Mamadeiras de fluxo lento: você conhece?

Por 35 Comentários


Catarina mamou exclusivamente no peito apenas até completar um mês de vida. Ela chorava muito (descobri depois que no fim do dia, quando minha produção de leite diminuía, a coitadinha chorava de fome), ganhava peso, mas com dificuldade, e a pediatra sugeriu que fosse associado um complemento ao aleitamento materno. E eu, mãe de primeira viagem, que sabia o quanto era importante que ela continuasse mamando no peito por mais alguns meses, entrei em pânico. Chorei o dia inteiro da introdução do complemento, pensando que em pouco dias minha filha estaria mamando exclusivamente na mamadeira.

Apresentar a mamadeira a ela foi um processo tenso. Peguei todas as mamadeiras de 0 a 6 meses que ganhei no chá-de-bebê (eram ótimas, das melhores marcas), mas a cada mamada Catarina engasgava, botava o leite para fora, e no final tinha mais complemento perdido do que realmente ingerido. Percebi que o grande problema era que o fluxo da mamadeira era bem mais intenso do que o do peito, a que ela estava acostumada, e por isso a dificuldade em mamar.

Aí decidi pesquisar e descobri as mamadeiras de baixo fluxo, ou fluxo lento. E REALMENTE eu indico para mães que precisarem complementar o leite materno quando o bebê ainda é muito novinho. Na primeira vez em que dei essa mamadeira ela tomou todinha, sem cair uma gotinha de leite para fora (que maravilha!). Parou de engasgar e o que achei melhor de tudo: ela tinha que fazer uma BAITA força para sugar. Como no peito. Conclusão: sabe aquela história de que o bebê larga o peito porque acha a mamadeira muito mais fácil de sugar? Comigo não aconteceu; Catarina mamou até completar 9 meses, para minha felicidade.

No Brasil, sei que estão disponíveis duas mamadeiras de baixo fluxo muito recomendadas: a Airflex (da Avent Phillips) e a Ultivent (da MAM). Catarina usou a da MAM, mas amigas que usaram da Avent também gostaram muito. Ambas têm sistema anti-cólica (esqueça as mamadeiras sem sistema anti-cólica, o bebê engole muito ar, regurgita mais e sofre bastante) e conforme o bebê crescer, há a possibilidade de mudar o bico, aumentar o fluxo e usar como uma mamadeira convencional. Desvantagem: são mais caras (mas valeram cada real que eu gastei).

(Ultivent, MAM) 

(Airflex, Philips Avent)

Se for comprar, leve também algumas já com tamanho maior (260mL). Por mais que no começo o bebê mame pouco, depois ele cresce e a mamadeira pequena (125mL da Avent ou 160mL da MAM) não dá conta da mamada com leite, você só usará para água ou suco.

Quer ler mais sobre amamentação? Clique aqui.




Arquivado em: AmamentaçãoCuidados diáriosDicas de mãe Tags:

Comentários (35)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. Lista de chá de bebê: completa e atualizada! - Mil dicas de mãe : Mil dicas de mãe | 17 de outubro de 2012
  1. Juliana disse:

    Nossa Nívea, eu tive o mesmo problema, tanto com a Mariana, quanto com a Ana Clara. Com a Mariana eu consegui amamentar exclusivamente até os 4 meses e meio, mas agora vejo que ela ainda assim passava fome, tadinha! Como eu tb era mãe de primeira viagem, tinha pavor em dar a mamadeira e ela não pegar mais o peito e eu acreditava que quando ela chorava, era cólica, mas comparando com a Ana Clara, acho que era fome mesmo viu… A Ana Clara teve somente umas 3 crises de cólica, quase nada né, e a Mariana chorava praticamente todos os dias… afff! Pouco depois de completar 4 meses não deu mais, tive que dar a mamadeira para a Mariana, ela puxava o meu peito e choraaaava, ou seja, quase nada de produção. Fui direto para a mamadeira e ainda consegui amamentá-la no peito por quase 1 mês…

    Já com a Ana Clara foi diferente, com um pouco mais de 1 mês teve um dia que ela mamou praticamente de hora em hora, o meu peito machucou de novo e como já havia tido a experiência com a Mariana, pensei “é fome!”. Até tomei plasil por orientação do pediatra, para aumentar a produção, foram 2 caixinhas, mas nada de resultado… ela continuava com fome! Então comecei a complementar, mas não fiz como você, não fui pesquisar sobre essas mamadeiras de fluxo lento (o que foi uma pena!), confesso que nem me passou pela cabeça. No começo ela engasgava também, eu tirando e colocando para não haver tanto desperdício, mas logo ela se acostumou e 'aprendeu'. De qualquer forma, consegui amamenta-la no peito até os 5 meses e meio.

    Infelizmente para mim essa dica chegou um pouco tarde, mas com certeza vou passar para as amigas que necessitarem….

    Grande beijo e valeu por mais esta dica!!!

  2. Anonymous disse:

    Oi Nivea, eu consegui amamentar até os 4 meses, depois tbm a letícia começou a ter fome, e dai passei para a mamadeira assim a gente consegue controlar o quanto ela mama, usei e uso até hoje as mamadeiras da marca MAM, pra mim é a melhor, valeu pelas dicas, beijos.

  3. Meu filho tem 9 meses e infelizmente mamou no peito somente por 13 dias. Desde então utilizo as mamadeiras Airflex – Avent Philips e só tenho elogios. Adoro!

    • Nívea disse:

      Oi, Cris. Obrigada pela sua participação! É muito bom ouvir a experiência de outras mães, acho que a ideia do blog é essa mesma: cada uma contar um pouco da sua, para formarmos uma grande rede de comunicação materna. Um beijo!

  4. Airuska disse:

    Oi,
    Acrescento a dica de que usei estas mamadeiras com minha filha tambem. Inclusive a da chicco que tambem diz que eh anti-colica. Mas a melhor de todas e que nao deixa entrar se quer uma gotinha de ar na ingestao de leite eh a mamadeira dr brown. Minha filha tinha refluxo e foi fantastica esta mamadeira. Recomendo demais. Obs? ela eh o mesmo preco da avent e mais barata que a chicco por exemplo

  5. Keulla disse:

    Adorei a dica, meu bebe esta com 15 dias e precisa tomar o complemento. Estava dando no corpinho fui passar mamadeira, mas ele engasga. Vou seguir sua dica e vou comprar a mamadeira da MAM. Em nome das mamaes de primeira viagem, Obrigada pela dica.

  6. Amanda Vasconcellos disse:

    Oiii mamães,amei a dica de vcs,e agradeço muito..
    Meu bb tbm mamou apenas 22 dias no peito depois ele mesmo rejeitou e eu tbm não tinha muito leite,estou dando mamadeira mais ele engasga muito tenho muito medo,hoje ele está com 41 dias,vou comprar a mamadeira para experimentar,vcs sabem aonde possso encontrar?

    beijoooos..muiittissimo obrigada

    • Nívea Salgado disse:

      Olá, Amanda.
      Talvez a forma mais fácil de encontrar as mamadeiras de fluxo lento sejam em grandes lojas virtuais, pela internet. Faça uma busca no Google que você certamente encontrará.
      Um abraço,
      Nívea

  7. Paula Rossi Venâncio disse:

    Olá! A Isabella tem um mês e só mama no peito, porem não está ganhando peso, amanhã ela tem consulta e vou ver com a pediatra se realmente terei que complementar. Alem disso, no sábado tive que ir ao médico e deixei ela com a minha irmã e lá fui eu atrás da mamadeira… Achei na Alô Bebê, lá tem as duas, mas preferi a First Bottle da MAM … Paguei R& 52,99. Depois descobri que na Drogaraia tambem tem…

  8. Gosto e uso da Dr. Brown. Ela é excelente tanto no fluxo quanto para evitar as regurgitaçoes. Uso também o copinho anti vazamento Dr. Brown. Há vários bicos, escova de limpeza e vc pode comprar as peças dele conforme forem se desgastando. É ótima.

  9. Pois é, Tathla, a Dr Brown´s é muito boa mesmo! Todas as mães que eu conheço e que usaram, recomendam! Bjs!

  10. carolline ferreira disse:

    ola uso pra minha bebe a chicco fisioligica ela é otima facil de limpar e tem a valvula anti refluxo e gazes.
    e o melhor simula amamentação natural da mãe, super recomendo.

  11. isabella disse:

    meninas, vocês sabem onde posso conseguir mamadeiras da Dr. Brown’s aqui no Brasil?
    obrigada,

    • Nívea Salgado disse:

      oi, Isabella, tudo bem?

      Não é difícil encontrá-las por aqui. Há várias lojas virtuais que vendem. Eu tentaria digitar no Google “comprar mamadeira Dr. Brown´s”. Devem aparecer várias opções para você.

      Um abraço,

      Nívea

    • Laura Machado disse:

      Olá Isabella,

      Não sei se você ainda precisa, mas tenho várias mamadeiras Dr. Brown’s que nunca foram usadas. Meu bebê não utilizou mamadeira.

      Aguardo contato.

      Laura

  12. Adriana disse:

    Oi Nivea, estou me vendo nesse seu post, pois minha pequena Catarina, de 3 meses e meio, também esta com dificuldade de ganhar peso. Na consulta de 1 mês, o pediatra prescreveu complemento, sai chorando do consultório e decidi que não ia dar, dai travei uma luta para que ela mamasse mais, fui a uma fono, que corrigiu a pega, comecei acorda-la pra mamar, foi onde ela ganhou mais umas gramas e o pediatra suspendeu o complemento mas estamos em estado de alerta, gostaria de saber como você soube que seu leite não era suficiente?? Voce disse que sua Cataria chorava de fome, a minha não chora, de vez em quando ela briga com o peito, se joga pra tras, chora e não mama ate eu acalma-la ou passar por um cochilo, dai eu aperto o seio e o leite esguicha longe, ou seja, tenho leite. Tenho medo de dar complemento e meu leite diminuir ou ela não pegar mais o peito.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Adriana, tudo bem?

      Puxa, pelo jeito você tem muito mais leite do que eu tinha. Ela mamava até a última gota, depois eu apertava e não saía mais nada por um bom tempo!

      Quanto mais você der o peito, mais leite terá, isso é fato. Mesmo que precise dar o complemento, dê sempre primeiro o peito, até que ela acabe com todo seu leite. E, olha, tenho algumas amigas que começaram com o complemento mas, com o tempo, descansando, corrigindo pega, comendo e bebendo muito líquido, conseguiram voltar para o leite materno exclusivo. Então é possível!!!

      Grande beijo para você e toda a sorte do mundo! E se conseguir voltar apenas para o leite materno, volta para dividir sua história conosco, adorarei publicá-la!

      Nívea

  13. Sheila Gois disse:

    Super indico a mamadeira de fluxo lento.
    Eu tive o mesmo problema com a minha filha e a mamadeira da MAM me possibilitou não deixar de amamentá-la.
    Hoje ela tem 2 meses e mama super bem no peito quanto na mamadeira, pois a dificuldade da sucção é praticamente a mesma.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Sheila,

      Muito legal saber que para você a mamadeira de fluxo lento funcionou bem também!

      Cada comentário ajuda as mães que estão chegando ao blog, então obrigada por sua contribuição!

      Grande beijo,

      Nívea

  14. Jennifer Machado disse:

    Amei essa dica!!!

  15. Passei por situação parecida, e usei a mamadeira da Chicco fisiológica fluxo lento. Meu bebê mama tanto no peito como na mamadeira, já está com 4 meses. O problema agora é que preciso de uma mamadeira maior de 250 ml com fluxo lento, mas tá dificil de encontrar….

  16. Rosani, vc pode comprar a mamadeira maior da Chicco (independente do bico que vem com ela) e então, o bico de fluxo lento separado. A diferença está no BICO, não na mamadeira 😉

  17. Elisangela disse:

    Oi procurei essa mamadeira MAM achei a 0 meses mas meu bebê tem 4 meses pode ser essa ou tem que ser proporcional ao seu meses que tem.

  18. camila disse:

    Olá..
    Uso a mamadeira da MAM, como ela toma leite para refluxo tive que trocar o bico, e percebi que ela engole muito ar igual,ouço barulho de beijinhos engolindo ar e não ouço mais o barulho do ar saindo por baixo,a impressão que tenho, é que não esta encaixando direito a boca dela no bico;pensei em trocar para Dr. Brown’s , será que é melhor? Será que ela vai aceitar? Alguém sabe me dizer se o bico da MAM é semelhante ao da Dr. Brown’s ?

  19. Renata disse:

    A Medela tem uma mamadeira que também é de fluxo lento chama Calm da Medela.

  20. Thamirys disse:

    VC é uma grande formadora de opinião. Adoro seu blog. Porém esse post seu devia ser revisto, pois ele pode atrapalhar mulheres que sonham amamentar conforme indicado pela OMS. 1) o que causa desmame precoce de BBS que usam bicos artificiais não é a facilidade de sugar e sim a confusão de bicos e 2) o recomendado é amamentar até 2 anos ou mais, BB que para aos 9 meses teve desmame precoce sim. A maior dica que pode dar a uma que deseja amamentar é: Não gaste dinheiro com mamadeiras e chupetas pois se a pega tiiver correta e VC der de mama em livre demanda o sucesso da Amamentação está garantido.

  21. Thalita disse:

    Obrigada! me ajudou muito, pois não sabia que mamadeira escolher e agora já sei…

  22. Bianca disse:

    Olá Nívea!
    Estou grávida de uma menina e gostaria de saber se você recomenda comprar esta mamadeira antes de ganhar o bebê. Obrigada 🙂 Estou amando seu blog.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Bianca, tudo bem?

      Eu teria uma, sim. Mesmo que você faça amamentação exclusiva, poderia deixar de reserva, para um momento de necessidade. Pode, inclusive, tirar o leite materno, congelar e, se precisar se ausentar por algumas horas, o pequeno terá alimento garantido 🙂

      Beijos!

  23. poliana disse:

    Muito obrigada, meu bebe está com quatro meses, preciso da mamadeira, minha licença está acabando. Ele está com dificuldade com o bico da mamadeira, com as dicas de vcs vou tentar a da mam.

  24. Ozineide Medeiros disse:

    Minha filha está com um ano e um mês. Ainda mama. Ela tem muita dificuldade para tomar água. Já tentei copo, mamadeira convencional, colher e nada. Ela engasga e sufoca. Estou procurando uma mamadeira que simule o peito, pois acredito que funcionará. Alguém pode me ajudar?

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail