Algumas notícias são especialmente importantes para nós: mães, gestantes, e mulheres que pensam em engravidar em breve. Por isso, achei que seria fundamental compartilhar aqui no blog as últimas informações sobre o surto de microcefalia que o Brasil enfrenta.

Para quem não conhece o problema, eu explico: a microcefalia acontece quando o bebê nasce com o cérebro menor do que o normal – considera-se que a normalidade é um perímetro cefálico maior do que 33 cm. Em 90% dos casos, a criança apresenta algum retardo no desenvolvimento, deficit cognitivo ou psicológico. Por ano, eram registrados cerca de 100 a 120 casos de nascimentos com esse problema no país – só que em 2015, infelizmente, estamos vivendo um surto: até a semana passada, foram 399 casos notificados, principalmente nos estados de Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Ceará e Bahia.

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Ao que tudo indica, o aumento do número de casos de microcefalia tem uma causa específica: o vírus Zika, que assim como a dengue, é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ele foi identificado no líquido amniótico de gestantes cujos bebês foram diagnosticados com microcefalia, por meio do ultrassom. E muitas mães de bebês que demonstraram o problema após o nascimento relataram terem tido um episódio de manchas vermelhas e coceira pelo corpo durante a gestação – sintomas da infecção por esse vírus.

Publicidade

O próprio Ministério da Saúde recomenda que as gestantes das áreas de risco se protejam, utilizando repelentes específicos (que podem ser usados durante a gestação) e camisetas de mangas longas. E que não se exponham em locais com grande concentração de mosquitos (principalmente no início da manhã e no fim da tarde, horas do dia em que esses insetos vetores ficam mais ativos), nem que mantenham contato com pessoas que tenham contraído o Zika.

Como os métodos de prevenção individuais contra os mosquitos transmissores não são 100% eficazes, outra recomendação é que as mulheres que estão planejando engravidar nos próximos meses adiem seus planos (até que a relação com o vírus seja confirmada e o surto esteja em controle), se estiverem em zonas de alta incidência de casos. Lembrando que nada impede que o Zika, ainda concentrado na região Nordeste do Brasil, se espalhe pelo país, se medidas preventivas não forem tomadas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Eu, como profissional da saúde, espero que a Vigilância Sanitária do nosso país seja eficiente no tratamento da questão (para mim, é inconcebível que ainda tenhamos surtos de doenças transmitidas por mosquitos!). E que toda a população faça sua parte para a eliminação do Aedes aegypti – pela dengue, e agora pelo Zika, que pode, potencialmente, afetar nossos bebês.