáveis, que poupam tempo e que você pode manter por um tempo razoável em casa. Esses eu dou tranquilamente para Catarina (lembrando que ela tem 2 anos e meio, claro! Se você que está do outro lado da tela tem um bebê de poucos meses, terá que esperar um tempinho para dá-los ao seu filhote, ok?). Vamos a eles (tem opções para as refeições principais e para um lanchinho!):

1) Legumes e verduras congelados

Aqui em casa os campeões de audiência são o brócolis, a couve-flor e as ervilhas. São bem interessantes porque nem sempre você consegue fazer feira ou passar na frutaria para comprá-los de forma fresca (que duram muito menos). E são fundamentais para a dieta saudável do filhote.

 

2) Atum em lata

Prefira a versão light, na qual o atum está mergulhado em água, não em óleo. Esprema para tirar o máximo dessa água, e com isso você reduz a quantidade de sódio. Sabe aquele dia em que você não tem absolutamente nada na dispensa para uma refeição saudável? Então, macarrão com atum é uma dica preciosa!

 

3) Frutas secas

Catarina adora uva passa e damasco! São docinhos, em geral as crianças gostam e são muito melhores para consumo frequente do que outros doces por aí. Aqui em casa a única dificuldade é tirar o pote da pequena antes que ela coma absolutamente tudo (o que pode aumentar o trânsito intestinal de forma considerável – em outras palavras, dar uma bela dor de barriga!). Boas opções de sobremesa ou para o lanche da tarde.

 

4) Suco integral ou polpa de frutas

O suco integral é 100% fruta, sem adição de água, conservantes ou aditivos. Vem pronto para o consumo, então é uma mão na roda (mas é mais caro que um suco de caixinha tradicional, não há milagre!). Eu adoro suco de uva integral (e alguns são tão doces que é difícil acreditar que não tem adição de açúcar!) e a filhota não é diferente.

Já a polpa é uma boa alternativa para quem quer suco saudável a um custo menor. As frutas são congeladas (nesse processo perdem um pouco dos nutrientes, mas ainda assim muitas vitaminas se mantém) e batidas com água durante o preparo.

 

5) Pipoca

É hora do lanche e você quer evitar as bolachinhas? Então faça pipoca, que é rica em fibras e os pequenos adoram! Depois de uma fase sem filhos em que eu fazia pipoca no microondas, com Catarina voltei a fazer na panela. Isso porque muitas marcas de pacote tem gordura trans (e mesmo que não tenha, têm muito mais gordura e sódio do que se você perder cinco minutos para fazer no fogão). E cá entre nós, lavar panela de pipoca não é tão difícil assim, concorda?

 

E você, tem alguma dica de alimento industrializado saudável? Deixe seu comentário para aumentarmos as opções para as mães que se interessam!




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  2. Dica de passeio para o feriado, piquenique no parque: | Os Clubinhos | 15 de abril de 2015
  3. Exemplo de post | JJO | 18 de abril de 2015
  1. AL tb adora damasco e passas e sempre temos esses coringas por aqui. Papai é o pipoqueiro da casa e quase todo fds tem pipoca de panela!!! bj

  2. Débora Regina disse:

    Adorei as ideias, principalmente do atum e da pipoca. O primeiro ainda não dei para minha filha de 1 ano e meio, mas pipoca ela adora! 🙂

  3. Ysla Miná disse:

    Gostei das ideias, principalmente a do atum… sempre tive dúvidas se poderia dar..obgdaaa

  4. Muito legal as dicas! Vou usá-las com certeza!!! rs

  5. olha esta receitinha de pipoca comum feita no microondas….ainda não fiz pq eu não sou tão fã de pipoca…..mas vale a pena tentar…pelo menos não vai óleo!!!!!!

    -pipoca feita no microondas (com água)
    1xícara (chá) de milho para pipoca COMUM!!!
    1/4 de xícara (chá ) de água
    sal agosto
    -coloque em um recipiente de vidro a pipoca e
    a água tampe com plástico filme para não voar pipoca por todo micro(faça furinhos pro ar quente sair)
    – leve ao micro por aproximadamente 4 min ou até
    que as pipocas estourem na potência alta.
    -sirva com sal a gosto

  6. Marisa Silva disse:

    EU ADOREI A DICA DO LANCHE SAUDÁVEL PRA LEVAR NA ESCOLA TENHO UM BEBÊ DE 2 ANOS E 7 MESES NA ESCOLINHA E ESSA É A MINHA MAIOR PREOCUPAÇÃO AGORA COM AS DICAS FICO MAIS SEGURA EM RELAÇÃO A ISSO VOU INOVAR A LANCHEIRA DO MEU BEBÊ DEPOIS DESTAS DICAS

  7. Aline, super legal! Vou tentar fazer por aqui tb! Bjs

  8. legal ! eu faço pipoca de microondas , com milho normal e coloco no saco de papel de pao e enrolo as pontinhas bem, deixando so um pouco aberto para o ar. resulltado: 0 gordura e pipoca bem levinha e gostosa!

  9. Receitinha pipoca sem óleo, em um recipiente de vidro coloque cinco colheres de pipoca e cinco colheres de água, sal a gosto. Cubra com plastico filme e faca 4 furinhos. Coloque no microondas por 6 minutos e pronto, faço sempre e da certo, bjs

  10. Aline Guimarães nao tinha lido ainda, desculpe, abraços

  11. Thainá Pereira disse:

    Descobri um biscoito de arroz integral da Camil esses dias, e achei vem interessante para um lanchinho dos pequenos..

  12. Thainá Pereira disse:

    Esse biscoito tem como ingredientes somente o próprio arroz integral e sal (em beeem pouca quantidade)

  13. Poly Ana Castilho , isso mesmo! Também faço assim e fica ótimo! Às vezes, até coloco algumas gotas de óleo para acentuar o sabor… meu filho Antônio (3 anos e 9 meses) adora!

  14. Catia Faccini disse:

    Na minha casa fazemos a pipoca com o milho tradicional em um saco de papel, sem gordura ou sal, no microondas. Não precisa de nada, nem de água. É só fechar o saco, largar uns 2 min lá dentro e ser feliz. Alimento saudável, rápido e panelas limpas!

  15. Pipoca é um problema para crianças pequenas! Li um estudo estatístico que é um dos maiores ausadores de engasgos graves!

  16. Vanessa disse:

    Ades!!! Fonte de calcio, com proteina e sem colesterol nem lactose!

  17. Adorei as dicas. Tenho um recém nascido com 14 dias, mas é sempre bom já ir buscando essas dicas. Embora eu ame cozinhar, infelizmente não é sempre que dá tempo de fazer algo bacana e saudável.

  18. Fernanda Manna disse:

    Olá!
    Gosto muito de castanhas, nozes, amêndoas etc. São saudáveis e na quantidade certa, fazem muito bem!

  19. Andréa disse:

    Oi! Faço pipoca no microondas do milho do saquinho mesmo, esse de panela. Coloco um recipiente de vidro, cubro o fundo com o milho, boto algo vazado para servir de tampa e Programo o tempo pra pipoca. Também funciona colocar o milho bun saquinho de papel grande, imitando o saco industrializado.

  20. Janaina disse:

    Suco de laranja Xando. Embalagem plástica. Por ser pasteurizado perde um pouco os nutrientes mas a vitamina C mantém. E é sem conservantes. Ótimo

  21. Fabiana disse:

    As polpas de frutas congeladas tem conservantes, em sua maioria.

  22. Winie disse:

    Sardinha. ..macarrão com sardinha . Minha filha de 3 anos adora.

  23. Fabi disse:

    olá, dá para fazer pipoca no microondas, sem ser esta industrializada, há vários videos ensinando, faço usando manteiga, é fácil e fica bom

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