Quando você não sabe se o bebê mama bem

Por 2 Comentários


Não é fácil ser mãe de primeira viagem (dizem que na segunda ou terceira melhora, mas há também quem diga que tudo pode acontecer – até descobrir que o primeiro filho dormia ou mamava super bem, e que o caçula chegou para provar que você só achava que sabia alguma coisa sobre a maternidade!). Como saber o que fazer para criar um filho, se não há manual de instruções, nem curso preparatório para a mãe perfeita? Quando Catarina nasceu, eu me deparei com uma série de desafios – entre eles a amamentação. E como já comentei aqui, foi difícil deixar a culpa de lado quando percebi, ao fim de seu primeiro mês de vida, que eu não estava produzindo leite suficiente para a pequena.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Mas mesmo quando a produção da mãe é boa, pode ser complicado saber se o bebê está mamando a quantidade que deveria – será que ele mamou tudo, se ao fim da mamada ainda resta um pouquinho de leite, quando você aperta a mama? Será que, mesmo mamando em vinte minutos (ao contrário do pequeno daquela sua amiga, que levava quase uma hora), a amamentação está sendo eficiente? Essas são apenas algumas das dúvidas que rondam a cabeça de uma mãe na chegada do filho, e o coração fica apertadinho, porque você queria saber a resposta, mas não sabe por onde começar a procurar.

Lembrando que eu tive exatamente esse sentimento, pensei em fazer um vídeo contando dicas importantes para que você saiba, com certeza, se seu filho está mamando bem. Vem dar uma espiadinha no vídeo: espero que ele seja útil e que te ajude a identificar possíveis problemas, ou que te tranquilize quanto a esse processo tão bonito, que é o de amamentar um filho!

E você, já se inscreveu no nosso canal do YouTube? Corre lá, que tem muito papo gostoso sobre maternidade! Inscreva-se aqui.




Arquivado em: Amamentação Tags:

Comentários (2)

Trackback URL

  1. Monalisa Araujo disse:

    Nívea, uma dúvida que tenho. O meu peito nem sempre enche como antigamente de ficar duro de tão cheio, muitas vezes ele ficar mole, porém meu filho sempre mamou bem, ganhou peso e sempre saiu leite. Hj ele está com 5 meses e já ouvi dizer que com o passar dos meses a mama segue o padrão de mamada do bebe e nem sempre ficará cheia.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Monalisa, tudo bem?

      Isso acontece mesmo: conforme meu GO me explicou quando Catarina nasceu, nas primeiras semanas o corpo produz mais leite do que o necessário (por isso também existe retenção de líquido no pós-parto, para favorecer essa produção), e depois vai ajustando conforme a demanda do seu filho. Se seu pequeno continua ganhando peso como o esperado, então está tudo certinho!

      Beijos,

      Nívea

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail