10 brincadeiras sensoriais incríveis para fazer com seu filho!

Por 1 Comentário


Quando Catarina era bebê, eu vivia procurando ideias de brincadeiras para entretê-la. Vocês já perceberam como os pequeninos ficam rapidamente entediados, e querem outras atividades para ocupar seu tempo? Eu quase ficava louca pensando no que poderia inventar para a filhota – haja criatividade para ir além da bola, da boneca, do livrinho!

Se você também está à procura de ideias para tornar o dia a dia com seu bebê mais divertido, certamente vai gostar do post de hoje! São 10 ideias de brincadeiras sensoriais super legais, que você poderá reproduzir facilmente aí na sua casa. Além de serem momentos de pura diversão, esse tipo de atividade também promove um grande aprendizado – nos primeiros anos de vida, os pequenos exploram o mundo por meio dos cinco sentidos, e dessa forma você ajuda a enriquecer seu repertório.

Essas e outras inspirações você encontra no Pinterest, sabia? Aliás, corre para seguir nosso perfil lá, clicando aqui.

Caixas sensoriais: pegue uma caixa de papelão e preencha com materiais que proporcionem diferentes experiências sensoriais (ou seja, que sejam distintas ao tato): areia, plástico, madeira, plantinhas, pedras… Varie também a cor dos objetos, para que o pequeno se sinta mais atraído pela caixinha. Aí é só colocar uma pequena pá e deixar que ele mexa bastante!

Nesse post aqui você vê como fazer 7 caixas sensoriais lindas!

Painéis sensoriais: são uma boa variação das caixas (aqui você usa pacas de isopor ou um papelão grosso para criar a experiência). Coloque pedaços de plástico bolha pintados, algodões coloridos, pedacinhos de esponja, de lixa fina, e deixe que o pequeno se divirta!

Livrinhos de feltro: com abas, barbantes, janelinhas! Achei esse modelo abaixo, do ratinho que passa pelos buracos do queijo super gracioso! Com um pouco de habilidade manual, dá para reproduzir para o filhote!

Aprendendo a contar: use feltro e miçangas coloridas para criar bichinhos simpáticos, como o polvo abaixo. Em cada barbante coloque um número diferente (e progressivamente maior) de contas, para que seu filho, intuitivamente, perceba as noções de quantidade. Outra sugestão interessante é utilizar pedacinhos de pizza para compor o todo!

Brincando com cola: coloque cola em uma forma de bolo antiga. Depois pingue algumas gotinhas de corante alimentício, e deixe que o pequeno (que já tem idade suficiente para não colocar o material na boca) faça formas no líquido utilizando um garfo. Ele vai achar super interessante!

Móbile ou cortina sensorial: como nós contamos nesse post aqui, você pode usar um bambolê para fazer esse brinquedo divertido, que a criança pode explorar do lado de fora, de dentro, por baixo, por cima! Amarre fitas coloridas e deixe a imaginação do pequenino voar!

Brincando com formas: quer coisa mais gostosa para o seu filho do que jogar bolinhas coloridas dentro de uma grande caixa de papelão? Não tem! Eles adoram e são capazes de ficar um bom tempo repetindo essa ação, acreditem! Você pode propor também que cada buraco tenha uma forma diferente, para encaixar um determinado objeto, ou que haja uma cor específica para cada buraco.

Esmagando tinta: sobre uma placa de isopor, ou cartolina grande, coloque pingos de tinta colorida (pode ser cola colorida também). Depois recubra com filme de PVC ou plástico transparente e deixe que seu bebê se esparrame sobre o brinquedo, esmagando as gotinhas!

Espuma colorida: você tem um mixer em casa? Então vai adorar essa ideia: bata em alta velocidade 2 colheres de sopa de detergente, junto com 1/4 de copo de água. Adicione gostas de corante alimentício e… Surpresa! Seu filho vai amar brincar com essa espuma de mil cores!

Por fim, quero recomendar uma outra atividade super divertida para os bebês (especialmente no calor): o gelo sensorial! Veja aqui como fazer.




Arquivado em: AtividadesCuidados diáriosDesenvolvimento Tags:

Comentários (1)

Trackback URL

  1. Rodrigo disse:

    Adorei as dicas. Vou passar a acompanhar o site, muito bom mesmo.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail