Visitar o recém-nascido é quase sempre uma situação saia justa! Por isso, separei algumas regrinhas básicas que facilitam esse momento (se você é mãe, vai entender exatamente o porquê! E se o filhote ainda está para nascer, prepare-se, porque não é incomum aparecer alguém sem muita noção!).

1. Não apareça doente

Por maior que seja sua proximidade com a família, não visite o bebê se você estiver com algum problema de saúde.

Mães têm um detector apuradíssimo para pessoas doentes, e o desejo dela será o de fulminá-lo se perceber que há alguma chance do filhote pegar os microrganismos que você está levando.

Espere até se recuperar 100%, pois a imunidade do pequeno é frágil e ele pode acabar adoecendo. Todo cuidado é pouco!

Publicidade

2. Pergunte aos pais sobre visitar o recém nascido

recém-nascido

recém nascido – Foto: Freepik

Está em dúvida se é melhor visitar o recém-nascido no hospital ou esperar para conhecê-lo quando ele já estiver em casa?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Não sabe qual é o melhor horário para fazer a visita? Então pergunte aos pais ou pessoas próximas (como os avós), que estão participando da rotina familiar. Acredite: é melhor fazer isso do que ter uma surpresa desagradável, chegando em um momento ou local inapropriado.

3. Avise quando estiver indo visitar o recém nascido

Mande uma mensagem ou faça uma ligação para confirmar com os pais se você realmente pode visitar o recém nascido naquele horário que vocês combinaram. Essa é uma atitude elegante, e a mãe lhe será extremamente grata por isso.

4. Faça uma visita rápida

recém-nascido

recém-nascido – Foto: Freepik

Esse é um tempo de adaptação entre a mãe e o bebê, por isso, não demore. Para as mães que passaram por uma cesariana, existe ainda o mal-estar do pós-operatório – em geral elas sentem um pouco de dor e não conseguem se movimentar muito bem.

Publicidade

Se quiser fazer a visita perfeita, conheça o pequeno, converse um pouco com os pais, ofereça ajuda e, depois, vá embora. Também é importante não fazer as visitas em horários próximos das refeições.

5. Lave sempre as mãos ao visitar o recém nascido

Antes de visitar o recém-nascido (e assim que você entrar em sua casa ou quarto de maternidade), é imprescindível higienizar bem as mãos. Uma forma prática de resolver a questão é levar um álcool gel na bolsa.

Ou, então, peça para usar o banheiro e lave-as com água e sabão. Todo o ambiente deve estar limpo para manter o bebê protegido.

6. Cuidado com as fotos ao visitar o recém nascido

recém-nascido

recém-nascido – Foto: Freepik

Esse é um tópico que merece atenção especial. Não tire fotos do recém-nascido e jamais publique-as em redes sociais sem a autorização dos pais.

Se a mãe e o pai do pequeno não se importarem com a fotografia, não aproxime demais o celular do rosto da criança, e também não use flash na hora de fazer os cliques.

Publicidade

Para olhos tão sensíveis que estão começando a se abrir, a luz pode ser extremamente desagradável, e até mesmo perigosa, pois há risco de machucá-los.

7. Atenção aos cheiros na hora de visitar o recém nascido

Não use cosméticos ou perfumes fortes, pois eles podem irritar o pequeno que acabou de chegar ao mundo.

Também é importante prestar atenção aos cigarros: se você é fumante, pare de fumar algumas horas antes da visita, pois essas substâncias ficam impregnadas nas roupas e mãos.

8. Não fique “apertando” o bebê

recém-nascido

Eu sei que a vontade de beijar, amassar e abraçar o bebê é grande, principalmente se os pais são pessoas de quem você gosta muito. Mas é importante respeitar o organismo do pequenino, que ainda não tem a imunidade fortalecida.

Por isso, evite pegar nas mãos do bebê (eles sempre as levam à boca), não o beije ou aperte muito. Em alguns meses, você poderá brincar com ele tranquilamente, mas nessa hora é melhor preservá-lo.

9. Não leve crianças para visitar o recém nascido

Se puder, não leve seu filho nessa visita. Como as crianças são ativas, gostam de pular, brincar, cantar, podem acabar agitando o bebê – o que afetará o clima tranquilo e harmônico em que a casa está. Se não tiver outra alternativa, converse antes com o pequeno e explique como será a visita.

10. Respeite as escolhas dos pais

Se eles não querem que você pegue o bebê no colo, não insista. Também não fique palpitando sobre como eles devem agir. Lembre-se de que o que uma mãe mais precisa nessa fase é de respeito e ajuda, não de palpites.

Que presente levar ao visitar o recém-nascido?

O que dar a um recém-nascido?

  • Brinquedos. A hora das bonecas e dos carros chegará um pouco mais tarde, então agora não adianta gastar dinheiro com eles. Escolha aqueles brinquedos que não ficarão no armário por muito tempo – pirâmides, mordedores e chocalhos, tapetes educacionais, cubos macios, livros feitos de materiais laváveis, brinquedos de banho, etc. Lembre-se: todos os brinquedos devem ser de alta qualidade, seguros e sem peças pequenas.
  • Carrossel musical. Se a mamãe ainda não comprou essa coisinha útil, aproveite o momento. Preste atenção na força das peças, na melodia do som e na confiabilidade das montagens.
  • Fraldas. Se você tem certeza do tamanho e da marca pegue. Mas não com pressa e apenas as melhores e mais confortáveis. Não se deve levar uma embalagem gigante (metade das fraldas ficará simplesmente no armário) – é melhor levar várias embalagens médias de pesos diferentes, pois o bebê está crescendo muito rápido. Também não é recomendável fazer bolos e casinhas com fraldas: não viole a integridade da embalagem – isso é anti-higiênico.
  • Cobertor infantil ou uma toalha de banho grande. Essas coisas também não ficarão obsoletas, elas sempre são úteis.