6 músicas de ninar (e que foram compostas de pais para filhos)

Por 0 Comentários


Há alguns meses, eu publiquei aqui no blog um post que fez muito sucesso: uma coletânea das músicas mais cantadas por nossas leitoras para seus bebês. Eu acho super bacana perceber como as canções são elos de ligação que estabelecemos com nossos pequenos – e como através delas nós conseguimos dizer coisas que nossos corações de mãe sentem (e que são tão difíceis de serem traduzidas em palavras!).

Imagem: 123RF

Para hoje, eu trouxe algo um pouquinho diferente: músicas que foram compostas por grandes compositores para seus filhos. E o mais interessante: você poderá conhecer algumas histórias que inspiraram essas letras (talvez você descubra que uma delas, que amamos dedicar aos nossos filhotes, tenha sido composta inspirada no amor de outro papai ou mamãe). Vem dar uma espiadinha nos vídeos!

Acalanto – Dorival Caymmi

Essa música foi composta pelo papai Dorival para fazer a filha Nana dormir e, anos mais tarde, os dois passaram a cantá-la juntos (como nesta gravação). Ele mescla trechos de canções tradicionais de ninar com versos autorais, tudo dentro de uma composição leve.

Clareana – Joyce

Clara e Ana são as filhas da cantora Joyce que inspiraram a composição “Clareana”, feita para ninar as pequenas durante a infância delas, nos anos 70. A terceira filha da artista, Mariana, nascida depois, também esteve representada na canção como “quem mais chegar” (ela inclusive solta um “Mariana” na gravação original). A obra foi indicada para o Festival da Nova Música Popular Brasileira, em 1980.

Beautiful boy – John Lennon

Mais um artista que gravou uma canção de ninar criada para o filho foi John Lennon. Quando já estava em carreira solo, o ex-Beatle compôs “Beautiful boy” (menino lindo), dedicada ao filho com Yoko Ono (e único dele), Sean. A composição está no álbum Double Fantasy, lançado em 1980, e até hoje é regravada por artistas de peso, como Celine Dion.

Espatódea – Nando Reis

Que mãe nunca soltou um “minha cor, minha flor, minha cara” à filhota? Esta música de Nando Reis foi composta por ele dedicada para a quarta filha, Zoé. “Meu mundo não teria razão se não fosse a Zoé” são as últimas estrofes do pai para a pequena ruiva.

Canção pra Jade – Toquinho

Toquinho compôs esta canção para a filha Jade, quando ela tinha 11 anos. “Eu tive coragem de tentar dar conselhos a ela. É uma dedicação de amor a ela e com todos os cuidados possíveis, medos possíveis nessa coisa escura que é o futuro”, disse o pai em um show. Foi a partir dela que nasceu o álbum “Só tenho tempo pra ser feliz”, de 2011.

My little girl – Jack Johnson

De acordo com Jack Johnson, todas as músicas de amor que ele compôs foram escritas pensando na esposa, Kim. Mas a inspiração de “My little girl” partiu de outra paixão do cantor, a filha.






Arquivado em: Diversão Tags:

Deixe seu comentário