Incompatibilidade sanguínea e fator Rh na gestação

Por 223 Comentários


Essa semana recebi um e-mail de uma das leitoras do Mil Dicas de Mãe que estava preocupada com uma possível incompatibilidade sanguínea entre ela e o feto. Em seu relato, ela me disse que as informações que encontrava eram superficiais ou complicadas demais para se entender, e por isso pediu minha ajuda para “traduzir” a questão em uma linguagem mais acessível. Como eu já tinha pensado em fazer um post sobre o assunto, achei que seria uma boa oportunidade para deixar esse conteúdo disponível a todas as mães que visitam o blog.

incompatibilidade sanguinea mae bebe

Quando se fala em incompatibilidade sanguínea entre a mãe e o feto, a grande preocupação que se tem é em relação ao fator Rh e à doença chamada eritroblastose fetal. Vamos por partes, para entender melhor. Os glóbulos vermelhos do sangue de uma pessoa (também chamados de hemácias ou eritrócitos, caso você veja esses termos por aí) podem ser classificados de acordo com a presença ou ausência de um antígeno chamado de Rh. As pessoas que apresentam certas proteínas chamadas de agente Rh na superfície dessas hemácias são denominadas Rh+ (positivo), enquanto as que não apresentam, são as Rh- (negativo).

O maior risco de incompatibilidade sanguínea na gestação ocorre quando a mãe é Rh- e o feto é Rh+. Isso só pode acontecer se o pai da criança for Rh+ (se ele for Rh-, o filho será também Rh-, descartando a hipótese de mãe e feto serem incompatíveis). Mesmo se o pai for Rh+, há a chance do filho ser negativo, e também não ocorreria o problema. Considerando que o filho seja Rh+ e a mãe Rh-, ela pode desenvolver anticorpos em seu sangue que enxergarão o próprio filho Rh+ como um corpo estranho em seu corpo, e começarão a combatê-lo. Esses anticorpos não existem naturalmente no sangue da mãe – só passam a ser produzidos quando seu sangue tem contato com o sangue do feto Rh+.

O primeiro filho, mesmo que seja Rh+, em geral está protegido contra esse combate das células da mãe, pois a sensibilização de suas células pelas do bebê só ocorrerá no momento do parto (e não durante a gravidez). Para evitar que um segundo bebê Rh+ tenha suas hemácias destruídas pelos anticorpos da mãe, que foram gerados a partir desse instante e que continuam circulando em seu sangue, nas primeiras 72h de pós-parto a mãe deve tomar uma injeção de 300 mg de gamaglobulina anti-Rh (também chamada de anti-D). Essa gamaglobulina destruirá as células do bebê antes que a mãe seja sensibilizada e possa produzir anticorpos anti-Rh.

Existem outras situações onde a mãe Rh- deve tomar a injeção de gamaglobulina, como em caso de gravidez ectópica (fora do útero, em geral nas trompas), de aborto espontâneo ou induzido e de exames invasivos (como a amniocentese ou biópsia de vilo corial – não se preocupe com esses nomes, você os conhecerá somente no caso de precisar realizar esses exames). Isso porque nesses casos ela também pode ter contato com o sangue de um feto Rh+ e passar a produzir os anticorpos anti-Rh, que combateriam as células sanguíneas do próximo feto Rh+ (que é a doença chamada de eritroblastose fetal ou doença hemolítica do recém-nascido). Uma vez formados os anticorpos, eles passam a estar presentes permanentemente no corpo da mãe. E a injeção de gamaglobulina é preventiva, não tendo efeito sobre os anticorpos já produzidos.

Considerando que você é uma mãe Rh- com um parceiro Rh+ (ou que você já tenha recebido uma transfusão sanguínea – que se feita impropriamente pode ter causado a sensibilização), você deve estar atenta a essa questão. Durante o pré-natal seu médico pedirá um exame chamado teste de Coombs indireto, em que será avaliada a presença de anticorpos anti-Rh em seu sangue. Esse teste será repetido mensalmente, para que a condição de segurança de seu bebê seja monitorada durante toda a gestação. Durante a 28a semana de gestação é recomendado que a mãe receba uma dose de gamaglobulina, como fator adicional de proteção contra a sensibilização. (Para quem quiser se aprofundar um pouco mais e conhecer o protocolo de gamaglobulina da Prefeitura Municipal de são Paulo, é só clicar aqui).

Se o teste de Coombs indireto for positivo, significa que a mãe já apresenta os anticorpos no sangue e sua gestação é classificada como de alto risco. Quando o bebê nasce com eritroblastose fetal, ele deve receber de pronto transfusões de sangue Rh- para eliminar os anticorpos da mãe que passaram pela placenta e que podem destruir suas células sanguíneas (o que levaria inicialmente a uma anemia ou icterícia leve podendo provocar em última instância a morte do bebê). Por isso não há dúvidas de que a melhor medida seja a prevenção da doença com acompanhamento pré-natal bem conduzido.

Obs: Eu sei que o assunto é meio complicado. São vários termos técnicos que dificultam o entendimento, mas o mais importante é se lembrar da eritroblastose fetal se for uma mãe Rh-. Qualquer dúvida, pergunte ao seu ginecologista ou obstetra, para que ele a oriente!




Arquivado em: PreparativosSaúde Tags:

Comentários (223)

Trackback URL

  1. Renata Andersson disse:

    Eu passei por essa situaçao com minha filha, eu sou de Rh- e ela de Rh+…na epoca da minha gestação eu nao tive o conhecimento dos riscos que poderia gerar ao bebe e o medico que fez minha cirurgia ,nao me alertou do fato de ter que tomar a vacina apos o nascimento. Fui alertada na minha alta no hospital onde deveria tomar a tal vacina, pra resumo de conversa, nao consegui tomar a msm. E hoje me preocupo quais os risco de uma segunda gravidez, e se nao ha outra forma de proteger p feto. Fico muito triste por pensar que nao posso mais ter outro filho.

    • Nívea Salgado disse:

      Nossa, Renata, que coisa! Muito triste mesmo! Acho que você deveria procurar um médico para fazer um teste e avaliar se de fato ocorreu a sensibilização no seu parto (ou seja, se você desenvolveu os anticorpos ou não).

      Bjs,

      Nívea

    • Nalva Souza disse:

      Bom dia Renata.
      Concordo com a Nívea. E antes que decida por uma nova gravidez, busque orientação médica. Verifique se vc foi ou não RH SENSIBILIZADA, para evitar complicações. Na minha 1a. gestação não fui orientada sobre isso e decidi engravidar novamente 2 anos depois. Infelizmente só soube da incompatibilidade quando tive dificuldades até para detectar a gestação. Minha segunda filhinha sofreu bastante. Foi uma gestação extremamente difícil, mas conseguimos vencer todas os desafios. Cada vez que penso no assunto e vejo minha filha, não me arrependo por ter comprado a batalha. Novamente, foi difícil, mas valeu a pena. Em seu caso, como não engravidou ainda, seria interessante fazer uma avaliação prévia. Uma gestação mais consciente e responsável, principalmente quando sabemos dos riscos que estaremos assumindo, é a melhor opção para uma mulher por sua vez também responsável e consciente.
      Felicidades!

    • deise disse:

      renata eu passei pela mesma situação que vc …não sabia que tinha que tomar a vacina ..mais hoje tenho dois filhos e graças a Deus ele ja tem 4 aninhos o mais novo foi tudo bem na gavidez do segundo nasceu nomal e estar bem

      • edineia disse:

        deise vc esta sensibilizada
        estou muito triste procurando informaçao enloquecendo
        tive um a borto que eu saiba pelo sus sempre fazem tipagem mais to com medo

    • Camille disse:

      Oi, minha filha teve ictericia por conta disso. Então eu não posso ter um segundo filho?

      • Nívea Salgado disse:

        Oi, Camille,

        Você deve conversar com seu médico e fazer alguns testes, para saber se houve a sensibilização. Só ele poderá responder essa dúvida.

        Beijos!

    • JANAINA RANGEL disse:

      olá,estou com uma duvida,minha mãe é rh- e meu pai rh+ ,a primeira gravidez foi tranquila minha irmão é rh+,a segunda foi eu ela com rh+ ela tomou a injeção e deu tudo certo ela poderia ter um terceiro filho e e ocorre tudo certo?

  2. monica disse:

    ola meu rh- e do meu filho e rh+, nao consegui tomar a vacina ele esta com 3 anos e pretendo engravidar no fim do ano o que devo fazer?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Monica,

      Você deve procurar um médico e fazer os testes para saber se foi sensibilizada no primeiro parto. Se tiver ocorrido a sensibilização, você terá que fazer um acompanhamento pré-natal intenso, como foi o caso da outra leitora que deixou seu comentário aqui no blog.

      Espero que dê tudo certo e que a segunda gravidez seja muito tranquila!

      Bjs

      Nívea

  3. ANA PAULA disse:

    Depois do parto foi feito o exame de sangue e ela apresentou o fator Rh+ e eu Rh-,então fui orientada a tomar a vacina, tomei vacina e em uma segunda gestação pode acontecer algum risco mesmo assim?
    E o exame de sangue para saber o tipo sanguíneo e o mesmo do coombs?

  4. rose disse:

    o sangue da minha filha é rh- e o do meu genro é rh+ e ela ta gravida de 2 meses.,ja tem uma filha., o que se deve fazer?desde ja agradeço.

  5. Sidinei disse:

    Se um casal onde o homem tem RH+ e a mulher RH-, tiverem o seu primeiro filho e a esposa não tomar a vacina anti-rh em 72 horas após o parto. Se eles vierem a engravidar do 2º filho e este feto tiver RH negativo como a mãe, esta criança correrá algum risco de saúde? Pode nascer com alguma deformidade ou isso só pode acontecer se a criança for RH positivo e a mãe RH negativo?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Sidinei,

      Se a segunda criança for Rh- não há risco para ela. Não nascerá com deformidade ou qualquer outro problema, ok?

      Abraço,

      Nívea

  6. Carla Silva disse:

    queria saber se o pai for o rh – negativo e mãe também for o rh – negativo o que pode ocorrer

  7. Priscila disse:

    No meu caso foi o contrario,eu e meu marido somos rh positivo,então nunca me preocupei,achei que meus gemeos nasceriam positivo também,mas os dois nasceram rh negativo,eles que tiveram o problema.

  8. Gicéli disse:

    Olá, perdi meu bebe com 38 semanas dia 18/11/14 o medico disse que foi trombose no cordão umbilical, mas agora estamos descobrimos que foi incompatibilidade sanguínea, mas a minha cabeça está muito confusa eu e meu marido temos Rh positivo já tenho uma filha com Rh tbm positivo por que será que na 2° gestação deu esse problema.Preciso de mais informação, estou passando por momento tão complicado.Aguardo informações

  9. Cintia Faria disse:

    No meu caso, eu sou Rh positivo e o meu marido é negativo. Corro o mesmo risco?

  10. Leticia Sousa disse:

    Oiii boa tarde eu sou hr negativo descobrir na minha primeira gestação o do meu marido não sei… Meu filho é hr positivo. Pois agora estou grávida de novo e queria saber qual são os riscos….

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Leticia,

      Se seu filho é Rh positivo, então seu marido também é.

      Nesse caso, é importante falar com seu médico, pois ele pedirá uma série de exames para o pré-natal. Faça tudo direitinho e depois volte para contar do seu bebê, ok?

      Grande beijo,

      Nívea

  11. Rosa Augusto disse:

    Eu só do Rh negativo e meu marido é positivo e tomei a vacina logo depois do parto, no 2 gestação terei q tomar outra vez? Quais os cuidados a tomar, e bebe correrá algum risco? Me ajuda

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rosa,

      Se você já tomou a vacina, então provavelmente está tudo certo. Converse com seu médico, através de alguns exames ele pode saber se a vacina foi efetiva.

      Bjs,

      Nívea

      • Rosa Augusto disse:

        MUITO abrigada Nivea, obrigada mesmo por satisfazer minha duvida, e estámos pensado em ter outro filho. Eu sou Angolana. Bj bjb

      • isabela disse:

        ola sou rh negativo e minha primeira filha de rh positivo,tomei a vacina tive uma segunda gestação mas foi parto prematuro por conta de uma infecção urinaria ,infelizmente minha bb morreu apos 21 dias 🙁 , eles me deram a vacina novamente sera que se eu engravidar precisarei tomar novamente a vacina?

  12. Arismênia disse:

    Oi queridas Boa Noite..Tenho uma filhinha de 3 aninhos o meu sangue é Rh Negativo,e o dela Rh positivo o mesmo do Pai,eu tinha que tomar a vacina mais estava em falta no hospital..Agora estou na minha segunda gestação..Estou com muito medo ja estou com 15 semanas…Alguém com algo parecido..

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Arismênia,

      É muito importante que você fale com seu médico – não fique com medo, mas faça um pré-natal bem feito, para evitar complicações.

      Você pode ver nos comentários que uma outra mãe passou pela mesma situação, e conseguiu levar adiante a segunda gravidez.

      Depois conte como você está, ok? Grande beijo!

      • luana disse:

        Ola, Nivea, é minha primeira gestação eu sou rh-. Estou preocupada porque são gêmeos o risco pode ser maior.

        • Nívea Salgado disse:

          Oi, Luana,

          Não se preocupe com isso. Conte ao seu médico seu receio, para que ele faça um acompanhamento de perto em seu pré-natal. Espero que você volte em breve para contar sobre o nascimento dos pequenos!

          Beijos

  13. simone disse:

    A mãe que tem o sangue A negativo e que tomou a vacina após a primeira gestação, em caso de uma nova gestação precisará tomar a vacina novamente….

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Simone, se a mãe já tomou a vacina na primeira gestação, então não precisará tomar novamente quando engravidar novamente.

      Beijos!

  14. Camila disse:

    Boa noite
    Faz dois dias que tive um aborto espontâneo e estou muito triste. Mas o que me deixa muito mais é não descobrir o motivo de ter abortado. Possuo rh negativo e tive o meu primeiro bebê com 22 anos. Na época tive a infelicidade de ter sido mal orientada a respeito. O meu filho nasceu prematuro, porém saudável. No hospital, a médica que havia feito o meu pré natal me acompanhou na hora do parto. Após a quarentena ela havia me perguntado se eu teria tomado a injeção… Não sabia informar! Perdi o chão. Hoje com 30 anos, com outra médica, a mesma havia dito que estava acompanhando a minha segunda gravidez, após o ultra som me informou que eu tenho ovarios micropolicisticos. Estou, além de triste, desesperada… O que eu posso fazer? Por favor, me ajudem…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Camila, não fique assim. Eu sei o quanto um aborto pode ser difícil, por experiência própria. Mas acredite que no fim dá tudo certo, e que virá uma criança linda!

      Converse com sua médica, veja se há algo que possa ser feito para minimizar esse risco e boa sorte!

      Grande beijo!

  15. Suzana disse:

    Nívea boa tarde,
    Poderia por gentileza esclarecer uma duvida.
    Minha irmã é Rh negativo e o marido dela é positivo, a primeira filha deles é Rh positivo. Ela fez todo o pré-natal e após o parto ela tomou a vacina, passaram-se 11 anos e ela engravidou novamente e quanto estava na 14ª semana ela sofreu um aborto ela tomou a vacina novamente, ela fez alguns exames e o médico disse que não havia nada de errado com ela passado alguns meses ela engravidou novamente e na 14ª semana veio o 2º aborto. Agora saiu o exame de RH que confirma que o feto era positivo, será que toda vez que ela engravidar e o feto for RH positivo ela vai abortar¿
    Fico no aguardo,
    Obrigada.
    Beijosss

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Suzana,

      Se sua irmã tomou a vacina, fez os exames e o médico disse que está tudo bem, então provavelmente os abortos não tiveram relação com o Rh. Mas, como ela já teve dois abortos, seria interessante procurar alguma causa para elas – tenho uma amiga que perdeu vários, por incompetência istmo-cervical, por ex.

      Bjs!

  16. Carla Costa disse:

    Sou O+ e o pai da minha filha B+… Minha filha ta tendo reações, impolando o corpo e a medica diz que é rejeição do sangue… Nesse caso pode ocorrer essa incompatibilidade. Por que pra mim só seria se eu fosse rh-.

  17. Bianca disse:

    Olá meu nome é Bianca , meu tipo sanguíneo é (O-)e do meu marido também, temos um filho de 3 anos tambem (O-) . Minha Duvida seria em uma segunda gestação eu ou meu futuro bebê correríamos algum risco ? Teria que ser feito algum tratamento antes ou sem riscos nenhum ?
    Obrigado , aguardo resposta !

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Bianca,

      Se você é negativo e seu marido também, vocês não terão filhos positivos, então não há motivo para se preocupar, ok?

      Beijos!

  18. Bianca disse:

    Sou (O-) e meu marido também. Temos um filho também (O-)
    .
    Em Caso de uma segunda gestação ..correria algum risco com o bebê ? Existe algum tratamento a ser feito antes ? Ou quando marido e mulher possuem o mesmo tipo de sangue não tem riscos ?
    Obrigado

  19. marcela disse:

    Nivea, sou O negativo e meu marido O positivo.
    Estou em uma gestação de 11 semanas, mas há 3 anos atras perdi um com 8 semanas, porem não tomei a injeção, pq nem cheguei a ser orientada sobre…
    Fiz o teste Coombs indireto e o resultado foi negativo, eu ainda posso ter problemas na gestação ? Estou muito preocupada ! Me ajuda..

  20. cintia disse:

    Tomei a vacina matergam há 8 anos atrás,por ter passado tanto tempo na futura gravidez terei que tomar novamente?

    Obrigada desde já!

  21. Tatiana Dias disse:

    Olá meu nome é Tatiana e sou rh negativa e meu marido rh positivo nossa primeira filha nasceu rh positiva não tive problema algum durante a gestação tomei a injeção logo após o parto hoje ela tem 12 anos e estou gravida novamente será que posso ter problemas durante essa gestação.Por favor me responda muito preocupada.Obrigada

  22. Priscila disse:

    Olá Nivea tudo bem?
    Me chamo Priscila, meu tipo de sangue é A- e do meu esposo O+, tivemos uma filha há cinco anos atrás, eu tive anemia na gravidez e após o parto e ela nasceu com icterícia, o tipo de sangue dela é A+, eu não lembro de ter tomado essa vacina, pretendo engravidar, como devo agir por causa da vacina? E quais as chances de meu segundo filho ter algum tipo de deficiência?
    Desde já agradeço!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Priscila,

      Embora não se lembre de ter tomado a vacina, é possível que tenha tomado. Por isso, o melhor a fazer, antes de engravidar novamente, é pedir ao seu médico um exame que avaliará isso.

      Se de fato a vacina não tiver sido aplicada, o acompanhamento da segunda gestação deverá ser feito muito de perto, pois é considerada de risco. Mas com uma boa equipe e com pré-natal corretinho, as coisas ficarão mais fáceis até o parto.

      Grande beijo,

      Nívea

  23. Patrícia Silva disse:

    Boa tarde Nivea!
    Estou gravida de 9 semanas e sou rh negativa e meu marido rh positivo, meu médico disse que quando eu estiver de 8 meses terei que tomar essa injeção, mas pelo que andei lendo parece que se toma com 28 semanas e outra até 72 horas depois do parto, é isso msm? ele disse que meu primeiro bebê não corre nenhum risco, mas que o segundo bebê corre sim, me ajuda, estou muito preocupada em tanto com o primeiro bebê como com o segundo que pretendo ter daqui uns dois anos.
    Bjss…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Patrícia,

      Pesquisei um pouquinho sobre o assunto e, aparentemente, a primeira dose da vacina é tomada entre a 28a e a 30a semanas de gestação (converse com seu médico, provavelmente ele irá recomendar perto da trigésima semana). Tomando esse cuidado e a segunda dose logo após o parto, provavelmente você não será sensibilizada pelo primeiro filho, e o segundo também não terá problemas, quando você engravidar novamente.

      Fique tranquila, faça um bom pré-natal, que tudo vai correr bem, ok?

      Minha mãe é Rh negativo e teve três filhas positivas, todas super normais 🙂

      Grande beijo,

      Nívea

      • neia disse:

        Olá me desculpa, estou muito preocupa pesquisando na Internet, lendo tudo sobre o teste de comeis. Sofri um aborto há um mês.
        Eu li seu post sobre sua mãe, ela é negativo e teve 3 filhas positiva sem problemas?? Será que o pai não era negativo?
        Adoraria saber, estou transtornada ele era positivo e mesmo assim não aconteceu nada??

  24. Larissa Souza disse:

    Oi Nívea.

    Eu sou O- e meu marido é A-, tem riscos ? Euu procurei saber um pouco e logo me assustei, achei melhor com uma explicação do que pode acontecer.

    Obrigada, beijos <3

  25. Sabrina Lopes disse:

    Olá,sou a Sabrina sofri dois abortos ano passado,meu medico nao me alertou sobre os riscos,porem estou gravida de dois meses e meu fator e RH negativo,Ando tensa tenho medo de perder meu bebe…Essa Vacina eu ainda posso tomar para que ocorra tudo bem?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Sabrina,

      O ideal é que você peça ao seu médico um exame para saber se foi sensibilizada, e aí, sim, discuta com ele as opções que você tem.

      Não deixe de fazer um pré-natal bem feito, pois isso será o mais importante para você e seu bebê, ok?

      Boa sorte e dê notícias!

      Grande beijo!

  26. Sabrina Lopes disse:

    lembrando que meu esposo é A positivo.

  27. julyana Cavalcante disse:

    Gostaria de saber se pais ambos o+ pode ter filhos o-, pelo que pesquisei na internet, só pode se os dois forem heterozigoto, só que a família do pai são todos positivos, pode acontecer isto.

    • Nívea Salgado disse:

      Mesmo que na família do pai todos sejam positivo, podem carregar o gene recessivo. Portanto, é possível que tenham um filho negativo (que será O, obrigatoriamente).

      Beijos!

  28. Juliana disse:

    Ola, meu nome e Juliana meu Rh e – e do meu marido rh + meu filho esta com com 3 anos e o rh dele e igual ao meu A- qual o risco que corro ao ter o segundo filho?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Juliana,

      Embora você tenha tido um filho negativo, ainda corre o risco de ter um filho positivo. O ideal é conversar com seu obstetra e fazer um pré-natal bem feito, ok? Mas fique tranquila, que no caso de um segundo filho positivo e você não tendo sido sensibilizada anteriormente, tudo deverá correr tranquilamente.

      Beijos!

  29. Sabrina disse:

    Olá Boa Tarde meu chamo Sabrina tenho RH O negativo e meu esposo B positivo, meu filho nasceu com RH O positivo ( tive uma ótima gestação) fiz acompanhamento mês a mês com exames de sangue na época, tomei a vacina logo após o parto, gostaria de saber se tem tempo determinado para esta vacina? Por que meu filho esta com nove anos e pretendo ter uma segunda gravides mas tenho um pouco de medo

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Sabrina,

      Em geral não há um tempo determinado de validade (a vacina pode estar válida ainda, sem problema algum).

      O ideal é solicitar um exame de sangue para seu obstetra, para que ele possa checar isso, ok?

      Beijos!

  30. Sofia disse:

    Olá, sou rh negativa e meu marido rh positivo . minha filha de 5 anos é rh negativa. Estou de 7 semanas do segundo filho, corro algum risco?

    Grata,

    Sofia

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Sofia,

      Provavelmente você não corre nenhum risco (correria, por exemplo, se tivesse tudo um aborto espontâneo de um bebê Rh positivo, por exemplo). Fique tranquila e converse com seu médico, ok? Certamente ele é a melhor pessoa para te responder.

      Bjs!

  31. Luana disse:

    Estou amando o forum… Obg Nivea!!!

  32. Luana disse:

    Nivea… Como foi o procedimento c sua Mamae??? Ela tomou a vacina apos o parto tb???

  33. Jaqueline disse:

    Olá Nivea, boa tarde !

    Meu tipo sanguíneo é O Negativo, e estou com 6 semanas da minha primeira gestação, fiz meu exame de Coombs indireto e deu positivo. Falando em uma linguagem informal, o que isto significa ? eu já tenho os anticorpos ? Minha Gravidez será uma gravidez de rico ? Quais os ricos que meu bebê corre? Estou extremamente preocupada!

    Obrigada, desde já !

    Jaqueline

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Jaqueline,

      Sim, isso significa que você já tem os anticorpos, por isso é fundamental conversar com seu médico e fazer um pré-natal com acompanhamento de perto.

      Torcendo para que dê tudo certo e você volte para contar sobre seu lindo bebê, ok?

      Beijos!

  34. Edirlene Marques disse:

    Oi Nívea,
    Sou O- e meu esposo é O+. Temos uma filha que nasceu O- como eu. Quando ela nasceu a pediatra que a acompanhou me disse que por ter nascido com o mesmo tipo de sangue que o meu, eu não precisaria tomar a vacina. Agora, 4 anos depois, quero engravidar novamente. Como devo proceder? Há algum risco para o meu segundo filho?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Edirlene,

      Como sua primeira filha era negativa, provavelmente está tudo certo! De qualquer forma, é importante conversar com seu médico e saber se ele deseja realizar alguma pesquisa de anticorpos agora (pode ser que ele peça se houve algum aborto espontâneo nesse meio tempo, ok?).

      Beijos!

  35. Ada disse:

    Sou rh – e tive uma filha rh + tomei a vacina ja se passaram 10 anos estou no segundo casamento e não consigo engravidar sera qe tem algo errado? Meu marido e rh +

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ada,

      Essa demora na segunda gravidez pode não estar relacionada com o Rh de vocês, principalmente considerando que você tomou a vacina. Mas sempre é válido conversar com seu médico e, caso ele ache necessário, fazer um exame para detectar anticorpos.

      Beijos!

  36. Tulio disse:

    Tem algum exame que dá pra descobrir se o pai é RR ou Rr?

  37. Leda disse:

    Olá tô com uma dúvida meu fator eh e o – e do meu esposo e o+ e o meu filho nasceu com b – isso pode ser.

  38. Renata Vargas disse:

    Olá.. td bem?
    Sou Rh negativo e meu esposo positivo, após o primeiro parto tomei a vacina. Agora após 8 anos estou grávida novamente, de 6 semanas e estou tendo sangramentos… A médica disse q terei q tomar a vacina novamente.. Vc tbm acha correto?

    Att,

  39. Ariane Evangelista disse:

    Olá, tenho uma filha de 06 anos, A-, que no 2° dia de vida apresentou icterícia gravíssima, ficando internada por 10 dias. Estou querendo engravidar, porém tenho medo. Eu sou O+, meu esposo é A-. Os riscos na 2a gravidez são os mesmos?

  40. josilene disse:

    ola estou gravida do meu segundo filho e nao tomei a injeção o que devo fazer,eu corro o risco de perder meu bebe?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Josilene,

      Tenha calma, muitas gestações evoluem bem, apesar da mãe não ter tomado a injeção.

      O melhor a fazer é conversar com seu obstetra e relatar o caso, para que ele faça um bom pré-natal.

      Um abraço,

      Nívea

  41. Luciana disse:

    Boa noite! Meu rh e – e do meu esposo + fiz o teste de farmácia hj e deu positivo. So q agora a noite veio um pouco de sangrando de cor clara, so q ainda nao consegui uma consulta c um médico da area. O eu faço? Sera q estou perdendo meu bebe?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Luciana,

      Espero que tudo esteja bem por aí. O sangramento é comum em muitas gestações (eu mesma tive e hoje estou com minha filha com 4 anos), então o melhor a fazer é tentar manter a calma (eu sei que é difícil) e repousar.

      Fale com seu médico o mais breve possível, para que ele possa te orientar quanto às medidas necessárias, ok?

      Boa sorte, estou torcendo por você.

      Nívea

  42. Mariana disse:

    Olá Nivea, meu nome é mariana. preciso muito da sua ajuda… 
    Eu sou Rh- e meu marido Rh+, tenho uma filha de 8 anos já mas, por negligencia nao tomei a imunoglobulina no primeiro parto, e agora na segunda gravidez estava tudo bem com meu bebe e meu coombs positivou, fizeram meu parto com 37 semanas, meu bebe nasceu bem, apenas com desconforto respiratorio, depois teve ictericia, melhorou depois evoluiu pra obito no quinto dia o motivo q colocaram na DO foi: choque distributivo, coagulação intravascular disseminada e a isoimunização, nasceu 26.08.15 e faleceu no ultimo dia 31. estou sofrendo demais, sofro pelo obito do meu bebe e por medo de nao engravidar de novo, meu esposo nao tem filhos, minha filha é de um relacionamento anterior… enfim gostaria de saber como proceder quando eu quiser engravidar de novo, se tem um serviço especializado, se eu vou poder engravidar e se tem um serviço onde posso procurar para prevenir. desde já agradeço. meu email maryana_eduarda@hotmail.com

  43. Queila Pinheiro disse:

    oi td bem? Tive dois abortos,e engravidei novamente e descobri q eu sou A- e meu esposo A+, cuidei direitinho na gravidez,quando o bb nasceu tomei a vacina, mas descobri hj q estou gravida d novo… será q corre algum risco da criança nascer com problema?
    Por favor me responda o mais rapido possivel srrssr anciosa e com medo rsrsr…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Queila,

      Se você tomou a vacina, provavelmente não há problema. Fique tranquila e informe a história ao seu médico, pois provavelmente ele solicitará alguns exames para se certificar de que a vacina funcionou.

      Abraços,

      Nívea

  44. larissa disse:

    Eu sou A- e Meu marido A+ tive uma filha e ela é A+ por negligencia do hospital não tomei a vacina na minha primeira gestação, apos 6 anos engravidei novamente e perdi o bb com 26 semanas no dia 16/01/2015 meu primeiro exame tinha dado negativo porem depois os medicos não pediram mais e agora minha duvida será que posso ter uma nova gravidez estou com muito medo.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Larissa,

      O ideal é que você faça um novo exame para saber se houve sensibilização. Converse com seu médico para que ele faça o pedido, ok?

      Beijos

  45. Emilia Barbosa disse:

    E se eu quiser ter 5 filhos e ja tiver tomado a vacina apos o primeiro parto rh+, terei de fazer novamente o exame antes de engravidar ou mesmo dutante a gravidez? Ou uma vez apanhada a vacina para sempre imunizada? Para cada parto uma vacina ou basta a primeira? Parabens pelo trabalho, belissima ideia

    • Emilia Barbosa disse:

      Que pena não ter respondido ainda. Porque sera minha querida? Espero ansiosa pela resposta, a duvida é legitima…

      • Nívea Salgado disse:

        Oi, Emília,

        Agora achei sua pergunta.

        É prudente que seu médico peça o exame em cada gravidez, pois pode ter havido alguma sensibilização posterior (em decorrência de um aborto espontâneo, por exemplo). E a cada nascimento de bebê Rh positivo você precisará tomar a vacina novamente.

        Abraços!

  46. Anderson disse:

    Ola, estava dando uma lida e achei muito legal e importante os esclarecimentos dados , vocês devem achar estranho um Homem fazendo perguntas desse tipo, mas vou casar logo logo, nem curtir ainda a lua de Mel e já estou pensando nos filhos que viram futuramente bem futuramente rsrsr.
    Então, minha noiva e(O+) e eu sou(A+) nesse caso existe algum tipo de risco?

  47. Marielle disse:

    Lendo sobre este assunto me surgiu uma dúvida, quando a mãe é rh+ e o feto rh-, o feto não produzirá anticorpos contra o fator rh da mãe porquê?

  48. luana disse:

    olá. meu tipo sanguineo é A- e do meu esposo é O+ meu primeiro filho do primeiro casamento nasceu O- mais nao tomei a vacina , corro o risco do meu filho nascer com algum problemaa.

  49. ROSY disse:

    OLA BOA TARDE ESTOU GRAVIDA DO MEU SEGUNDO FILHO O PRIMEIRO TEM 5 ANOS E MEU RH.O NEGATIVO E DO MEU ESPOSO A.POSITIVO E DO MEU FILHO E O.POSITIVO NAO LEMBRO QUE TOMEI ESSE MEDICAMENTO E AGORA ESTOU MUITO PRECULPADA O Q PODE ACONTECER COM MINHA FILHA JA TOU COM 25 SEMANA,FIZ O EXSAME DE COOMBS INDIRETOS E DEU POSITIVO 1/32 O SEGUNDO 1/16 TOU MUITO TRISTE VOU LEVA O RESULTADO NO DIA 05/11/15 QUEM PODER MI ESCLARECER MELHOR.rose-lene77@hotmail.com

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rosy,

      Converse com seu obstetra, e não fique triste – pensamento positivo é importante sempre! É seu médico que, acompanhando seu quadro clínico, poderá indicar o melhor momento para o parto.

      Beijos!

  50. Renata disse:

    OLÁ MEU NOME E RENATA E EU PRECISO DA SUA AJUDA EU SOU A- E MEU MARIDO A+ E ESTOU QUERENDO ENGRAVIDAR DO 1 FILHO, TEM ALGUM RISCO DE ABORTO OU ELE NASCE COM ALGUMA DEFICIENCIA? ME RESPONDE POR FAVOR

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Renata, tudo bem?

      Normalmente não há problemas durante a gravidez do primeiro filho. Mas, de qualquer forma, você deve fazer um acompanhamento com seu obstetra, que acompanhará o caso, ok?

      Abraços!

  51. Angela disse:

    ola estou gravida do meu primeiro bb devo me preocupa com o resultado que recebir hoje deu negativo

  52. FERNANDA CRISTINA GUESDES EUGENIO DA SILVA disse:

    BOA TARDE NIVEA,
    GOSTARIA QUE ESCLARECE MINHA DUVIDA,POIS ESTOU MUITO PREOCUPADA QUANTO A ESTE INJEÇAO.SOU A- E MEU MARIDO O+,SEI QUE TENHO QUE TOMAR A INJEÇAO AGORA ENTRE 28 A 34 SEMANAS SEGUNDO DISSE MEU MEDICO,POREM É NECESSARIO TOMAR TAMBEM APOS O PARTO,PORQUE UM MEDICO ME DISSE QUE EU TOMARIA ENTRE 28 E 34 SEMANAS E APOS 72 HORAS DO PARTO,OUTRO DISSE QUE SÓ ENTRE 28 E 34 SEMANAS…DE FATO É NECESSARIO OU NAO AS DUAS DOSES????
    AGUARDO,DESDE JA OBRIGADA.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Fernanda,

      Realmente não sei se varia caso a caso. A informação geral que tenho é que é necessário tomar também após o parto.

      Beijos

  53. Nina disse:

    Boa tarde,

    Meu RH é negativo e do meu marido é positivo Temos uma filha de 6 anos com Rh-. Eu sofri um aborto e não fui orientada sobre a “vacina”. Agora, com vontade de engravidar novamente fiz o Coombs que deu positivo ref. 1/2. Chorei muito, perdi o chão. Gostaria muito de ser mãe novamente. Como proceder? Existe gravidez segura mesmo sensibilizada?
    Obrigada! meu e-mail é ninamayeras@gmail.com

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Nina,

      Sua gravidez será considerada de risco, e é importante conversar com seu médico e fazer um pré-natal bem feito. Estarei torcendo por aqui para que tudo dê certo!!!

      Grande beijo!

  54. Patricia disse:

    Boa noite. Sou RG negativo, marido positivo. Primeira filha tb positivo , tomei a vacina. Na sequência 2 abortos bem no início da gestação. Só tomei a vacina no 2o aborto pq no primeiro não fui orientada. DPs de 60 dias da vacina, meu coombs deu negativo. Descobri agora que estou grávida e literalmente apavorada de positivar….. Quais as chances?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Patrícia,

      Infelizmente não tenho como te responder quais são as chances. Converse com seu médico, certamente ele é a pessoa que melhor conhece seu histórico e pode te dar essa informação.

      Beijos, torcendo por você!

  55. Aline disse:

    Olá,meu tipo sanguíneo é O negativo, tenho uma filha de nove anos que é O positiva. No ano passado tive um aborto espontâneo e não consegui tomar a vacina. Agora quero tentar engravidar novamente. O que eu faço?

  56. Patricia Souza disse:

    Prezada Nívea,
    Sou O- e tive um aborto quando era muito nova, não tomando a vacina.
    Agora, grávida novamente, meu marido é A+ e estou procupadíssima com a gestação.
    Já fiz dois exames de coombs indireto e eles deram negativo.
    É comum positivar ao decorrer da gestação?
    Não posso tomar a vacina agora por precaução?
    Obrigada pela ajuda

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Patricia,

      A sensibilização da mãe negativo com um aborto nem sempre acontece, então fique tranquila.

      Como você já fez dois exames que deram negativo, acredite que tudo dará certo. É possível positivar durante a gestação, mas acredito que o melhor seja confiar em seu médico.

      Bjs

  57. Ester disse:

    Estou gravida e de alto risco (combs indireto positivo) por conta de no meu primeiro parto nao ter tomado a vacina, e nem fui informada sobre isso. gostaria de saber se o hospital q fez meu parto é de alguma forma responsável por isso ,pois na época estava sem convenio e foi pago o parto particular.

  58. Camila disse:

    Meu fator Rh- e meu marido Rh+ e tenho uma filha de 10 anos,e a mesma nasceu com o Rh + e assim que sair da maternidade tomei uma vacina chamada MASTERGAN, e estou com 10 semanas do meu segundo filho. Será que corro risco desse segundo filho ter problemas em sua formação?

    Meu email: camilagripp@yahoo.com.br

  59. renata disse:

    ola ,boa noite a todas…

    Meu marido era o+ mas teve esteven johnson e teve que tomar imoglobulina eisso fez com que o sangue dele se transformasse em a+,eu sou o positivo tive minha primeira filha sendo a+,na segunda gestação eu descobri que tinha anti-d,não tomei a vacina tive uma gravidez de risco com acompanhamento,mas foi bem minha gestação ate o parto,tive a incompatibilidade sanguinea ela tambem nasceu a +,por isso gostaria de saber se poderia ter a terceira gestação,sem risco,ou posso ter a incompatibilidade novamente?

  60. Dayane disse:

    Olá boa tarde Meu tipo sanguíneo e fator Rh+ e do meu parceiro tbm.. Eu teria algum problema na gestação ou com o bb?

  61. lucineide disse:

    boa noite sou hr- meu esposo hr+ tive 2 aborto e depois tive uma filha ela tem 11 anos hoje, e a 5 dias atrás tive um aborto de 9 semanas nunca tomei vacina vc pode orientar o que devo fazer e que medico procurar. tambem tenho dificuldade de engravidar sera por causa do fator HR- aguardo sua resposta.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Lucineide,
      A dificuldade em engravidar pode estar relacionada ao Rh, sim.
      O ideal é que você procure um bom obstetra e relate toda sua história a ele. Então ele pedirá alguns exames, para saber se você foi sensibilizada na gestação da sua filha ou nos abortos.
      Boa sorte, estarei torcendo para que tudo dê certo!
      Beijos

  62. Ana carla disse:

    Gente estou com 8 semanas meu sou Positivo E meu esposo e O negativo tem algum problema minha outra filha n tem nada ver com esse casamento agora o pai dela e outro o dela e positivo..
    Tira minhas dúvidas por falvo

  63. ANA CARLA disse:

    oi bom dia sou rh- e meu esposo e rh+ fiz o exame de coonbis indiereto e deu negativo agora fui novamente no hospital era outra medica entao ela me disse que o meu sempre dara negativo pois ne rh e negativo ai disse que quem tem que fazer o exame e meu esposo isso e correto fiquei meu em duvida.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ana,

      Essa informação está incorreta. Você precisa fazer um acompanhamento e repetir o teste de Coombs periodicamente, para ter certeza de que não foi sensibilizada. Seu marido não precisa fazer o exame.

      Abraços,

      Nívea

  64. Bruna Fagundes disse:

    Olá no meu caso o meu tipo sanguineo é A+ e o da minha filha é O- eu tbm corro algum risco ? Eu não tomei esta vacina e ja tive 2 abortos espontâneos , não sei se é por causa do sangue mas a enfermeira pediu pra eu me orientar sobre o assunto .
    Obrigada

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Bruna,

      Se você é Rh positivo não haverá problema (os abortos não têm relação com isso). Sua filha, quando engravidar (e apenas se o pai foi positivo) é que deverá ficar atenta, ok?

      Abraços!

  65. angelica machado disse:

    Olá Nivea sou a-tive minha filha a+ tive uma gravidez normal minha filha já tem 9 anos e por negligência do hospital não tomei a vacina agora estou grávida novamente mais meu novo marido e negativo também será que eu corro o risco do BB ser positivo estou preucupada?

  66. JEANNE SOUSA ABREU disse:

    Bom dia, e se nesse caso for ao contrario, se a mae(O+) for RH+ e o pai(A-) for RH-, corre os mesmos riscos.?? Por favor me ajudem.

  67. Lívia disse:

    O meu sangue é fator rh- e o do meu esposo rh+ meu 1filho foi rh+ e tive que tomar mastergan e estou gravida de novo há algum risco?

  68. Aline disse:

    Estou desesperada, gente, me ajudem.Estou grávida de 8 meses e não sabia de nada disso,já tenho uma filha que é perfeita, sou fator O negativo, não tomei nenhuma injeção ou vacina dessas que estão falando.
    Morava no interior e não tinha médicos, vim para casa de um tia que está me ajudando e hoje conseguimos enfim um médico para consultar, e fiquei sabendo disso tudo. Meu mundo desabou.
    Estou esperando os exames que ele pediu serem liberados pelo SUS para fazer. Ele pediu mais de 10 exames diferentes. Será que minha bebê vai morrer?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Aline,

      Fique tranquila. O médico está fazendo direitinho, e é importante fazer todos os exames que ele pediu. Faça um bom pré-natal, que tudo tende a dar certo. Beijos, boa sorte, estarei torcendo por você.

  69. Aline disse:

    Boa tarde! Há alguns anos tive um aborto logo no inicio da gestação, tinha 3 meses. Agora pretendo engravidar novamente, meu marido é Rh positivo e eu sou Rh negativo (O-). O que devo fazer??

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Aline, tudo bem?

      Você deve conversar com seu obstetra a respeito. Ele provavelmente pedirá alguns exames para saber se houve algum tipo de sensibilização. Mas fique tranquila, ok?

      Beijos!

  70. Vanessa Ramos disse:

    Boa noite gostaria de tirar uma dúvida, quando a mãe tem fator Rh+ e o bb Rh- pode ocorrer eritrosblastose fetal? Obrigada.

  71. rosangela andrade disse:

    ola sou rosangela andrade,eu sou O Positivo meu marido e A Positivo ja tive 3 gestaçao sendo que o primeiro perdir. antes das 12 semanas e o segundo segurou mas foi de risco com sangramento constante ate os tres meses mas segurou e ele e A positivo ja a 3 eu perdir antes das 12 semana tem alguma coisa a ver com o fator positivo

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rosangela,

      Quando a mãe é positivo os sangramentos e possíveis abortos não estão relacionados à eritroblastose fetal, pois o problema só acontece nas mães Rh negativo.

      Bjs

  72. LAYANE disse:

    OI.
    GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO.
    POIS ESTOU GRAVIDA DO MEU PRIMEIRO FILHO. GOSTARIA DE SABER SE ISSO AFETA NA MINHA PRIMEIRA GESTAÇÃO?
    QUAIS OS RISCO QUE TENHO.

    • Equipe disse:

      Olá, Layane. Tudo bem?

      No post você encontrará algumas informações sobre o assunto. Como cada caso é um, acredito que procurar um médico será a melhor maneira de tirar todas as suas dúvidas.

      Abraços

  73. Luna disse:

    Olá..
    Aos 18 anos tive minha primeira filha,eu sou A- e o pai O+..ela nasceu saudável,tomei a vacina logo q ela nasceu. Dois anos depois tive um aborto espontâneo,não lembrei de tomar a vacina novamente e como era outro medico ele também não se tocou. Aos 31 anos resolvi engravidar de novo,o medico disse q não teria problemas,fui fazendo exames para acompanhar e no sétimo mês de gestação o suto,deu alteração,como o medico nunca tinha pegado um caso de incompatibilidade sanguinea se apavorou,mandou fazer o exame q tira o liquido do cordão umbilical(que por sinal é terrível) e por nada..pois nenhum laboratório analisava esse tipo de exame. Então por segurança mandou eu ir para o hospital fazer uma cesária de emergência,pois ele não tinha como ter certeza se o bebe já estava sofrendo ou não. O meu filho nasceu com uma ictericia muito severa,recebeu sangue 3 vezes,fazia exames de sangue diariamente e por pouco não teve q fazer a troca de sangue. Passamos 23 dias na UTIN,na época não tinha noção do risco que ele correu. Mas graças a Deus ele esta hoje com sete anos e meio,saudável e sem nenhuma sequela. Mas o medico me proibiu de engravidar novamente,disse q seria um risco enorme tanto para mim quanto para o bebe. Tomo remédio desde então,casei de novo,não sei ainda o tipo sanguineo do meu atual…esse mês atrasou minha menstruação,estou APAVORADA,não tive coragem ainda de fazer o exame e estou na esperança q não seja gravidez…mas o q mais me assusta é se estiver…mesmo se meu novo marido não for O+ também,mesmo assim corro risco de ter problemas nessa possível gravidez??

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Luna,

      Se seu novo marido for também Rh negativo, como você, não há risco de eritroblastose fetal. Mas se ele for positivo (O, A, AB, B, não importa), há a possibilidade.

      Espero ter ajudado.

      Abraços!

  74. Natacha disse:

    Olá, meu rh é o- e o do esposo o+, nosso primeiro filho saiu com o rh o- igual ao meu, agora depois de 5 anos estou grávida de 8 semanas e não lembro se após o parto me deram a vacina, meu segundo filho corre algum risco???

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Natacha, provavelmente não há risco, porque seu primeiro filho também é Rh negativo, como você. O risco aconteceria se você tivesse tido um filho positivo (ou um aborto com feto positivo, possivelmente). Mas fique tranquila e faça o pré-natal direitinho, que tudo tende a dar certo!

      Beijos!

  75. Keyla Dayanne disse:

    Olá sou Rh Negativo e tenho filhos. O primeiro não teve nada, já o segundo teve eritrobastose e icterícia. Estou pensando em engravidar novamente, tomei a vacina, fui ao médico e ele me passo combs indireto. Deu positivo, tenho chances de engravidar novamente?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Keyla,

      Converse com seu médico. Acredito que há chances de engravidar, mas a gravidez seria de risco. Mas apenas seu obstetra poderá tirar suas dúvidas.

      Beijos

    • Rafaela Schmitt disse:

      Oi, Keyla, tudo bem?
      Desculpe perguntar, mas como é a saúde do seu filho que teve Eritoblastose Fetal? Te pergunto pois meu filho também teve, e não conheço nenhuma criança ou mãe que tenham passado por isso, por isso tenho muitas dúvidas e curiosidades, se quiser responder te agradeço desde já, beijos.

  76. Robison disse:

    Olá Nívia sou Robison meu tipo sanguíneo é O- é o da minha esposa é A-, temos uma filha de 4 anos mais não sei o tipo sanguíneo dela, mais pelo oque entendi não corremos riscos, pelo oque entendi dois Rh- não geram um Rh+!! Estou certo ?? Aguardo resposta

    ÊÊÊ👏👏👏 um homem

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Robison,

      Que alegria ver um pai por aqui!

      Sim, se você e sua esposa são negativos, só poderão ter filhos negativos, e nesse caso não acontece a eritroblastose fetal.

      Abraços!

  77. Gil Oliveira disse:

    Oi tive um aborto retido fiz curetagem e o medico falou q se o meu sangue for negativo devo tomar uma vacina. Queria saber se devo tomar agora ou so quando pretender engravidar novamente. E q vacina é essa?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Gil, essa vacina é para prevenir problemas futuros em uma nova gravidez (ou seja, o risco da eritroblastose fetal). Você tem que tomar agora, ok? Não deixa passar 🙂

      Beijos

  78. ediane disse:

    Boa Noite, Estamos com o coração apertado, Minha cunhada esta gravida, e so agora as 37 semanas deu a incompatibilidade sanguinia, hoje internaram ela para interromper a gravidez, mas estão esperando uma vaga na UTI, pois falaram que vão precisar…
    Caso ele precise da transfusão… e acho que vai acontecer, porq ela passou os 9 meses sem nada de medicação…
    O que acontece?? sera que com a transfusão, ele vai ficar bem??

  79. Nina disse:

    Boa noite!
    Não sei exatamente o porquê, mas ando com uma pulga atrás da orelha… acredito q eu possa ter tido um aborto na adolescência, nunca tive certeza.

    Enfim, namorado na epoca era rh+, sei disso pq estudávamos juntos e fizemos o teste na aula de biologia rsrs agora, meu marido é rh-. Eu sou rh- também.

    A pergunta é: se eu realmente tive esse aborto e o embrião fosse rh+, com meu atual marido (lembrando: rh-) e uma provável gravidez (pois estamos tentando novamente) de um bebê (obviamente negativo, tambem) corremos risco?

    Ou só são fantasmas me assombrando com medo de ter um terceiro aborto com marido (e talvez quarto, o q eu nunca saberia, pois o q sei é q minha menstruação na época atrasou uns cinco dias, depois tive uma cólica horrivel, q me fez ficar sentada no vaso até melhorar após a saída de coágulos enormes, bem parecido com o aborto de meu atual – desculpem o grosso modo, precisava me explicar e ser bem entendida rs )

    Obrigada pela atenção!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Nina,

      Se seu atual marido é negativo, então certamente vocês terão um filho negativo, e a chance de eritroblastose acontecer é nula. Por isso, vale a pena investigar outras causas para os abortos (uma amiga, por exemplo, teve alguns e descobriu que tinha incompetência cervical – que acontece quando o colo do útero abre e a gravidez é interrompida. Há ainda outras causas que podem ser analisadas, mas é preciso notar também que abortos acontecem mesmo!).

      Desejo toda a sorte do mundo, e que você volte depois para me contar sobre seu parto.

      Beijos!

  80. Joisse disse:

    Olá, estou com muita dúvida e preocupada pq eu sou rh- e meu marido rh +. Tive um aborto ano passado com cinco semanas e não me falaram nda sobre essa vacina e agora estou com medo.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Joisse,

      Não fique com medo, apenas relate o ocorrido para o seu médico e ele pedirá alguns exames para se certificar de que você não foi sensibilizada durante o aborto.

      Grande beijo!

  81. Lívia disse:

    Boa noite meu tipo sanguineo é o- e o do meu esposo é ab+, tive um filho há 5anos. Ele nasceu com tipo rh+ do pai, tomei a vacina antes de sair da maternidade. Estou grávida de 20 semanas, pode ter algum risco pra mim e pra minha bebê?

  82. Andreli disse:

    Bom dia sou o- pois já sou imunizada gostaria se saber se posso engravidar novamente obrigado

  83. Lílian disse:

    Meu RH é – e o do meu esposo é RH + tomei a vacina após o parto do primeiro filho só que já faz 12 anos e quero ter o segundo filho,tenho que tomar novamente?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Lílian,

      Em geral a vacina é tomada logo depois do parto. Mas peça para o seu médico um exame para constatar que ela continua efetiva.

      Beijos!

  84. Sissa disse:

    Boa noite!
    Tomei a vacina há 7 anos, quando minha filha nasceu. Preciso toma-la novamente caso resolva engravidar novamente?
    Obrigada.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Sissa,

      Em geral a vacina é tomada apenas após o parto. De qualquer forma, fale com seu médico, pois certamente ele pedirá alguns exames de sangue para se certificar de que ela funcionou.

      Beijos

  85. Diana moreira disse:

    OLA EU ESTOU COM 6 SEMANAS DE GESTAÇÃO E DESCOBRI QUE MEU SANGUE É A NEGATIVO E DO MEU MARIDO É O POSITIVO, E EU TIVER UM PEQUENO DESCOLAMENTO DA PLACENTA. TEM ALGUMA POSSIBILIDADE DA CRIANÇA NASCER COM ALGUMA DEFICIÊNCIA?? E A MINHA PRIMEIRA GESTAÇÃO.
    ME AJUDEM POR FAVOR PRECISO MUITO SABER, ESTOU AFLITA.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Diana, fique tranquila.

      É sua primeira gestação e tudo deve correr bem. O descolamento de placenta não tem relação com o Rh. Apenas faça um pré-natal direitinho, e depois do parto, se o bebê for positivo, tome a vacina, ok?

      Beijos!

  86. Alie Schiavi disse:

    Olá eu descobri pouco tempo que estou gestante e estou muito feliz, é minha primeira gravidez e vi que muitas mulheres estão aflitas, eu tbm sou RH- e meu marido RH+ e meu médico disse que quando nós temos qualquer sangramento durante a gestação temos que informar a eles, pois neste sangramentos pode ocorrer a mistura no sangue e criar anticorpos, disse que sempre que acontecer nós temos que tomar a vacina eu achei legal essa informação e queria compartilhar pois pode ser que alguns médicos não informem. Como eu tenho endometriose minha gestação é um pouco mais delicada mas tenho fé em Deus que vai dar tudo certo!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Alie,

      Parabéns pela gravidez! É isso mesmo, seu médico está certíssimo! É muito importante relatar sangramentos se você é uma mãe Rh negativo!

      Boa sorte, e depois volte para contar quando seu bebê nascer! Grande beijo!

  87. Camila disse:

    Olá, Nivea, boa noite
    Então, ha 3 meses tive um aborto.
    Sou o- e meu marido +
    Pensei q so precisaria tomar a vacina,se caso o bebe tivesse nascido,porém tive o aborto e não tomei a vacina
    Estou gravida novamente
    Sei q o bebe corre riscos,queria muito saber qual,por favor me ajude
    Ando muito angustiada

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Camila,

      Não fique preocupada, pois nem todas as gestantes que abortaram são sensibilizadas durante esse processo. Fique tranquila, converse com seu médico e peça a ele os exames de controle, para saber se você tem anticorpos ou não. Estarei torcendo para que tudo dê certo, e você volte para contar sobre o nascimento do seu bebê!

      Grande beijo!

  88. Karoline disse:

    Ola. Quando eu nasci, minha mãe tomou a vacina pq ela é RH – e eu sou O POSITIVO. O MEU PRIMEIRO FILHO NASCEU BEM. ENGRAVIDEI DO SEGUNDO E PERDI O BEBE. MEU MARIDO é Ab-. Tenho que tomar a vacina?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Karoline,

      Como você é Rh + não precisa tomar a vacina. O aborto na segunda gestação teve outra causa, então não se preocupe com a possibilidade da eritroblastose fetal.

      Beijos.

  89. Thiago Souza disse:

    Minha esposa é A+ e eu sou O+ meu filho nasceu O- ela tinha que ter tomado alguma vacina?

  90. Sandy disse:

    Olá,

    Eu sou arh-, meu 1o filho é positivo. Estou esperando neném agora, preciso tomar a vacina, mesmo não pretendendo engravidar de novo?

    Obrigada

    • Equipe disse:

      Olá, Sandy. Tudo bem?

      Como cada caso é um, o melhor a fazer é procurar um médico para tirar todas as dúvidas sobre a questão. Ele saberá orientá-la da melhor maneira!

      Beijos

  91. Eliza Magnani disse:

    Oi nívea! Tudo bem?
    Boom, eu sou rh – e meu marido + e tivemos um filho,que nasceu com o mesmo rh do pai + e só fui informada que teria que tomar essa injeção três dias depois de ter neném(quando recebi alta) e não consegui mas tomar,porque a médica disse que não faria mais efeito pois só vim conseguir 10 dias depois.
    emfim… Hoje meu filho tem 5 anos,e eu queria muito engravidar,mas tenho muito medo…(meu filho pede muito um irmãozinho)
    Mas minha duvida é… Eu tenho que tomar a injeção durante a gravidez? E se não consegui,oque pode acontecer?
    (Meu parto foi cesária) e tenho hoje 24 anos.
    Ficarei grata por uma resposta!
    Bjs

    • Equipe disse:

      Olá, Eliza. Tudo bem?

      Como cada caso é um, sugiro que você procure o médico para tirar as dúvidas sobre a questão. Ele saberá orientá-la da melhor maneira possível 😉

      Boa sorte!

      Beijos

  92. Viviane disse:

    Oii Boá tarde eu tenho uma duvida eu tive a minha primeira filha e nasceu com liquido na cabeça eu gostaria de sabê sé e porque meu saquê e B positivo e do meu marido também???

    • Equipe disse:

      Olá, Viviane. Tudo bem?

      Nesse caso, o melhor a fazer é procurar um médico. Ele poderá esclarecer todas as questões sobre o assunto!

      Beijos

  93. ana maria disse:

    ola boa tarde eu tive um aborto espontaneo no dia 2 de maio e tive que tomar essa vacina porque o meu sangue e rh negativo ai todo bem no dia 2 de junho desceu a mestruaçao e no dia 25 desceu uma gosminha como fosse borra de cafe durou 2 dias e era pra descer a mestruaçao no dia 2 de julho so que nao desceu ja tem 17 dias de atraso e tou preocupada . queria saber se a vacina pode fazer com que a mestruaçao nao desça ou se pode ser gravidez me ajudem por favor

  94. Adriele disse:

    OI estou gravida do 1 bb , e sou A+ meu marido eh B+ rsrs eu acho … Tem algum problema ?

  95. Gustavo Henrique disse:

    Minha esposa tomou essa vacina na primeira gravidez
    Vai ter q tomar na segunda tbm

  96. Carla disse:

    O meu sangue e o+ e do meu marido a- tivemos a primeira filha tudo beleza, mas na segunda ela nasceu e poucas horas depois ficou amarela e muitas complicações e teve sérios problemas de saúde agora penso em ter outro filho mais estou com medo de acontecer de novo pergunto para os médicos e dizem a mesma coisa que não tem nenhum problema então por que a minha minha filha nasceu e teve graves problemas como explicar isso ?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Carla,

      A icterícia que sua segunda filha teve não tem relação com a eritroblastose fetal. Quando ao tipo de sangue, fique tranquila, porque você é uma mãe positivo e não negativo. As razões para sua filha ter nascido amarelada podem ser muitas, mas isso não significa que você deva temer uma nova gravidez.

      Beijos

  97. Adriana disse:

    Oi, eu tomei Matergan pós aborto, depois tive uma filha o coombs deu negativo e ela tem hoje 9 anos, penso em ter outro filho, mas a médica disse que eu teria que ter tomado de novo, pois a minha filha é RH positiva, agora estou com medo de ter problemas e fico na dúvida se devo engravidar.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Adriana,

      Converse com sua médica e pergunte se não é possível fazer alguns exames que mostrem se houve sensibilização. Boa sorte!

  98. Giselle Barbosa disse:

    Olá Nívea!

    Minha dúvida também é como estes casos onde a mãe não se lembra de ter tomado a vacina na primeira gestação.
    Acredito que não tomei por falta de informação na época.
    Hoje após 8 anos estou gravida de 29 semanas e na semana passada apos um combs positivo ja tomei a injeção.
    Meu médico me disse que o risco é que o bebe nasça com anemia.

    Estou muito preocupada, quero saber quais os riscos que meu bebe corre, e se o fato de so agora ter tomado a injeção poderá ajudar nessa situação.

    Sou B-, meu marido A+ e meu primeiro filho AB +.

    Att.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Giselle,

      Os riscos são variados, por isso o importante é fazer um pré-natal bem direitinho, com acompanhamento constante. Ao longo da gestação provavelmente você terá que repetir o Coombs, e dependendo do resultado seu médico te guiará no que precisa ser feito. Boa sorte, volte para contar quando o pequeno nascer!

  99. Angélica Moraes disse:

    Olá..
    Não tenho filhos ainda, mais tenho duvidas meu sangue é A+ e do meu marido é B- neste caso pode haver incompatibilidade sanguinea em uma segunda gestação… terei que tomar a vacina??

  100. Juliana disse:

    Boa noite Nívea.
    Estou bastante tem preocupada!
    Eu sofri um aborto a anos atrás, e nao tomei nenhuma vacina referente a esse assunto.
    Agora estou grávida de 27 semanas e descobri meu coombs positivo.
    Sendo que fiz um no inicio da gravidez e tinha dado negativo.
    Estou muito confusa, descobri neste fds e nao estou em contaro com meu médico. Estou pirando!
    Vc já viu algum caso assim? Qual o procedimento?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Juliana,

      Sim, já vi isso acontecer. Fique tranquila, converse com seu médico e faça o pré-natal direitinho, ok?

      Estarei torcendo para que você volte em breve para contar sobre seu pequeno!

      Beijos!

  101. Sara disse:

    Boa tarde!! Que bom achar o seu blog, por favor preciso do seu auxílio…. Estou na segunda gestação com 15 semanas. Sou rh – meu marido e meu primeiro filho são rh+, tomei a vacina após o parto. Gostaria de saber os cuidados que devo ter com essa gestação, estou sem convênio e o médico da UBS é clínico geral e infelizmente não esclarece minhas dúvidas, já perguntei do exame Coombs indireto e ele me disse para lembra-lo na próxima consulta. Não estou segura,mas tbm não sei como devo proceder. Desde já agradeço.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Sara,

      Continue pedindo o exame de Coombs indireto, você precisa fazer. Caso dê negativo, provavelmente você terá que repetir outras vezes ao longo da gravidez. Se der positivo e você não sentir segurança no médico, acredito que seja melhor continuar o pré-natal com outro, pois você terá que ser acompanhada de perto.

      Beijos, boa sorte!

  102. andreia aguiar antunes disse:

    Ola bom dia
    sou rh negativo e meu marido positivo, mas a minha primeira filha nasceu com rh negativo. nao tomei a vacina, nao fui alertada da primeira gravidez, agora estou na segunda gestação e sabendo do problema e estou muito preocupada. Mas o meu medico me falou q so posso fazer o exame de coombos com 27 semanas.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Andreia,

      Como sua filha é Rh negativo também é provável que não tenha qualquer problema nessa segunda gestaçÃo. Fique tranquila! Abraços!

  103. Dayane disse:

    Oi Nivea tudo bem olha eu sou do tipo rh- e meu marido rh+ na minha primeira gestaçao minha filha teve o mesmo tipo sanguíneo meu e na minha segunda gestação minha filha teve o tipo sanguíneo do pai e não consegui encontrar de forma alguma a vacina onde moro e nas cidades mais próximas estou fazendo planos para uma terceira gestação o que vc mim diria diante dessa situação a segunda gestação tive um parto cesariano a 5 anos atrás quero ser mãe de novo e estou com receio de nao ter tomado a vacina mim ajuda por favor

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Dayane,

      Se você está querendo engravidar novamente, sugiro que procure um médico e peça para ele pedir exames de sangue que constem se você desenvolveu anticorpos depois da segunda gestação. Converse com ele e, dependendo dos resultados, defina se a nova tentativa envolve riscos.

      Um abraço,

  104. Maria Lima disse:

    Oi nívea. gostaria de relatar minha história, sou rh- e meu marido rh+, tenho 1 filho rh+, tomei a vacina quando ele nasceu 2007. em 2014 engravidei e perdi a minha filha no final da gestação, com 40 semanas, o médico disse que foi por causa de um nó no cordão umbilical. mas eu nunca acreditei. eu achava que tinha passado da hora de nascer. este ano 2016 engravidei novamente, estava tudo bem com minha gravidez. mas aconteceu de novo, no dia 16 de agosto perdi minha filha com 36 semanas. foi feito o exame e constatou a incopatibilidade sanguínea. Provavelmente a primeira perda foi por incompatibilidade também. Estou muito abalada. gostaria de saber porque isso acontece no final da gestacao? E se eu posso engravidar novamente e qual o tratamento que tenho que fazer? e se eu engravidar, qual são os cuidados que tenho que ter.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Maria,

      No seu caso provavelmente você já desenvolveu anticorpos, por isso precisa da aviação de um especialista para saber se pode engravidar novamente e até que ponto do pré-natal é seguro seguir com a gestação. Como a gravidez é de risco, há chances de ter que fazer um parto prematuro. Procure a opinião de um bom médico, que pedirá diversos exames, para te dar uma posição correta.

      Bjs, boa sorte, estou torcendo por vc!

  105. Ana Santos disse:

    Olá, Boa noite!
    Fiquei grávida do meu primeiro bb e infelizmente dia 30/08 perdi o mesmo com 6 semanas… Fiz a curetagem e tomei a vacina antes de sair da maternidade.
    Sou O- e meu esposo O+ , acha que posso perder novamente? Estou com medo de tentar…queria muito um filho.
    Me ajude!

  106. Thiene disse:

    Olá Nivea,

    Sou O+ e meu marido tmb. Meu filho de 2 meses é O-. Preciso tomar a vacina?

  107. SIMONE CUNHA disse:

    BOA TARDE,
    MENINAS ACONTECEU ALGO COMIGO TUDO INDICA QUE FOI INCOMPATIBILIDADE.
    MEU SANGUE É AB- DO MEU ESPOSO O+, DEPOIS DE 3 ANOS DE MUITA LUTA CONSEGUIR ENGRAVIDAR PELA PRIMEIRA VEZ, POREM NAO TIVE MUITA SORTE, PERDI O BEBE COM 2 MESES. MEU LAUDO MEDICO CONSTA ABORTAMENTO INCOMPLETO OU SEJA ABORTO, COM ISSO TIVE QUE FAZER A CHAMADA CURETAGEM.. UM PROCESSO NAO MUITO AGRADÁVEL, APOS ESSE PROCESSO TOMEI A MATERGAN CONHECIDA COM ANTI D. QUERO SABER SE NA MINHA PROXIMA GESTAÇÃO VOU TOMAR NOVAMENTE ESSA VACINA?

    BEIJOS!

  108. Rose disse:

    Boa tarde! Por favor, tenho uma duvida e pode ser que alguém já tenha passado por isso e possa amenizar minha ansiedade.
    Fiquei grávida e com 11 semanas o coração não batia e detectou óbito embrionário.
    Depois lembrei que sou RH negativo e meu esposo positivo.
    Como o saco gestacional saiu naturalmente, será que necessário ter que tomar a vacina para próxima gravidez? Minha médica não disse nada sobre isso.

    Obrigada

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rose, infelizmente não tenho a resposta. O ideal é conversar diretamente com sua médica.

      Beijos, fique tranquila que dará tudo certo!

  109. Priscila disse:

    Com 2 meses tive descolamento de placenta tomei remédio ficou tudo bem pois colocou de novo,tive acompanhamento em uma matéria de daqui da minha cidade a obstetra sabia da minha tio agem sanguínea e assim foi até os 9 meses certinho ganhei minha bb, ela nasceu dentro do carro foi tudo muito rápido, passamos 12 dias na maternidade pois ficou no banho de luz pois estava com ectericia e tbm era considerada bb pig pois nasceu de baixo peso,viemos p casa e peguei a carteira dela e vi que o sangue dela era diferente do meu e do pai dela pois somos A+ e ela nasceu O- só na primeira consulta dela que a pediatra falou que o rh dela era diferente e que era o mim tomar cuidado na minha segunda gravidez aí que fui pesquisar sobre o assunto de incompatibilidade de rh. O que devo fazer em uma segunda gravidez e se for uma gravidez que não descubra logo no começo?

  110. Kelly camila disse:

    Oi bom dia eu tomei a injeção e meu filho já tem 3 anos e não consigo engravidar desde que ele nasceu eu não tomei remédio não uso camisinha nem nada e não consigo engravidar sera que tem algum motivo pra isso ? 😔😭

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Kelly,

      AS coisas podem não ter relação. Mas vale a pena conversar com seu ginecologista e fazer alguns exames para saber se há algum motivo para que você não esteja engravidando novamente.

      Abraços!

  111. Weslanny disse:

    Oi eu sou o negativo e meu marido A positivo, tenho 2 filhos e são também o negativo. Será que se eu tiver o 3o filho pode dar algum problema?

  112. Daiane nunes disse:

    Se eu tomei matergan na primeira gestação e toma agora na segunda tem algum problema ?
    Obrigada.
    Boa tarde

  113. Layane Porto Rodrigues disse:

    Minha irma rh negativo e o marido rh positivo. ela engravidou e teve que fazer uretagem com 2 meses pois não se ouviu o coração do bebe. Ela não tomou a vacina. Gostaria de saber se pode haver problema na 2ª gestação ou qual o procedimento para uma segunda gestação segura (vacina) e a probabilidade de não haver nada de errado caso ela faço tudo certinho na segunda gestação. Quando ela deve tomar a vacina numa segunda gravidez e a chance de der tudo ok pra ela e o bebe. Preciso de uma explicação para acalmá-la. Hoje o médico disse que se tiver uma proxima gestação sera de alto risco ele ela está desesperada

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail