Quarto montessoriano: entenda o conceito e inspire-se em 15 projetos!

Por 22 Comentários


Você já ouviu falar sobre o conceito Montessori? Ele foi criado por Maria Montessori, uma médica e educadora italiana no século XX, e nunca esteve tão atual. A proposta desse método é estimular a criatividade e a autonomia das crianças, para que se expressem e aprendam por meio da liberdade. Segundo a linha, os ambientes devem ser adaptados para os pequenos da maneira como eles enxergam o mundo – e tudo isso pode ser também aplicado na hora de montar o quartinho do filhote.

Ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior autonomia para as crianças – que podem deitar e levantar quando quiserem. Dispor os brinquedos de forma que elas possam pegá-los para brincar também é importante – dessa maneira, além do conceito de autonomia, o da organização também é trabalhado (afinal, os pequenos conseguirão guardar seus próprios objetos). A ideia principal é que os filhotes explorem seu dormitório, para que cresçam livres e autoconfiantes.

Para o post de hoje, selecionei 15 fotos que mostram como o método pode ser aplicado nos quartos infantis. Vem ver e saber um pouco mais sobre o assunto!

Imagens: http://www.apartmenttherapy.com e http://blog.thebump.com

Imagens: http://www.apartmenttherapy.com e http://blog.thebump.com

Repare como a maioria dos brinquedos e livros foram organizados. Colocar almofadas em volta do colchão durante as sonecas também é importante: isso evita que os pequenos rolem.

Imagem: http://www.apartmenttherapy.com

Imagem: http://www.apartmenttherapy.com

Que tal criar um ambiente lúdico com uma cama em forma de casinha feita de madeira? As crianças vão adorar!

Imagens: http://www.thebooandtheboy.com e http://pinningaisha.posterous.com

Imagens: http://www.thebooandtheboy.com e http://pinningaisha.posterous.com

Todos sabem a importância que os livros desempenham na educação infantil. Então, para estimular ainda mais a leitura, deixe as obras ao alcance dos pequenos.

Imagem: http://www.thebluepost.com.br

Imagem: http://www.thebluepost.com.br

Colocar tapetes no quarto também é uma boa alternativa (lembre-se de lavá-los bem, para evitar problemas respiratórios). Dessa forma, as crianças podem engatinhar e circular pelo espaço sem se machucarem.

Imagens: http://www.thebooandtheboy.com e http://www.apartmenttherapy.com

Imagens: http://www.thebooandtheboy.com e http://www.apartmenttherapy.com

Cabaninhas em cima dos colchões vão deixar o ambiente bonito e ainda mais atrativo para as crianças explorarem. Demais!

Imagem: http://www.thehappierhomemaker.com

Imagem: http://www.thehappierhomemaker.com

Se você não quiser colocar o colchão diretamente no chão, pode optar por um estrado ou mesmo um tapete de EVA embaixo dele.

Imagens: http://www.thebluepost.com.br e http://www.meetmotandpea.com

Imagens: http://www.thebluepost.com.br e http://www.meetmotandpea.com

Futons e pufes coloridos também pode ser colocados no quarto das crianças.

Imagem: http://childhood101.com

Imagem: http://childhood101.com

Os espelhos são usados na proposta Montessori para que as crianças possam se conhecer melhor. Mas não se esqueça: é importante que o objeto seja de acrílico e esteja bem fixado na parede para não oferecer riscos.

Imagem: http://bellysbutton.typepad.com

Imagem: http://bellysbutton.typepad.com

A ideia de deixar os objetos ao alcance das crianças permite que elas possam explorar os brinquedos e também aprender a organizá-los.

Imagem: http://howwemontessori.typepad.com

Imagem: http://howwemontessori.typepad.com

Repare como a disposição dos objetos está sempre na altura das crianças. Além dos tradicionais brinquedos, você também pode colocar objetos da casa (utensílios de cozinha que não oferecem riscos, como colheres de pau, copos de plástico) para os pequenos explorarem.

Imagem: http://hulahoopphotography.com

Imagem: http://hulahoopphotography.com

Por fim, se o orçamento permitir, você pode criar uma parede magnética no quarto do filhote. Incrível, não é?




Arquivado em: Decoração Tags:

Comentários (22)

Trackback URL

  1. Rose Maria Salgado disse:

    amei,voltei o meu tempo de faculdade,onde eu apresentei um projeto sobre Montessori.eu sou professora destes pequenos .

    • Amabile disse:

      Oi Rose, estou fazendo um trabalho sobre esse assunto. Tenho interesse em conhecer seu projeto. Ou até mesmo bater um papo sobre o método montessori. Se quiseres e puderes entre em contato. Obrigada!

  2. zeila disse:

    Sistema motivador e recheado de respeito ao desenvolvimento infantil. Admiro.

  3. Anabel disse:

    Achei bem interessante, mas meu apartamento é bem pequeno e minha filha passará a ocupar o quarto do meu filho, alguma sugestão para espaços reduzidos? Pois nosso solução acredito que terá de ser um beliche para contemplar os dois no mesmo espaço. Aproveito outros espaços da casa para deixar livros e brinquedos à disposição.

    • Drielly disse:

      Oi Anabel,Você pode adaptar o quarto dos seus filhos do seguinte modo: deixe o beliche, mas coloque um colchão no chão e deixe lá pra ver o interesse dos seus bebes. Se eles preferirem o colchão, ainda assim terá a opção da cama. Não precisa ser totalmente radical (tirar as camas). Mas faça essa mudança e se perceber que seus filhos preferem o colchão, pode adaptar de vez. Espero ter ajudado.

  4. caroline disse:

    ADOREI! MESMO SEM CONHECER POR NOME, FIZ O QUARTO DA MINHA FILHA ASSIM.. ELA TEM UMA CAMA POIS JÁ CONSEGUE SUBIR E DESCER DELA, MAS ENCHI O QUARTO DE PRATELEIRAS COM BRINQUEDOS AO ALCANCE, ASSIM FICAM EXPOSTOS, ORGANIZADOS E SOBRA MAIS ESPAÇO NO CHÃO PARA BRINCAR.

  5. Eliane disse:

    Adorei ,vou fazer também

  6. Camila Souza disse:

    Olá,

    Vi nas fotos que em todos os quartos têm essas bandeirolas, Tb faz parte do método ou apenas decorativo?

  7. Stefani disse:

    Qual idade ideal para mudar do quarto tradicional de recém nascido para este modelo?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Stefani,

      Algumas mães optam por fazer o quarto do bebê dessa maneira desde o início, ou seja, sem berço (então não existe uma idade ideal para essa mudança). É uma questão muito pessoal, mas, em geral, a partir dos dois anos todos os pequenos já conseguem se adaptar a esse esquema montessoriano.

      Bjs!

  8. monara disse:

    Olá! Adorei a cama casinha e quero fazer p minha filha de 2 anos. Qual a altura do chão até a cama e a altura da casinha? Obrigada

    • Mil Dicas de Mãe disse:

      Olá, Monara

      Infelizmente, não conseguimos te passar esses números, pois as fotos são ilustrativas. Acredito que talvez você possa encontrar essas medidas na Internet.

      Beijos

  9. leiliane disse:

    Tenho o desejo de fazer o quarto dos meus filhos assim me falta apenas os filhos. rsrs
    Mas tenho essa ideia na cabeça e no coração.

  10. Adriana disse:

    Olá. …amei essa idéia mais meus filhos já tem 6 e 4 anos. …um menino e uma menina.
    Você acha interessante ainda tirarmos a cama e usarmos essa metodologia?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Adriana,

      Acredito que você possa incorporar alguns elementos, mas, naturalmente, nessa fase, os pequenos já têm autonomia. Por exemplo: já conseguem subir e descer da cama, sem que ela seja no chão. Mas você pode, por exemplo, manter livros e outros objetos à mão, para que eles possam manusea-los sempre que quiser.

      Beijos!

  11. Maria Claret disse:

    Olá!!! Obrigada pelas dicas. Acho esse método fantástico! Fico sempre com uma dúvida nos ambientes ilustrativos da internet, a ideia é não ter armário também? Dispor as roupas em uma cômoda para que também fique ao alcance dos pequenos?
    Abraços

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Maria,

      O importante é que os itens, inclusive as roupas, sejam acessíveis aos pequenos. Mas nada impede que você tenha um armário e use as prateleiras mais baixas para o filhote, e as superiores para guardar outros itens da casa.

      Abraços!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail