Pense bem: de tudo o que você escolheu para a festa do seu filho, qual é o item mais importante? O bolo de aniversário, claro! Sem ele não existe parabéns, comemoração, e os olhos do pequeno brilhando enquanto a vela está acesa! Durante toda a festa, independente do que você está servindo, os convidados estão “separando um pedacinho do estômago” para o pedaço de bolo, não é mesmo? Exatamente por isso, acertar na escolha do bolo seja tão importante. Algumas dúvidas são frequentes: qual o tamanho do bolo que eu devo fazer/encomendar? Qual massa e recheio escolher? Como deve ser a cobertura (glacê, pasta americana, confeitos)? Deve ficar dentro ou fora da geladeira? Para tentar ajudá-la, fizemos esse post como um mini-guia do bolo de aniversário. E se você que está lendo tiver alguma informação adicional e quiser compartilhar com as outras mães que nos acompanham, será ótimo (é só deixar um comentário!).

Começando: o tamanho do bolo de aniversário

Antes de mais nada, você deve calcular o tamanho do bolo que precisará para a festa de aniversário. Se você perguntar a uma doceira, a resposta provavelmente será: calcule 100g de bolo para cada convidado (exemplo: se você tiver 50 convidados, seriam 50 X 100g = um bolo de 5 Kg). Minha experiência pessoal: 100g por convidado, ainda mais em festa infantil, é bolo que não acaba mais (a não ser que você seja do tipo que adora partilhar a quantidade que sobrou – ou o famoso “leva um pedacinho para casa, vai!” Aí tudo certo com esse cálculo!). Todas as vezes em que eu encomendei essa quantidade de bolo, sobrou praticamente a metade, o que eu considero muito desperdício.

Nas minhas contas, se você calcular 80g para cada convidado (incluindo as crianças – em idade que comem bolo, claro! O bebezinho de 4 meses não conta!), terá um tamanho muito aproximado da sua necessidade. Vamos a outro exemplo: para uma festa com 30 adultos e 20 crianças (as mesmas 50 pessoas), você teria: 50 X 80g = um bolo de 4 Kg.

Publicidade

O tamanho do bolo também está relacionado à quantidade de outros itens que você servirá na festa. Se você tiver outros docinhos (calcule uma média de 6 por convidado), por exemplo, muita gente não se servirá do bolo. Nesse caso, os 80g por convidado serão suficientes. Agora se a comemoração foi literalmente “só um bolinho” (sem nenhum outro doce), pode ser uma boa encomendar um bolo um pouco maior (é provável que muita gente repita, especialmente se estiver gostoso!).

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O formato do bolo

Por incrível que pareça o formato do bolo também influenciará no tamanho a ser feito/encomendado. Certa vez eu encomendei um bolo de 5 Kg para uma festa com pouco mais de 60 convidados. O bolo era baixinho, retangular e bem largo. No ano seguinte, encomendei para uma festa com as mesmas pessoas um outro bolo de 5 Kg; só que esse era alto e mais estreito. Conclusão: na hora de cortar, cada pedaço ficou com a largura habitual, mas bem mais alto (portanto, maior!). O bolo rendeu um número menor de pedaços e por pouco não deu para os convidados repetirem.

Em termos de praticidade na hora de cortar, nada se compara ao bolo quadrado ou retangular. Já o bolo redondo costuma ser cortado deixando-se a parte do meio (tem gente que não gosta de servi-la; se esse for seu caso, considere que o rendimento desse bolo será um pouco menor).

Na montagem daquelas mesas de aniversário lindas de morrer, o bolo redondo costuma ficar esteticamente mais bonito. Um bolo desses em um suporte alto chama a atenção de todos os convidados e produz um efeito diferenciado nas fotos (que no final das contas são, sim, importantes, porque serão as imagens que você guardará de recordação para o resto da vida!). Para bolos de vários andares, considere a ideia de fazer apenas um deles de verdade, e os outros cenográficos (fica mais barato, pois a execução é bem mais fácil).

Publicidade

 

A massa e o recheio do bolo de aniversário

Em festa de criança, se você não quiser errar, faça massa de chocolate com recheio de brigadeiro. Esse é o favorito dos pequenos, não há discussão! Você pode até fazer algumas adaptações para agradar também os adultos: colocar nozes, morangos ou coco (bolo prestígio), por exemplo. Se você quiser optar por um bolo mais saudável, tente o com massa de cenoura (mas a cobertura de chocolate continua sendo fundamental!), com o qual as crianças já estão habituadas.

Os bolos de frutas (com recheio de ameixa, ou abacaxi) costumam agradar os adultos, mas não as crianças. Eu não arriscaria para um aniversário infantil. Evite também o chantilly (os pequenos não curtem e há muitos pais que não o vêem como um ingrediente saudável, uma vez que são extremamente gordurosos).

 

A cobertura do bolo

Publicidade

A pergunta básica que você deve responder para escolher a cobertura é: você quer que ela seja gostosa ou bonita? Se a resposta for: eu prefiro um bolo vistoso, então não há como competir com a pasta americana. Com ela é possível dar forma a detalhes que você não conseguiria com um glacê, por exemplo. Flores, personagens, rendas… Com a pasta americana é possível obter efeitos maravilhosos (mas alguma dúvida de que em termos de sabor uma cobertura de brigadeiro é muito mais gostosa? Pelo menos para mim, não!). Existem outros tipos de massa que são derivações da pasta americana e que são utilizadas por confeiteiros para fazer detalhes da decoração, mas como esse é um assunto muito específico, não trataremos aqui. Uma opção interessante se você quiser uma cobertura gostosa e com algum diferencial (um personagem de desenho animado, por exemplo), é fazer o bolo convencional e encomendar o bonequinho de massa de biscuit. A internet está repleta de sites de venda de artesanato onde você pode consegui-lo.

Recentemente um bolo que vem fazendo sucesso é o do tipo Kit Kat. Nele você usa as barrinhas desse chocolate para fazer o entorno do bolo. A parte superior é coberta com confeitos do tipo M&M. Relativamente simples de fazer, eu acho um bolo com excelente custo-benefício, e o melhor: que você mesma pode fazer em casa.

 

A conservação do bolo

Bolos com pasta americana não vão à geladeira; assim que recebê-lo, coloque-o diretamente na mesa. Já os bolos com chantilly ou marshmallow devem ir à geladeira, do contrário derretem (principalmente nos meses de calor do nosso país).

 

Os bolos cenográficos

Há quem não goste, que considere fundamental que o bolo da mesa seja exatamente aquele que será servido. Eu discordo. Acho que os bolos cenográficos são interessantíssimos, pois são mais baratos do que os correspondentes feitos com pasta americana (já falei sobre eles no post de como decorar uma festa infantil). A vantagem de utilizá-los é que o visual da mesa ficará bonito do começo ao fim da festa. Enquanto isso, o bolo “de verdade” fica dentro da geladeira (nesse caso, obviamente, você optará por um bolo mais simples – e que pode ser muito mais gostoso!).

 

Agora que já contei um pouquinho sobre os bolos de aniversário, selecionei trinta modelos de dar água na boca! E de encantar os olhos! Espero que sirvam de inspiração para a próxima festa do seu filho!

bolo aniversario infantil flores

Bolo de um andar com flores coloridas: quem disse que precisa complicar para fazer um bolo de aniversário bonito?

bolo da barbie

Bolos ocos para o encaixe de uma personagem são muito divertidos! Aqui o bolo é o próprio vestido da Barbie!

bolo de aniversario angelina

Simplesmente perfeito esse bolo da Angelina Ballerina! A decoração em camadas deu um toque especial à decoração!

bolo de aniversario arco iris

Adoro bolos com as cores do arco-íris, são tão alegres! Achei esse bem diferente, por colocar as cores em faixas recortadas!

bolo de aniversario baloes

Ideia simples e original para a decoração de um bolo de aniversario: pequenos balões presos a palitos! Tão simpáticos que estou pensando para a próxima festa da minha filha!

bolo de aniversario bandeirinha

Bandeirinhas no meio do bolo são uma tendência nos bolos americanos. As bandeirinhas podem ser de todos os tipos: de papel, de tecido ou mesmo de pasta americana.Ficam muito simpáticas para aniversários de bebês.

bolo de aniversario bola

Bolo em formato de bola de futebol: considerando que no ano que vem haverá Copa do Mundo no Brasil, certamente será um dos bolos mais pedidos (e não só para meninos, pois há muitas meninas que gostam do tema!).

bolo de aniversario boliche

Alguns temas de aniversário resultam em bolos muito criativos – como esse, de boliche!

bolo de aniversario caixa

Um dos maiores exemplos de bolo clássico, fica lindo em qualquer ocasião ( um chá de bebê, aniversário de 1 ano ou até de 30 anos!). Veja a simplicidade: um bolo em forma de caixa rendada e um grande laço para arrematar! Apesar de simples visualmente, de execução muito delicada.

bolo de aniversario colorido

Quem não gosta de cores? Esse bolo colorido fala por si só! Na ideia original, ele foi recoberto com um creme, justamente para dar aos convidados a surpresa de ver as cores apenas na parte de dentro!

bolo de aniversario com desenho

Mais uma ideia de bolo arco-íris, mas com outras características. As cores são dispostas em camadas superpostas e a decoração externa recebeu os desenhos do próprio aniversariante! Cheio de criatividade e de significado!

bolo de aniversario confeitos

Com tamanhos diferentes de confeitos é possível criar uma decoração de bolo de aniversário bonita como essa! E muito fácil de fazer!

bolo de aniversario cor de rosa

Adoro esse efeito de decoração para uma festa bailarina! Mas fica incrível para qualquer aniversário de menina!

bolo de aniversario coração

Mais uma ideia com palitos, dessa vez com corações recortados em feltro! Corte os palitos em diferentes alturas, justamente para dar esse efeito de distribuição dos elementos.

bolo de aniversario coruja

Bolos de coruja são muito pedidos para os primeiros aniversários ou para um chá de bebê. Dizem que dão boa sorte aos aniversariantes!

bolo de aniversario fundo do mar

Um dos bolos com tema de fundo do mar mais lindos que eu já vi! Delicadeza e simpatia resumem essa tartaruguinha!

bolo de aniversario gato

Veja até onde vai a criatividade (e a competência de execução) de um cake designer! Impressionante esse bolo em formato de gato!

bolo de aniversario girafa

A girafinha Sophie é um dos brinquedos preferidos dos bebês (comprei uma nos EUA para minha filha e ela não largava!). Achei uma graça a ideia de transformá-la no tema da festa de aniversário e de torná-la parte da decoração do bolo!

bolo de aniversario granulado colorido

Veja como é simples fazer uma decoração de bolo como essa! Revestir toda a superfície do bolo com granulado colorido produz um efeito incrível!

bolo de aniversario mickey

Os bolos em formato de orelha do Mickey são outro clássico das festas de aniversário com esse tema. São sucesso garantido por onde passam!

bolo de aniversario naked

O naked cake (cuja tradução literal é “bolo pelado” mostra as camadas internas. Esse aqui tem um charme adicional: as camadas internas são cada uma de uma cor! Os pirulitos também ficaram graciosos na decoração.

bolo de aniversario numero

Essa foto varreu a internet e fez muito sucesso. Um bolo com o número de anos que o aniversariante está completando, todo revestido por M&Ms!

bolo de aniversario passarinhos

Assim como as corujinhas, os passarinhos também fazem sucesso entre os temas de bebês. São usados para festas de menino ou de menina. Adorei o detalhe do ninho!

bolo de aniversario princesa

E bolo de princesa, o que deve ter? Flores e uma coroa, claro!

bolo de aniversario rosa

Um bolo com flores como esse é muito romântico e agrada em cheio as adolescentes!

bolo de aniversario silhueta

Outro bolo de aniversário clássico: em vários andares e com a silhueta do aniversariante.

bolo de aniversario urso

Eu gosto muito dos bolos com faixas verticais. Apenas com elas e um detalhe na parte superior é possível fazer um bolo diferenciado.

bolo lego

Uma graça esse bolo LEGO! Simples de decorar, com algumas peças simulando o brinquedo. E a mensagem de Feliz Aniversário, que não está muito na moda mas eu continuo adorando!

bolo minion

Eu poderia ter escolhido uma infinidade de bolos Minion para mostrar aqui. Mas escolhi esse simples, muito mais fácil de se fazer (dá até vontade de tentar, não é mesmo?).

bolo mm

Mais um bolo com M&Ms!

bolo trator

Esse é um bolo que eu conseguiria fazer! Como meus bolos não costumam sair inteiros, seria uma ótima ideia fazer um bolo com um trator! Sensacional!

bolo-de-aniversario

Já imaginou em fazer um bolo em formato de borboleta? Sim, olha só como você deve cortá-lo para obter os pedaços!

bolo-kit-kat

finalmente o bolo Kit Kat, sobre o qual eu falei no post. Com as barrinhas de chocolate Kit Kat na lateral e M&Ms na parte superior! Vou me arriscar a fazer para o próximo aniversário da casa!