Obesidade infantil: nova calculadora estima o risco do seu filho

Por 2 Comentários


Nos últimos dias, um trabalho publicado por pesquisadores do Imperial College London mostrou uma calculadora que permite aos pais estimarem a chance de seu filho se tornar obeso. Isso é especialmente importante para fins de prevenção, pois a conscientização dos adultos responsáveis por uma criança é o meio mais eficiente de se barrar o problema da obesidade infantil, que hoje já atingiu níveis alarmantes em todo o planeta. E mais: vários estudos já demonstraram que é muito difícil para uma criança obesa perder peso na vida adulta (ou seja: preocupe-se com isso enquanto seu filho ainda é pequeno!).

O estudo em questão surgiu de uma tentativa dos pesquisadores em estabelecer uma relação baseada puramente em características genéticas para a obesidade infantil (o que acabou por falhar). Estudando por vários anos 4.000 crianças finlandesas, os pesquisadores encontraram, no entanto, múltiplos fatores que quando associados, podiam prever o risco de uma criança se tornar obesa. Embora alguns desses fatores tenham conexão com a questão genética, como o peso do bebê ao nascer e o índice de massa corporal dos pais na fase do nascimento do bebê, há outros totalmente influenciados pelo meio em que a criança vive, como a condição profissional da mãe, fumo durante a gravidez e o número de filhos daquela família. De modo geral, quanto mais elaborada a profissão da mãe (o que está relacionado ao seu nível de educação), menor a chance da criança se tornar obesa. E quanto menor o número de filhos, maior o risco de obesidade infantil.

É bem interessante a realização do teste online justamente por ser algo bastante simples, rápido, e sem custo. E a calculadora também já mostrou poder de predição com dados de crianças de outros países, como EUA e Itália (num mundo globalizado como o nosso, as sociedades aos redor do mundo são mais parecidas do que se possa imaginar).

Se você quiser dar uma olhada nessa calculadora cientificamente embasada (que está em inglês), fica o link. Já a nossa versão em português você confere aqui.

 




Arquivado em: AlimentaçãoNovidadesSaúde Tags:

Comentários (2)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Versão em português da calculadora de obesidade infantil - Mil dicas de mãe : Mil dicas de mãe | 1 de fevereiro de 2013
  1. muito bom! este alerta para as mães…..

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail