Tem coisa mais fofa do que álbum de bebê? Você seleciona as fotos, escolhe com o maior carinho aquelas que melhor traduzem os primeiros meses da chegada do filhote e depois coloca foto por foto, revivendo cada momento. Eu acho que fazer um álbum do seu bebê é também uma oportunidade de curtir o tempo que (já!) passou e uma forma de deixar uma lembrança para o pequeno. E se esse álbum for em scrapbook? Melhor ainda! Porque ele fica personalizado e com ar de amor de mãe! Por isso a dica de hoje do nosso blog é justamente para as leitoras (e leitores, como os pais que nos acompanham sempre me lembram!) que querem por a mão na massa e fazer o seu próprio álbum de bebê em scrapbook.

Como eu nunca fiz um (mas queria muito aprender como fazer), convidei a amiga Gabi Miranda, do blog Bossa Mãe, que além de blogueira e jornalista é também artesã, para nos ensinar um passo-a-passo de como fazer um álbum de bebê em scrapbook bem bacana, que tem como tema os primeiros 12 meses do bebê. Palavras da Gabi: “conheci a técnica de Scrapbook há um ano e fiquei enfeitiçada. Você começa a fazer um projeto e quando vê já está fazendo outro e outro e outro. É muito gostoso ter uma recordação personalizada, mais ainda se for feita com toda dedicação, amor e carinho”. Vamos então conferir?

 

Você vai precisar de:

Publicidade

– Papelão holler (que é uma espécie de papel Paraná mais grosso);

– 04 folhas de Scrapbook para a capa do álbum;

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– 06 folhas lisas de Scrapbook para fazer as páginas do álbum;

– Folhas de Scrapbook decoradas;

– Cola especial para Scrapbook;

– Enfeites, adesivos, botões;

Publicidade

– Fita dupla face;

– Régua de alfabeto;

– Régua de encadernação;

– Fio de cabelo (que não é o seu e nem o do filhote! É uma ferramenta de scrapbooking!);

– Um rolinho desses para pintura;

– Tesoura;

Publicidade

– Estilete;

– Pino para álbum ou fita ou cordões encerados

 

Como fazer:

Album scrap 1

(obs – os números das imagens apenas mostram a sequência das páginas do álbum, e não da forma de montagem)

 

Primeiro, o papelão: 

No papelão holler, recorte 2 quadrados de 20 x 20cm + 2 retângulos de 1,5 x 20cm (as tiras funcionarão como a lombada do álbum) para ser a infraestrutura da capa.

Entre a tira do holler (retângulo de 1,5 x 20cm) e o quadrado de holler, deixar 0,5 cm para que o álbum possa abrir (veja figura abaixo).

album esquema

 

Fazendo a capa:

Escolha os papéis que você quer usar para a capa: 1 folha para a capa da frente; 1 folha para a capa de trás; 2 folhas para o lado interno de ambas as capas. As folhas que ficarão nos lados externos (frente e trás) devem ter as seguintes medidas: 23cm X 25cm.

Passe cola com o rolinho no quadrado de papelão holler e cole as folhas externas, de forma a deixar uma margem de 1,5cm para fora do holler (quadrado e a tira que está ao lado), marcadas com a régua de encadernação.

Com o fio de cabelo, marque e corte os quatro cantos.

Dobre as 4 laterais para dentro e cole.

Escolha o papel que ficará na parte interna da capa e cole.

 

Páginas do álbum: 

Escolha 6 folhas lisas, porém coloridas para formar as 12 páginas do álbum. As medidas das páginas são de: 20cm de altura x 22cm de largura (1,5cm + 0,5cm + 20cm).

 

Decorando as páginas: No momento de decorar as páginas, deixe uma sobra de 2 cm na lateral de cada folha interna sem nenhuma decoração. Essa lateral ficará presa na tira da capa (lombada do livro), formando o álbum. Lembre-se de que na frente da página os 2cm ficam à esquerda; e no verso da página, esses 2cm ficam do lado direito.

Depois de decoradas as páginas, junte tudo. Centralize os dois furos na borda e passe uma fita ou o cordão encerado ou feche com os pinos.

album scrap 2

 

Esse álbum, a Gabi aprendeu com sua Prof. de Scrapbook, Rosalina. Se você ficou com qualquer dúvida, pode entrar em contato com ela através do e-mail: [email protected]. E aproveite para conhecer a loja Scrap Bossa, clicando aqui.