O bolo caseiro é uma tendência que realmente veio para ficar! Seja porque ele tem um gostinho diferente, que nos lembra as festas de antigamente, seja pela economia que seu preparo em casa proporciona, uma coisa é fato: o número de leitoras do blog que acabam optando por ele para um simples fim de semana em família ou para celebrar o aniversário do filho, só vem aumentando!

Por isso, eu trago nesse post quatro receitas clássicas de coberturas de bolo, que farão de um simples bolinho um doce muito especial (já a massa você pode aprender a fazer nesse post aqui – no sabor chocolate -, ou aqui – um de cenoura). Que tal aprender a fazer? Então vem espiar!

Imagem: 123RF

Cobertura de chocolate: quem não resiste à cobertura mais amada pelas crianças? E para fazer é simples: misture em uma panela uma colher de sopa de margarina com três de leite, mais uma xícara de achocolatado em pó e três quartos de xícara de chá de açúcar. Leve tudo ao fogo e mexa até levantar fervura. Pronto!

Publicidade

Merengue: bata três claras em neve e adicione 200 gramas de açúcar refinado, mas continue batendo. Em seguida, acrescente 50 ml de suco de limão e bata mais. Quando der o ponto, coloque a misture na geladeira por 30 minutos. Se quiser dar cor, pode acrescentar corantes na receita ou, então, invista em confeitos coloridos para adicionar depois.

Buttercream: a cobertura de buttercream (da foto abaixo, caso você não a tenha reconhecido), como o nome diz, é um creme de manteiga. Para deixá-la cremosa, comece batendo na batedeira uma xícara cheia de manteiga e, quando estiver bem fofinha, adicione com uma peneira seis xícaras de chá de açúcar de confeiteiro. Acrescente também meia xícara de chá de leite e uma colher de chá de essência de baunilha. Bata tudo em velocidade baixa até chegar na consistência fofa da cobertura (que pode ser modelada no formato de flores, ou de ondas, para um bolo do fundo do mar!).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Imagem: 123RF

Pasta americana: cobertura escolhida por muita gente que quer decorar o bolo do filho com mais detalhes (já que essa massa permite modelagem), a pasta americana leva ingredientes diversos, mas também não tem segredos no preparo. É assim: primeiro dissolva dois pacotes pequenos de gelatina em pó sem sabor na água, por cinco minutos. Depois leve a solução ao fogo, em banho-maria, com duas colheres de sopa de glucose de milho e mais duas de gordura vegetal hidrogenada. Mexa tudo e, quando dissolver bem, retire do fogo e vá adicionando aos poucos um quilo de açúcar de confeiteiro. Quando formar uma massa, espalhe a mistura em uma bancada e abra com um rolo. E a pasta americana está pronta para cobrir o bolo! Falando assim parece fácil, mas você talvez tenha que treinar um pouquinho até que ela fique na consistência ideal!

Espero que vocês tenham gostado dessas receitas de cobertura de bolo, e que elas sejam úteis para a próxima festinha que você fizer aí na sua casa!