Um dos posts que eu mais gostei de ter feito nos últimos tempos foi sobre reciclagem de rolinhos de papel higiênico (se você não viu, vale dar uma espiadinha aqui). Eu não imaginava que era possível fazer tantas coisas legais com eles, até procurar ideias na internet para compartilhar com vocês (afinal, quem não tem um rolinho em casa, não é mesmo? Um típico post que qualquer leitora poderia colocar em prática!). E nessa semana, lembrando-me desse texto, pensei que seria bacana fazer um outro sobre reaproveitamento de garrafas PET (mais um item que a maioria das famílias tem – que bom que, atualmente, as minhas deixaram de ser as de refrigerante, e passaram a ser de água!).

Vamos então às sugestões?

1 – Boliche: ideia simples e fácil de fazer. Bastam 10 garrafas PET iguais (ou, se você quiser fazer um jogo mais simples, use 6) e uma bola. Para deixá-lo mais bonito, abuse das cores!

boliche

Imagem: U Create With Kids

Publicidade

 

2 – Cofre: eu sempre tive um carinho especial pelos cofres de porquinho. Quando pequena, achava emocionante receber uma moeda de meu pai ou de meu avô, guardá-la e pensar no que poderia fazer com aquele dinheirinho no futuro (aliás, temos um post muito interessante sobre educação financeira para crianças, que vale ser lembrado!). Esse aqui é uma sugestão da Martha Stewart (no site dela há um passo-a-passo simplificado de como fazer).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
cofrinho porco

Imagem: Martha Stewart

3 – Para alimentar os pássaros: uma ideia brilhante! Uma garrafa PET, sementes e colheres de pau, que funcionam como suporte para que os passarinhos possam pousar e comer! Minha próxima garrafa já tem destino definido! O passo-a-passo você confere aqui.

comida de passarinho

Imagem: Spoonful

 

Publicidade

4 – Foguetes: essa é uma ideia que já tinha aparecido na nossa fan page do Facebook. Mas como tinha tudo a ver com o tema, resolvi incluir também no post. Já imaginou a cara do filhote quando você aparecesse com um desses? Vale até aproveitá-lo para compor a fantasia de Carnaval!

 

5 – Horta: você já tinha pensado que é possível usar as garrafas PET para montar uma horta suspensa? Vi outro dia em um restaurante vegetariano e achei uma graça! Além de diminuir a quantidade de lixo pela reciclagem, você ainda ganha um “espaço verde” em casa! Olha que engraçado: achei as imagens num blog americano, que dizia que tirou as fotos de um site chamado Rosenbaum (ninguém mais do que o arquiteto que trabalha no Lar, Doce Lar do Luciano Huck)! Mundo pequeno!

horta suspensa 2-vert

Imagens: Rosenbaum

 

Publicidade

6 – Irrigador de jardim: sem dinheiro para comprar um irrigador convencional? Olha aqui a solução!

mangueira de garrafa

Imagem: So Creative Things

 

7 – Organizador: porta-lápis e outros “cacarecos”. Não vai haver desculpa para deixar a mesa desarrumada!

organizador

Imagem: So Creative Things

 

8 – Pinguins! A imagem fala por si mesma (que fofos!)

pinguins

Imagem: Pinterest

9 – “Spy bottle”: você enche uma garrafa com arroz, areia ou com granulado colorido. Aí põe objetos pequenos no interior, como botões, conchinhas, sapatinhos de Barbie, uma borracha, etc. Por fim, dá para o bebê ou criança achar o que foi escondido (a figura do lado de fora mostra o que ele deve encontrar). Ideal para fazer com garrafinhas pequenas e levar na bolsa (distração garantida para o restaurante!).

spy bottle

Imagem: Craftster

10 – Tartarugas: para fazer com o fundo da garrafa. O passo-a-passo você encontra aqui.

tartarugas

Imagem: Amazing Interior Design

Curtiu as ideias? Então para finalizar eu deixo mais uma (surpresa!): um vídeo de uma professora da rede pública de São Paulo que ensina a fazer um bilboquê (você ainda se lembra desse brinquedo? As crianças adoram!).