Ser mãe é ter coragem para seguir novos caminhos!

Por 46 Comentários


A maternidade me trouxe muita coisa boa. Claro que o melhor de tudo foi trazer ao mundo uma menininha esperta e muito carinhosa, que me abraça todos os dias e diz o quanto me ama (só de pensar, meus olhos já se encheram de lágrimas!). Mas além desse presente, recebi no pacote muitos outros. Posso dizer que hoje sou uma pessoa diferente de três anos atrás, e apesar do cansaço, das noites mal dormidas, do desejo de um pouco de sossego de vez em quando, de perder a paciência vez ou outra, considero-me uma mulher mais altruísta, mais forte, mais corajosa.

Engraçado que a coragem que se ganha vem acompanhada com uma certa dose de medo. É como se você conseguisse ir até a lua por um filho, mas passasse a ter receio de viajar de avião (vai que ele cai! O problema não é você se machucar ou morrer, é deixar seu filho sem seu amparo!). Você começa a acreditar que pode arquitetar novos planos, tomar as rédeas do destino e ousar concretizar sonhos antigos, para os quais nunca se achava preparada. Depois de suportar a rotina dos primeiros meses de um bebê, o choro incessante (e de significado obscuro), os dias de solidão dentro de casa, acontece um “click” dentro da sua cabeça – é a hora em que você se reconhece com uma força incrível (afinal, depois disso tudo você está viva, e feliz!!!). Você descobre que as maiores vitórias exigem dedicação, suor, trabalho, e que você tem garra para isso!

Foi assim que minha vida profissional ganhou um rumo novo – o Mil Dicas de Mãe. Comecei a escrever sobre maternidade e não quis mais parar. No início, o blog me tomava uma hora diária, depois duas, depois três… Até que eu percebi que enfim tinha encontrado algo que sempre procurei no trabalho e até então não havia encontrado – a paixão. Ah, e como é bom estar apaixonada por um ofício! Porque as horas passam e você não sente obrigação de nada, você sente prazer!

Queria dividir com vocês o dia de hoje, que é um marco na minha vida. Eu deixo um emprego público (ao qual sou muito grata, por todo o conhecimento que me trouxe e pelas pessoas maravilhosas e empenhadas que conheci), para me tornar uma empreendedora oficialmente. Eu deixo a segurança, para ganhar as asas da liberdade (com todos os benefícios e dificuldades inerentes a ela). E sempre ao lado da minha filha, que é a razão da existência de tudo isso!

Espero poder produzir ainda muito conteúdo sobre o universo infantil, aqui no blog e pelo mundo afora, que contribua para uma maternidade/paternidade mais consciente, para um mundo mais bacana para nossas famílias. Se estou com medo? Um pouquinho. Mas com a alegria de escolher o caminho que quero trilhar.

Minha fotógrafa preferida! Fotografia: Natália Avani

Fotografia: Natália Avani




Arquivado em: Nossa históriaPapo de mãe Tags:

Comentários (46)

Trackback URL

  1. Monique Froes disse:

    Que esse seu novo caminho seja muito abençoado Ní! Parabéns pela coragem! Você vai longe!

  2. Tatiana disse:

    Uau! Que coragem!! Boa sorte nesta nova etapa da sua vida!

  3. Shirleuy disse:

    Amiga, parabéns! Muito, muito, muito sucesso nessa nova jornada que acaba de se iniciar. E conte sempre comigo!!! Beijos. Shi

  4. Fernanda disse:

    Muita coragem… a que eu ainda não tive, seja por medo ou por falta de uma certeza como a tua. De qualquer forma tenho certeza que vai dar certo Nivea. Parabéns.

  5. Lilian Paiva disse:

    Sucesso ! Que Deus abençoe sempre!
    Bjokas

  6. Teresa Monteiro disse:

    Parabéns! Que essa nova etapa seja muito iluminada e próspera. Adoro o blog e torço para que ele, assim como sua autora prosperem muito e nos enriqueça de conteúdo. Pois mães de primeira viagem, como eu, sempre estão cheias de dúvidas e o blog nos ajuda muitíssimo. bjs

  7. Parabéns, acho que você resumiu num post o significado de ser feliz.

  8. Carmem Pfeifer disse:

    Amiga linda, te admiro muito!!!

  9. O sonho de muitas mães… Parabéns!

  10. Renata Fran disse:

    Lindas e sabias palavras. Descreveu muito o que nos mães, marinheiras de primeira sentimos…
    Toda a sorte, sua filha é linda!

  11. Nívea,

    Como dizem na gíria “demorô” rsrsrs
    Boa sorte e sucesso, tenho certeza que vai dar tudo certo 🙂
    Abraços

  12. Sábias palavras! Desejo que essa nova empreitada seja de grande sucesso!

  13. Dani Rabelo disse:

    Áh querida, sua linda! Parabéns! Parabéns! Parabéns!!!

    Sua decisão com certeza será a mais acertada de todas!

    Seu site é ótimo, vc é muito querida e faz tudo da melhor forma possível. Não tem como dar errado.
    E ainda vai curtir muito a sua pequena!!!! Uhuuu!

    Delícia.

    Beijos grandes e muito boa sorte! Pq talento e competência, vc já tem!

  14. Alessandra Gomes de Oliveira disse:

    Parabéns , siga seu rumo … Aki tb estou vivendo algo parecido , peço a Deus coragem praseguir tb …

  15. Boa sorte! Estou esperando chegar a hora da minha glória que você descreveu com tanta exatidão! Minha bebê tem 4 meses rsrs

  16. Sandra de J R B Freitas disse:

    Parabéns! Pela sua filha, escolhas na vida e texto sensivelmente tocante…que Deus continue as abençoando; ainda não tive coragem de abandonar meu emprego público para me tornar uma empreendedora (meu sonho é uma livraria infantil), mas tal pensamento não me sai da cabeça…por que não me faltam motivações: Maria Fernanda, de 6 anos e Enrique, de 2 anos e 10 meses. Se possível, gostaria de trocar ideias e experiência com você…pode ser por e-mail? Obrigada.

  17. Desejo muito sucesso! Parabéns e boa sorte!

  18. Sergio Briza Froes disse:

    Parabéns filha, mamãe e eu desejamos muito sucesso!!

  19. Sergio, a matéria tá linda!!! Parabéns, vovô corujá!

  20. Parabéns, Nívea Salgado! Vc merece muito sucesso no caminho que escolher!!!

  21. Obrigada, paizinho (que pai conectado, meu Deus! Orgulho!). Te amo!

  22. Eu também, amiga querida! Grande bj!

  23. Obrigada, Helena, um grande bj! Saudades!

  24. Sergio Briza Froes disse:

    …orgulho nosso, filha!!!Bjs

  25. Tamara disse:

    Esse caminho já é sucesso e, se depender de mim e do seu semblante de ontem, o crescimento vai ser meteórico! Bem-vinda à vida empreendedora <3

  26. Andreia disse:

    Nivea,
    acabei de conhecer seu blog,e a cada linha que eu ia lendo,
    ia me identificando… Sou mãe de uma linda menina de 6 anos e um
    lindo sapeca de 4 anos. Faço no meu note um “Diário de mãe”, com todas
    as flores e dores que a maternidade nos traz…
    Com certeza foi um prazer te conhecer!
    Boa semana!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Andreia, tudo bem?

      O prazer foi meu em ver o carinho do seu comentário. Vamos manter contato, combinado?

      Beijos para você e para os pequenos,

      Nívea

  27. Poliana disse:

    Olá Nívea!
    Fiz o mesmo tipo de escolha que você e não me arrependo. Fechei as portas da minha agência de publicidade e mergulhei em um novo ofício que me permite ficar com minha filha (hoje com 1 ano e 3 meses). Diferente de você, larguei minha antiga profissão para começar outra do zero, sem certeza nenhuma de que daria certo… mas o desejo de ficar com minha filha era mais forte que o medo! Estou fazendo algo que amo, trabalhando com coisas que sempre sonhei em trabalhar! Depois visite meu blog (blog.puki.com.br) e dê sua opinião (sincera) do que acha do meu trabalho, seria importante para mim! Abraços e boa sorte nesta sua jornada! Parabéns pela coragem!

  28. Náy Rocha disse:

    Parabéns pelo blog(e pela filha linda!).O conheci por volta de 1 ano atrás, quando eu estava grávida e desde então, leio quase todos os dias.Tem me ajudado muito.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Náy, eu sei que você está sempre por aqui, querida! E adoro todos os seus comentários! Obrigada pelo carinho de sempre!

      Bjs,

      Nívea

  29. Tatiana Oldfield disse:

    A vida é engraçada,vai nos levando por caminhos que jamais imaginamos trilhar! Ao ler sua história,fiquei impressionada com a sua jornada e lhe desejo td de bom e mto sucesso no seu blog 🙂

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Tatiana,

      Obrigada pelo carinho. Puxa, é tão gostoso quando alguém que não conhecemos pessoalmente nos deixa uma mensagem de otimismo e boas vibrações!

      Desejo a você também tudo de bom, e que possamos conversar outras vezes!

      Bjs

  30. Danielle disse:

    Parabéns e seja muito feliz! Creio que nunca se arrependerá. Sinto muita saudade da milha filha de 8 meses e vejo o tempo fugindo de mim. Queria muito ter coragem para fazer o que você fez. Penso nisso todos os dias… Acho que fico esperando apoio do meu marido…

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Danielle, obrigada pelo carinho!

      Está sendo uma experiência maravilhosa, embora tudo tenha seu lado positivo e negativo, e ser empreendedora não é fácil! Demanda muito!

      Você tem razão quando fala sobre apoio, acho que esse ponto é essencial para que o projeto dê certo. Fica muito mais difícil quando o casal não concorda nesse aspecto. Aqui tivemos uma conversa muito séria e franca antes da minha decisão, o que me deu liberdade para arriscar.

      Desejo tudo de com para você e sua família, e que tome a melhor decisão.

      Grande beijo,

      Nívea

  31. Joice Ribeiro disse:

    Oi Nivea,
    Parabéns pelo blog! Já acompanhava há aproximadamente 1 ano, mas agora que meu filho nasceu (está com 2 semanas) é a minha leitura oficial durante as mamadas!! Adoro seus posts, obrigada por compartilhar conosco tantas coisas!
    E sucesso na empreitada autônoma, a liberdade é uma delícia!
    Bjs, Joice

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Joice, obrigada pelo carinho!

      E parabéns para você, pelas duas semanas do maior amor do mundo que você está vivendo!

      Beijos para você e para o pequeno,

      Nívea

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail