Meninas, eu precisava compartilhar com vocês uma alegria imensa que tive nos últimos dias. Eu, cuja habilidade na cozinha é bastante questionável, consegui fazer um bolo LINDO para o aniversário de minha filha Catarina. Como faríamos uma festa bem alegre e colorida, minha escolha foi pelo bolo Kit Kat. E eu acabei por descobrir que foi uma decisão muito feliz, pois se por um lado ele exige uma série de etapas para sua confecção, por outro a própria decoração do bolo permite a correção de possíveis imperfeições que tenham ocorrido no meio do caminho.

A ideia do meu bolo Kit Kat é simples: um bolo com recheio e cobertura de brigadeiro, recoberto nas laterais pelo chocolate Kit Kat e na parte superior com confeitos de chocolate (do tipo M&M). A receita que eu mostro a seguir foi feita para uma festa com 50 convidados e o bolo foi do tamanho justo: fatias bem servidas com sobra de um pequeno pedaço no final. Ou seja: todo mundo comeu, alguns repetiram, e não houve desperdício. Mas vamos parar com o papo e vamos ao que interessa?

[ad-gallery]

 

Publicidade

Receita de Bolo Kit Kat (com diâmetro de 30cm)

Para a massa:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Basicamente eu fiz duas receitas do bolo de chocolate de liquidificador, cujo modo de fazer está bem explicadinho nesse post aqui. Fiz uma receita, assei, fiz a outra e assei novamente. Dessa forma tive as duas metades da massa para rechear (ficou com a altura ideal para colocar o Kit Kat nas laterais!).

Ingredientes:

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 2 xícaras de açúcar

Publicidade

– 1 xícara de leite morno

– 1 xícara de chocolate em pó (tipo do Padre)

– 4 colheres de sopa de manteiga derretida

– 3 ovos

– 1 colher de sopa de fermento em pó

 

Publicidade

Modo de fazer:

– Misture todos os ingredientes no liquidificador, com exceção do fermento em pó. Depois de bem batidos, acrescente o fermento em pó e bata mais um pouco (ou simplesmente mexa com uma colher ou misturador). Coloque em uma forma untada e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido (utilizei uma forma redonda de 30cm). Deixe por 30 a 35 minutos (no meu caso foram exatos 35!), espere esfriar um pouco e retire da forma.

– Faça a mesma sequência, na mesma quantidade de ingredientes, para a segunda parte da massa. Ao fim você obterá dois círculos de massa com 30cm de diâmetro para rechear. Retire a parte superficial de ambos com uma faca, para então colocar o recheio. Com uma colher, molhe a massa com um pouco de guaraná, para que ela fique mais gostosa. Em seguida coloque o recheio de brigadeiro.

 

Para o recheio e cobertura:

Ingredientes:

– 2 latas de leite condensado

– 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina

– 5 colheres de sopa de chocolate em pó

– Confeitos de chocolate da sua preferência para cobrir (eu usei o M&M de amendoim, que é bem grandão e delicioso! Ficou divino, mas ele rende bem menos do que os menores, só de chocolate).

 

Modo de fazer:

– Coloque os ingredientes (com exceção dos confeitos, claro!) na panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre. Deixe engrossar até o ponto de brigadeiro mole (quando ele começa a desgrudar do fundo da panela). Desligue o fogo e espalhe uma camada generosa sobre um dos círculos de massa. Cubra com a segunda parte de massa que foi assada.

– Com o restante do brigadeiro, cubra a parte superior do bolo. Não coloque ainda nas laterais, pois nessa parte do bolo é preferível colocar um brigadeiro durinho, para que as barras de Kit Kat grudem e não escorreguem.

– Depois que você fizer a lateral do bolo, coloque os confeitos sobre o bolo, cobrindo a camada de chocolate.

 

Para as laterais:

Ingredientes:

– 1 lata de leite condensado

– 1 colher de sopa de manteiga ou margarina

– 2 colheres de sopa de chocolate em pó

– 15 pacotes de chocolate Kit Kat (dica: compre uns 3 ou 4 a mais, pois não é difícil que você perca alguns pelo caminho).

– 1 fita (aproximadamente 2 metros de comprimento)

 

Modo de fazer:

– Coloque os três primeiros ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Deixe engrossar até o ponto de brigadeiro firme (depois que ele começou a desgrudar da panela, conte cerca de 3 minutos). Desligue o fogo.

– Passe o brigadeiro nas laterais do bolo. Em seguida, coloque as barrinhas de Kit Kat alinhadas, uma ao lado da outra, cobrindo a lateral do bolo. O ideal é que você deixe todas elas viradas para o mesmo lado (com as palavras “Kit Kat” voltadas para cima ou para baixo). Pressione levemente cada barra para que ela grude no bolo.

– Depois que você colocar todas as barras, amarre-as com uma fita.

Para finalizar, complete com o confeito sobre o bolo. Pronto (quer dizer, ufa!)! Seu bolo Kit Kat está perfeito!

 

Algumas dicas extra:

– Se estiver muito quente quando você estiver fazendo o bolo (como foi o meu caso), molhe os dedos em água com gelo. Assim você evitará que as barrinhas de Kit Kat derretam na sua mão.

– Se as barras de chocolate estiverem muito moles com o calor, leve-as à geladeira antes de colocar a fita final (senão você corre o risco de lambuzá-la de chocolate). Durante esse período, pegue um pedaço grande de filme de PVC, dobre-o e use como fita. Com o bolo geladinho ficará mais fácil amarrar a fita de cetim sem manchá-la.

– O melhor lugar para você decorar o bolo é sobre o prato em que ele será servido. Como no meu caso a decoradora da festa só o traria no próprio dia (e eu não tinha um prato que o contivesse), descobri que a melhor opção seria forrar uma mesa com papel manteiga  e colocá-lo sobre ela (a melhor parte é que depois fica fácil se livrar da bagunça!).