Como decorar uma festa infantil

14 de fevereiro de 2013Por 26 Comentários


Vocês que acompanham o Mil Dicas de Mãe sabem que um dos focos do nosso site é justamente dar dicas sobre festa infantil. Já mostramos diversos temas para bebês, meninos e meninas, e por isso uma das solicitações que mais recebo das leitoras é um pequeno resumo de como decorar uma festa infantil. Escolher primeiro o tema ou o local da festa? Quais os temas mais indicados para cada idade? Como compor uma mesa do bolo que fique bem nas fotos? Vamos contar tudo isso para vocês!

Como decorar uma festa infantil – Mini-guia prático

1) Escolha o local da festa

Não há como definir a decoração de uma festa infantil sem ter em mente em que espaço ela acontecerá. Por isso você precisa responder às seguintes questões para começar a organizar a decoração:

* Será na sua casa, no salão de festas, em um buffet ou em um espaço aberto (onde dá até para pensar em um piquenique!)?

* Há algum apoio para ser usado como mesa do bolo? Há a necessidade de alugar cadeiras e pequenas mesas para acomodar os convidados? Lembre-se de que algumas mesinhas são sempre bem-vindas para apoiar copos e distribuir comidinhas. Mesas e cadeiras para todos os convidados só serão necessárias se a alimentação que você pretende oferecer exigir o uso de talheres.

* Há algum ponto de apoio para um painel ou bandeirola atrás da mesa do bolo? Esses são detalhes que fazem toda a diferença nas fotos da festa, por isso sugiro que você encontre um meio de fixá-los.

 

2) Decida o tema da festa

Essa é uma das partes mais gostosas no processo de decoração de uma festa infantil. Escolher com o aniversariante um tema que lhe agrade (se ele já tiver idade para contar suas preferências) ou decidir o tema da festa do seu bebê pode ser mais fácil se você tiver uma listinha dos temas mais usados nos dias de hoje. Confira nossa lista de festas mais pedidas:

Temas para bebê – Menino

* Festa Circo

* Festa Patati Patatá

* Festa Marinheiro

* Festa Safári

* Festa Fazendinha

 

Temas para bebê – Menina

* Festa Minnie

* Festa Bailarina

* Festa Corujinhas

* Festa Chapeuzinho Vermelho

* Festa Joaninhas

Festa Alice no País das Maravilhas

 

Temas para bebê – Menino ou Menina

* Festa Galinha Pintadinha

* Festa Backyardigans

 

Temas para criança – Menino

* Festa Harry Potter

* Festa Piratas

* Festa Super-heróis (Batman, Homem Aranha, Super Homem)

* Festa Carros

* Festa LEGO

 

Temas para criança – Menina

* Festa Princesas (essa da Bela e a Fera é um arraso!)

Festa Barbie

Festa Monster High

* Festa Moranguinho

* Festa Sereia

* Chá com as amiguinhas

 

3) Decorando a mesa do bolo

Uma mesa de bolo bem organizada gera fotos inesquecíveis (e você pode fazer isso sem gastar muito!!!). Elementos como flores, bandejas em alturas diferentes, um bolo (que pode até ser cenográfico!) e um painel fazem toda a diferença na hora de decorar uma festa infantil. Saiba tudo sobre como organizar a mesa do bolo nesse post aqui.

 

4) Outros elementos da decoração

* Flores: arranjos de flores nas mesas dos convidados (mesmo que vasinhos pequenos e simples) são adoráveis. Use-os também para decorar os banheiros, especialmente o feminino.

*  Balões: a dica é não exagerar. A tendência atual é usá-los como acessório na decoração e não como elemento principal. Utilize-os para decorar colunas ou para fazer um arco na entrada da festa. Balões de hélio flutuante (que você pode encomendar por unidade em empresas especializadas em festas) fazem o maior sucesso!

* Doces: em formatos diferenciados (bichinhos, flores ou personalizados com o tema da festa) dão um charme todo especial à decoração de uma festa infantil.

* Toalhas: faça pequenas toalhas para as mesas dos convidados. Tolhas de uma só cor e modelo são mais fáceis de combinar. Mas você pode também ousar (com cuidado!) e usar cores diferentes, para dar um colorido à festa.

* Fitas: use para dar laços nas cadeiras dos convidados, por exemplo. Em festas para meninas esses laços podem ser usados para marcar o local de cada convidada para um chá de princesa, por exemplo!

 

Se puder, comece a decoração da festa na véspera, pois algumas horas de trabalho serão necessárias (especialmente se estiver fazendo tudo sozinha). Deixe para o grande dia a distribuição das flores, doces e bolo, que são mais delicados e devem ser posicionados pouco tempo antes da festa começar. E no fim, tire muitas, muitas fotos, para lembrar com carinho desse momento!

 


Arquivado em: FestasPopularTemas de festa infantil Tags:

Comentários (26)

Trackback URL

  1. Daniela disse:

    Fantástico!!!!!!!!!!!!!

    Vou recomendar esse post a todo mundo que me perguntar sobre festa, pq ele ficou divino!!!!

  2. Adriana Sousa Lima disse:

    lindooo

  3. Natalia fernanda disse:

    Nossaa to loka de vontade de fazer a festa de dois anos do meu filho …adorei o site. parabéns!

  4. Beibiane Costa Caetano disse:

    muito bom

  5. Eduarda Souza disse:

    adorei todas as dicas, vou seguir todas.

  6. Gostei muito das dicas e vou aproveitá-las pois estou me preparando para entrar neste ramo.

  7. Nadir dos Santos disse:

    Amei as dicas,quero fazer do meu filho em casa mesmo,três aninhos mas estou muito indecisa.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Nadir,

      Decidir o tema da festa de aniversário nem sempre é fácil! Queremos fazer algo que seja especial para o pequeno, não é mesmo? Ele tem algum tema preferido? Talvez ele mesmo possa te dar várias dicas de como seria uma festa legal!

      Bjs,

      Nívea

  8. Lígia Pereira disse:

    por que os temas circo, fazenda, patati patatá e e safari estão na lista de "só para meninos?" afffff dá-lhe sexismo desde cedo na criançada!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Lígia.

      No texto nós mostramos os temas mais pedidos pelas mães de meninos e de meninas, e não os que indicamos para cada sexo, porque isso não faria qualquer sentido. Ou seja, entendemos perfeitamente que uma festa circo, Patati Patatá ou Safári fiquem lindas para um menino ou para uma menina, ok? O mesmo acontece com a festa fazendinha, que está na festa das mais pedidas pelas mães de meninos; aqui no blog já publicamos uma linda decoração no tema que foi feita para uma menina.

      Bjs,
      Nívea

  9. Dicas muito legais! Fizemos um post com referência a algumas postagens de vocês. Parabéns, sucesso e abraços aqui do pessoal do Aniversário Legal!
    Link da Postagem: http://aniversariolegal.blogspot.com.br/2014/01/dicas-de-festas-de-aniversario-com.html

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, muito obrigada pela referência! Fico feliz que vocês gostem do Mil Dicas de Mãe!

      Vou dar uma passadinha lá para comentar também.

      Bjs,

      Nívea

  10. Carla disse:

    Vc poderia ensinar a fazer um bolo cenografico e as bandeirolas com as iniciais do nome e como fazer para prende-las.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail