Para fazer em casa: 7 caixas sensoriais!

Por 10 Comentários


No post de hoje, resolvi mostrar a vocês uma atividade muito bacana, que pode ser reproduzida em casa com facilidade. As caixas, ou mesas sensoriais, são compostas por diferentes elementos que proporcionam uma rica experiência aos pequenos.

Funciona assim: dentro de uma caixa você coloca o componente principal – pode ser água, areia, grãos, papéis, pedaços de algodão – e preenche o espaço restante com o que preferir – brinquedos, potinhos, tintas, massinha, legos, isopor. Para evitar que a sujeira se espalhe, coloque um jornal ou tapete velho embaixo da mesa e explique ao filhote que a brincadeira deve ser feita dentro do espaço delimitado.  Essa atividade ajuda no desenvolvimento da criança de várias formas, pois os sentidos sensoriais – visual, tátil, olfativo – são estimulados, assim como a coordenação motora fina. Durante a brincadeira, os pequenos adquirem o conhecimento das cores, formas, tamanhos e texturas.

É importante também que os pais se atentem à faixa etária do filho: se ele for muito novo, não coloque brinquedos pequenos que possam ser engolidos e que ofereçam outros riscos ao pequenino.

Agora vem ver como montar as caixas sensoriais para entreter o pequeno!

Imagem: http://www.funathomewithkids.com

Imagem: http://www.funathomewithkids.com

Nessa caixa, a água foi escolhida como o principal componente. Bolinhas coloridas de silicone e objetos de cozinha – colheres, potinhos e xícaras – completaram a brincadeira. Não se esqueça de oferecer utensílios que não apresentem riscos ao filhote (priorizar materiais de plástico e acrílico é uma boa ideia). Uma caixa (ou mesmo gaveta) feita com esses materiais pode ser usada para a atividade. As crianças vão adorar brincar com água nesse calor!

Imagem: http://www.kidsplaybox.com

Imagem: http://www.kidsplaybox.com

Bolinhas em gel que crescem na água podem ser usadas para montar uma caixa sensorial aquática. Na falta delas, também vale acrescentar gel colorido de cabelo. Animais de plástico, folhas feitas com papel e flores retiradas do jardim são os elementos desta brincadeira. Nela, também vale ensinar para o pequeno sobre o habitat dos animais. Uma forma divertida de aprender!

Imagem: http://theimaginationtree.com

Imagem: http://theimaginationtree.com

Montar uma caixa monocromática também pode ser legal! Aqui, os grãos de arroz foram tingidos com corante azul. Os demais elementos são legos, copinhos de acrílico, massinha, potinhos de plástico, letras e números de madeira, canudinhos e botões azuis. O bacana é que na caixa sensorial você pode misturar os brinquedos do seu filho com objetos reciclados da casa. Diversão garantida para a criançada!

Imagem: http://www.theveryhungrypreschoolers.blogspot.com.au

Imagem: http://www.theveryhungrypreschoolers.blogspot.com.au

Para montar essa caixa você vai precisar de pedaços de algodão, tinta aquarela e potinhos com água. Aqui, a ideia é que a criança sinta a textura dos elementos e brinque com as cores para criar o que desejar. Esta atividade é ótima para ser feita em grupo. Convide os amiguinhos do pequeno para a brincadeira, eles vão adorar!

Imagem: http://www.playathomemomllc.com

Imagem: http://www.playathomemomllc.com

Que tal reproduzir uma fazendinha na caixa sensorial? Animais de plástico, toquinhos de madeira e um pouco de terra (que pode ser comprada em lojas de jardinagem) compõem essa divertida brincadeira. Com essa atividade, você também pode explicar para o pequeno como os bichinhos vivem e explorar sua relação com a natureza!

Imagem: http://ateachingmommy.com

Imagem: http://ateachingmommy.com

Os pequenos são apaixonados pelo Olaf, personagem do filme Frozen. Para deixar a brincadeira mais interessante e fugir do convencional, que tal montar uma caixa com bonecos de neve? Bolinhas de isopor podem ser utilizadas na atividade, assim como os enfeites brancos da árvore de Natal (flocos de neve ou bolas). Os papéis azuis ficam no fundo da caixa. Pronto: agora é só acompanhar a brincadeira e ver como o seu filho vai se divertir!

Imagem: http://tomsensori.blogspot.co.uk

Imagem: http://tomsensori.blogspot.co.uk

Essa é uma brincadeira que as crianças maiores vão adorar! Coloque água e sabão na caixa e deixe que os pequenos façam espuma com as mãos. Você também pode acrescentar potinhos e copos de plástico – essa é uma forma de explicar para a criançada sobre as atividades domésticas, como lavar louça ou roupa!




Arquivado em: AtividadesDiversão Tags:

Comentários (10)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. 7 ideias de brincadeiras inspiradas no método Montessori! : Mil dicas de mãe | 25 de julho de 2015
  1. Edna Duran disse:

    Anabela Santos, olha que ideia mais gira

  2. Cris Lara disse:

    Parabéns Nívea, ideias muito legais e divertidas 🙂

  3. Tatiane Algaranhar disse:

    Ótimas idéias……gostei!!!

  4. Ótimas idéias pra mamães dedicadas como você Fabiana Akutagawa

  5. Sonha Correia disse:

    Maravilhada com as dicas, sou Terapeuta Ocupacional e vão contribuir com o meu trabalho com os pequenos…muito bom

  6. elaine disse:

    adorei as dicas, vou fazer com minha filha que é autista e tem nervoso de tudo.obrigada.

  7. Ameiii! Como a minha pequena de 18 meses fiz com pedras grandes e coloridas… Limpas… Pq ela ainda leva tudo à boca!!!
    p

  8. maria aparecida martins oliveira disse:

    amei, gostaria de saber:como trabalhar com jovens e adultos especiais na apae?

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail