Bolo colorido: receita fácil e decoração impecável para a próxima festa!

Por 0 Comentários


De uns tempos pra cá, uma moda que tem sido recorrente nas festas de aniversário é a dos bolos coloridos. Não é de hoje que sabemos que as cores (especialmente as mais vibrantes) atraem a atenção dos pequenos – e quando o assunto é doce, mais ainda! E o passo-a-passo não é tão difícil quanto parece: a sobremesa pode ser feita com bolos diferentes (dispondo-os em camadas para a construção de um naked cake, por exemplo), ou misturando as cores na mesma massa – como fez a Jocione Pereira (que compartilhou conosco uma receita de bolo colorido super especial!). Veja abaixo a obra de arte da brasiliense, seguida de ideias incríveis para fazer uma decoração colorida (e inspire-se para a próxima festa do filhote)!

 

Receita de bolo colorido

Imagem: Jo Basto

Imagem: Jo Basto

Ingredientes:

Massa:

– 6 colheres de sopa de margarina

– 1 xícara de açúcar

– 1 xícara de amido de milho

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 1 xícara de leite

– 1 colher de sopa de baunilha

– 2 colheres de sopa de fermento

– 4 ovos

– Corantes em gel, de cores diferentes

 

Brigadeiro:

– 1 lata de leite condensado

– 70 gramas de chocolate branco

– 1 colher de sopa de manteiga

– Meia caixa de creme de leite

 

Cobertura:

– 1 xícara de manteiga sem sal

– 3 xícaras de açúcar de confeiteiro

– ½ colher de chá de sal

– 1 colher de sopa de baunilha

– 4 colheres de creme de leite

 

Modo de Fazer:

Em uma batedeira, bata a margarina com o açúcar, até que fique uma mistura clara e macia. Em seguida, adicione o amido de milho e bata tudo até misturar bem. Acrescente os ovos (um por vez) e bata novamente, até ficar bem homogêneo. Depois, peneire sobre a mistura a farinha de trigo e o fermento. Feito isso, é hora de colocar a farinha e o leite (de forma alternada). O leite deve ser misturado com a baunilha e deve ser colocado 3 vezes na massa, e a farinha 4 (comece e termine pela farinha, para conseguir alternar).

Para colorir, você deve separar quantidades de massa de acordo com as cores que quiser que o bolo tenha, e acrescentar o corante em cada uma (a Jocione contou que costuma usar o corante em gel da Mix, encontrado à venda em loja de festas. Sobre a quantidade, ela disse que varia de acordo com a intensidade que você quer, é “de olho”).

Com as massas coloridas, é o momento de colocar tudo na assadeira. Forre o fundo com um papel toalha e despeje a mistura a seguinte forma: pegue uma massa de uma cor e coloque no centro da forma e espalhe um pouco. Depois, pegue outra de outra cor e coloque no centro novamente, espalhando um pouco (faça isso sucessivamente, até colocar todas as cores). Asse em forno pré-aquecido a 180°C de 30 a 40 minutos.

Enquanto o bolo assa, aproveite para fazer o brigadeiro para rechear: misture todos os ingredientes do doce no fogo baixo, até soltar da panela.

Já a cobertura, a Jocione optou por buttercream: bata a manteiga durante alguns minutos e adicione o açúcar (e continue batendo, até formar um creme). Em seguida, acrescente a baunilha, o sal e o creme de leite, e bata por mais alguns minutos.

 

Um arco-íris de ideias

No Instagram, o que não faltam são inspirações das boleiras de plantão, que inventam receitas e decorações incríveis para esses bolos. Pirulitos, confetes e até Kit Kats coloridos (para criar o efeito, é só colocar corante no chocolate) foram usados. Separei algumas sugestões, desde as mais caseiras até algumas bem profissionais, para colorir as ideias para a próxima festa. Ah! E para quem se preocupa com os corantes artificiais, dá para fazer de forma natural em casa (com ingredientes como espinafre e urucum). Dá só uma olhadinha nas ideias e adapte como achar melhor para sua família:

 

E você, já conferiu a receita de bolo de Kit Kat com morango que demos? É mais uma sugestão deliciosa para fazer em casa no próximo aniversário. Confira aqui.




Arquivado em: FestasReceitas Tags:

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail