Dentinho mole? Saiba o que fazer!

Por 64 Comentários


Olá, amigos do Mil Dicas de Mãe.

Como dentista, uma das perguntas que mais recebo de outros pais é: “afinal, quando os dentes de leite do meu filho vão cair?”. E na sequência, eles querem saber o que devem fazer para facilitar o processo. Então vou contar algumas coisinhas…

A troca da dentição decídua (os famosos dentes de leite) pela permanente começa por volta dos 6 anos. Nessa idade, os incisivos centrais inferiores (ou, para facilitar, os dentinhos que estão bem no meio da arcada inferior) de leite em geral começam a “amolecer”, porque sua raiz é reabsorvida pelo dente permanente, que está em erupção. Esse é o processo normal e desejável, onde naturalmente o dente de leite amolece, cai e surge então o dente permanente. Não é preciso nenhum tipo de intervenção maior: apenas explique para seu filho o que vai acontecer, para que ele não tenha medo de perder o dente. Vale dar uma ajudinha de leve: pedir para o filho comer alimentos duros, como uma bela maçã, pode ser aquele empurrãozinho que estava faltando; ou então tente removê-lo com uma gaze, balançando para a frente e para trás e dando uma puxadinha (mas só se estiver molinho, ok? Se sentir que ainda está difícil, espere mais alguns dias e tente de novo). Puxou e saiu? Estanque o sangramento pedindo para que seu filho morda uma gaze (compre pacotinhos de gazes estéreis) por alguns minutos. Troque a gaze quando ficar ensopada de saliva, até que o sangramento pare. Ah, e não peça para o filhote bochechar com nada, pois cuspir só estimula o sangramento.

Está insegura com a remoção dos dentinhos? Leve seu filho ao dentista! A segurança que ele passará no procedimento será extremamente benéfica para você e para seu filho (ele se sentirá bem melhor do que se você, que está com medo, tentar remover). Se você já o leva para um acompanhamento periódico, ponto para você, pois ele já estará acostumado ao ambiente e ao profissional.

Não se preocupe se o processo de troca dos dentes demorar. É muito comum que leve mais de um mês entre o dente começar a amolecer e realmente cair. Entretanto, fique atenta à seguinte situação: se o permanente começar a surgir (o que normalmente ocorre por trás do dente de leite) e nem sinal do outro amolecer, leve seu filho ao dentista. É bem provável que seja necessária a remoção cirúrgica do dente de leite, para evitar complicações ortodônticas (em outras palavras, para evitar que os dentes comecem a entortar pelo pouco espaço existente para acomodar dente decíduo e permanente ao mesmo tempo).

Outra dica importante: também por volta dos 6 anos, poderá surgir atrás do último dente de leite (tanto superior como inferior; o mais comum é que comece pelo de baixo) um novo dentinho (ou melhor, dentão!). Esse é o primeiro molar PERMANENTE (e muitos pais se confundem, achando que é de leite, porque nenhum dente cai para que ele apareça). Fique atento a esse dente, pois ele é importantíssimo para a oclusão de seu filho. Como aparece lá atrás, num local de difícil acesso, exige cuidado redobrado com a higiene, para que não sofra lesão de cárie ou uma inflamação da gengiva ao redor. Cuide bem dele que no futuro seu filho vai agradecer demais!

Quer ler mais sobre dentes aqui no blog? Clique aqui.




Arquivado em: DentesSaúde Tags:

Comentários (64)

Trackback URL

  1. Lucila Célia disse:

    Amei o site!!!!
    me ajudou muito pois tenho uma filha de 5 anos e ela já

  2. Cleia disse:

    Meu filho ta com o dente da parte de tras cariado o faço me ajude.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Cleia.
      Nesse caso não há outra opção: tem que levar seu filho ao dentista o quanto antes! A sua parte é escovar da melhor forma possível. Mas apenas um dentista vai saber dizer se realmente é cárie e estabelecer o melhor tratamento para a lesão, considerando também a idade do seu filho. Corre para o dentista, menina!
      Boa sorte com o pequeno!
      Bjs!

  3. Meu filho de 3 anos caiu e bateu a boca. Um dente amoleceu e ficou torto. Estou preocupada, acho que vai cair. será que vai nascer normalmente?

    • Nívea Salgado disse:

      Ana, leve seu filho ao dentista assim que possível. Ele terá que avaliar o caso, e talvez até fazer uma contenção do dente (depende, entre outas coisas, de quando aconteceu a queda do seu filhote). Radiografar o dente também é super importante, para ver como ele está e se houve alguma interferência no permanente. Pode ser que ele o permanente não tenha sido afetado, ok?
      Bjs (depois volta para me contar como o filhote está!),
      Nívea

  4. adriana disse:

    Meu filho tem sete para oito anos,até agora so trocou os dentes centrais inferiores e ja tem algum tempo.O que devo fazer? Levar ao dentista para serem extraidos ou esperar ate ele completar quantos anos.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Adriana.

      Levar o filhote ao dentista é fundamental para uma avaliação mais precisa. Ele vai avaliar o ponto de erupção dos dentes permanentes e verá se é preciso extrair o dente de leite ou apenas esperar. Algumas crianças demoram mesmo para trocar os dentes e trocarão normalmente depois. Em outras, o dentista tem que dar uma forcinha para o permanente chegar. Uma radiografia pode ajudar a decidir nesses casos, ok?

      Um abraço,

      Nívea

  5. Carla Melo disse:

    Poxaa.. e eu estava super preocupada com o dentinho da minha filha que está meio mole há 8 dias. Que bom saber que posso esperar até um mês para que ele fique tão mole a ponto de cair. Muito obrigada, seu post ajudou demais!

  6. Oi, Carla, tudo bem? Que legal que o post ajudou! Qualquer coisa é só escrever pra gente, ok? Gde bj, Nívea

  7. Me ajudou bastante marquei o dentista amanha a situaçao mostrada no texto esta acontecendo com minha filha o dente nao esta mole direito e ja tem outro atras nascendo..o dentista vai resolver amanha..se Deus quiser e coracao de mamae ta quase saindo pela boca..to muito mais nervosa do q ela..mais procurando estar tranquila na frente dela!

  8. Oi, Fernanda, tudo bem? E aí, foi tudo bem no dentista? Está mais tranquila?
    Grande bj,
    Nívea

  9. Faz duas semana q o dentinho da minha filha de 5 anos ficou mole… e ontem ela foi me mostrar pra ver como estava e percebi q mais dois dentes de baixo ( do lado do que esta mole) tambem estão amolecendo… É normal?

  10. É sim, Charlene, super normal, Em geral a troca dos dentes começa aos 6 anos, mas algumas crianças antecipam um pouco o processo. Bjs!

  11. amore, dá uma olhada neste texto.

  12. Cema Passos disse:

    Oi dentinho da minha filha ja esta mole completou 5 anos 24 de novembro e o dente ja esta mole , depois q vi sua publicacao fiquei tranquila!!!!!

  13. Cema Passos disse:

    Oi dentinho da minha filha ja esta mole completou 5 anos 24 de novembro e o dente ja esta mole , depois q vi sua publicacao fiquei tranquila!!!!!

  14. Suzana Valente e Fernanda Rocio

  15. Cema Passos disse:

    muito feliz caiu o dentinho da juju !!!!!!

  16. Josiane disse:

    Olá meu filho já completou 7 anos e agora que começou a amolecer o seu dentinho só que para a minha surpresa o dente permanente já está nascendo e o de leite ainda está bem duro, já levei no meu dentista e ele me deu um prazo de dois meses para sair. Isso é normal?? Qnd eu era pequena tb tive esse msm problema e por esse motivo um dos meus dentes ficou com muito espaço e hoje uso aparelho a 3 anos. Por favor me ajude.
    Obrgda..

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Josiane,

      Em geral a gente faz assim: se o dente permanente está aparecendo bem na boca (mais de 1 mm de altura exposto, aproximadamente), pode ser necessário já fazer a extração do dente de leite(dois meses aí pode ser muito). Se esse é o caso do seu filho, peça a opinião de um outro profissional, ok? Demorar demais para tirar pode realmente levar a uma maior chance de precisar de tratamento ortodôntico. Qualquer coisa me manda uma mensagem no contato@mildicasdemae.com.br.

      Bjs,

      Nívea

  17. Cema Passos Parabéns!!!! Grande bj na pequena!

  18. Bruna disse:

    Oi,
    Hoje quando fui ajudar meu filho (Lucas de 6 anos) a escovar seus dentinhos, reparei q há um dente nascendo atráz do dente de leite.
    Fiquei muito preoculpada então mexi no de leite e ele está molinho, mas ainda não da pra tirar.
    Esse é o primeiro dentinho mole dele mas não sei se espero cair ou se devo leva-lo ao dentista por causa do outro que esta nascendo atráz…
    O que devo fazer?
    Adorei o blog!!!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Bruna, tudo bem?

      Para dar um parecer mais preciso, é necessário saber o quanto o dente de trás (permanente) já está para fora, e quanto o de leite está mole. Se o dente permanente estiver bem para fora (mais de 1 mm), sugiro que você leve seu filho ao dentista; enquanto isso, tente amolecer o de leite (vale dar alimentos duros para o filhote comer, como maçã!) para que ele caia mais rápido.

      Bjs,

      Nívea

  19. Edjane Gomes disse:

    meu filho vai fazer 6 aninhos amanha e tem um dente mole que ja faz um mês mas por enquanto nem sinal do outro por trás,devo esperar mais ?pois o mesmo por ser os das frente ja estar bem pra frente

  20. ana beatris disse:

    e o 9 dentinho da minha filha ! ea presa nao caiu.eo dente do lado da presa oque devo fazer

  21. ana beatris disse:

    vou arancar hoje o dentinho dela!
    esta bem molinho! ela ta tentando arancar

  22. isaddora disse:

    ola,sou uma menina com o dente mole e nao consigo arranca-lo,
    voce pode me ajudar???

  23. evelyn disse:

    ola,o dentinho de leite do meu filho esta bem mole mais ainda nao da pra retirar ele,mais percebi q ele esta escurecendo o que pode ser??desde ja agradeco

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Evelyn,

      É comum que alguns dentinhos fiquem desse jeito quando estão para cair. Quando o permanente empurra o dente de leite, pode sangrar um pouquinho dentro da gengiva, o que muda a coloração do dente. A princípio, não é motivo para se preocupar.

      Se o dente de leite demorar a cair, ou seu filho começar a sentir dor no local, é uma boa procurar um dentista.

      Um abraço,

      Nívea

  24. roberta disse:

    minha filha tem cinco aninhos e apareceu um dentinho da frente mole, já esta na hora dela começar a trocar os dentinhos de leite?
    obg roberta

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Roberta, tudo bem?

      Em geral os dentinhos começam a amolecer com seis anos, mas é cada vez mais comum que a troca se inicie aos cinco, principalmente para as meninas. Então não há com o que se preocupar 🙂

      Beijos,

      Nívea

  25. Dulci Odila Pallomares disse:

    Oi eu quero ajuda minha filha temnum dente e não sabemos se está mole ou não ela tem 9 anos nome dela é Sofia Pallomares Teixeira e des quando caiu o oitavo dente não caiu mais nenhum mas ela diz que acha que tem um dente mole mas ela não tem certeza pfv me ajude

  26. natalia disse:

    depois que o dente amolece quanto tempo ele leva pra cair?

  27. amanda disse:

    Gostei da dica mas vou continuar colocando ele em baixo do travesseiro ou jogando ele por cima do telhado!

    BJS! OBRIGADA!!!!!!!!

  28. amanda disse:

    E COMO FAZ PARA AMOLECER E ELE CAIR RÁPIDO NÍVEA????

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Amanda,

      Pedir para que o filhote vá mexendo o dentinho para a frente e para trás ajuda. Outra dica é dar comidas mais duras para ele comer: dentadas em maçãs já auxiliaram na saída de vários dentes 🙂

      Bjs!

  29. Isabel Oliveira disse:

    Boa noite! Meu filho tem quatro anos(completará 5 em setembro) e um dentinho inferior da frente está mole e já aparecendo um dente permanente.Não é muito cedo para esta troca da dentição?
    obrigada

  30. viviane disse:

    Oi…mnha filha tem 6 anos e seu dentinho inferior esta mole mas nao caiu…e hj vi que ja nasceram 2 atraz …e parecem ser mais largos que os de leite…parece que vao ocupar o espaco dos 4…o q fazer?

  31. Daniela Guilherme disse:

    Ola a todos estou muito preocupada pois tenho uma menina que tem 4 aninhos e os dentinhos estao a querer cair tem dois embaixo praticamente fora e em cima tem uns tres… É normal ou terei de passar num dentista para avaliar a situação estou muito preocupada com esta situação… Obrigado

    • Nívea Salgado disse:

      Olá, em geral 4 aninhos é um pouco cedo para a troca de dentes, mas o fato acontece com algumas crianças. De qualquer forma, é importante levar ao dentista, pois nessa idade o rosto da criança, em geral, ainda não cresceu muito para acomodar os dentes permanentes, e pode ser feito um trabalho preventivo para que ela não use aparelho (ou use por menos tempo) no futuro.

      Abraços!

  32. luisa disse:

    me ajuda to com dente mole agora

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Luisa, fique tranquila!

      Se o dentinho está mole, então está chegando a hora de cair 🙂

      Vá amolecendo aos poucos, coma alguns alimentos mais durinhos, e ele sairá mais facilmente.

      Beijos!

  33. julia clara disse:

    oi tudo bem ? eu queria saber da onde vc tirou esse texto ? porque eu tenho muito medo de arrancar os meus proprios dentes mais eu sempre arranco sozinha eu tenho um dente mole e tambem quero muito saber da onde vc tirou esse texto ou se vc escrever sabendo mesmo.porque se eu ver eu vou ficar com muito medo se isso falhar um dia quase que ele ficou preso na minha escola as vezes acontece isso.entao eu so queria saber da onde vc tirou esse texto ou se vc escreveu com as suas proprias palavras ?

  34. julia clara disse:

    nivea salgado vc me ajudou muito com as respostas que vc deu para a luiza obrigada mesmo ta ? !!!

    mil beijos e abraços da julia clara

    thau !!!

  35. Allyne disse:

    E normal o dente cair sem amolecer ?da minha filha de 4 aninho faz 5 em abril caiu os dois da frente e não amoleceu nenhum.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Allyne,

      Não é normal cair sem amolecer. Ou ficou molinho e você não percebeu, ou ela levou uma queda, e os dentes saíram. O que pode acontecer é cair sem que o outro tenha nascido ainda, o que é, aliás, o ideal. Beijos!

  36. Regiane Roman disse:

    Bom dia!!!
    Como faço para guardar o dentinho do meu filho que caiu??? Tem que usar algum produto para conserva-lo ou posso apenas guardar???? Pq me disseram que o dentinho diminui………..

  37. Ana Verônica disse:

    Olá minha filha está com dois dentes moles, sendo que ela tem só 2 anos, isso é normal?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ana,

      Isso não é normal. O ideal é que você procure um dentista para que ele possa analisar o que está causando esse amolecimento.

      Beijos, bo sorte!

  38. sandra disse:

    Olá minha filha tem 4 anos e vai fazer 5 anos em setembro e ja começou amolecer um dentinho dela, fiquei preocupada !É normal?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Sandra,

      Em geral essa troca acontece a partir do 6 anos, mas tenho visto acontecer cada vez mais cedo. Mas apenas isso não é motivo para preocupação. Leve seu filho regularmente ao dentista e faça um acompanhamento, que dará tudo certo 🙂

      Beijos!

  39. Maria edineia da silva disse:

    Meu filho de 3 aninhos. Caiu e ficou um pouco mole seu dentinho da frente oque eu faço e pode firmar novamente por si só.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Maria,

      O ideal é que você leve seu filho para uma avaliação com um dentista. É possível que o dentinho volte ao normal sozinho, mas também o contrário pode ocorrer. Às vezes é necessário um tratamento de canal do dentinho de leite.

      Abraços!

  40. Ana Maria disse:

    O dente de leite do meu filho não estava muito mole, percebi que o permanente já estava por trás, tentei arrancar o de leite e não consegui. O dente de leite ficou muito mais mole depois que eu tentei arrancá-lo. O que devo fazer? Espero ele cair naturalmente ou devo tentar arrancá-lo novamente? Estou muito preocupada!

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ana,

      É muito comum que depois de uma tentativa o dente fique mais molinho! Você pode acompanhar para ver se ele vai amolecendo cada vez mais (o que indica que cairá sozinho) ou se você precisará fazer uma nova tentativa. Boa sorte!

  41. Ana Luiza Santos Bittencourt da Silva disse:

    Olá, tudo bem?

    Me tira uma dúvida por favor: meu filho quando estava menor tomou uma queda da escada que o dentinho incisivo central chegou a descer e eu encaixei no lugar. O dentinho ficou escuro. Aí no ano passado, teve uma dentista na escola dele e disse que ele tinha dado derrame no dente. Agora os dois dentes central e o do lado estão moles. Pode três dentes de vez? Ele tem 6 anos

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Ana,

      Quando a criança cai e nós reimplantamos o dente, é possível que ele fique escuro (significa que o tecido dentro do canal – sim, porque dente de leite tem canal, viu? – sofreu uma alteração). Isso pode ter ou não relaçÃo com o amolecimento simultâneo dos três dentes, só radiografando para ver! Mas se ele já tem 6 anos, não é tão preocupante assim. Procure um dentista para ele te orientar melhor. Bjs

  42. Maria Eduarda Senhorinha Pinheiro disse:

    Olá,Eu Me Chamo Maria Eduarda e Tenho 11 Anos,Eu Estou Com Um Dente Mole a Mais Ou Menos Uns 2 Ou 3 Meses,e Ele Não Quer Cair De Jeito Nenhum,e Meus Pais Não Têm Dinheiro Para Me Levarem a o Dentista,Ele Está Me Incomodando,Já Perdi Várias Noites De Sono,o Quê Eu Faço Para Ele Cair Mais Rápido e Sem Doer?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Maria Eduarda, tudo bem?

      Faça o seguinte: todos os dias vai dando uma amolecida no seu dentinho. Empurra ele para a frente, depois para trás, várias vezes. Vai dando uma forçadinha, que ele amolece! Coma uma maçã bem durinha com ele também! Boa sorte, depois me conta!

  43. Lorraine disse:

    Oi, meu filho tem 4 anos e 10 meses e está com três dentes mole, dois embaixo e um em cima, gostaria de saber se é normal Nessa idade três dentes mole de uma só vez? Desde já agradeço.

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Lorraine,

      Não é comum, não. Por acaso ele não bateu os dentinhos? É importante tentar verificar, pois às vezes o fato aconteceu longe de você. Procure um dentista para saber se está tudo em ordem, ok? Talvez uma radiografia seja necessária.

      Beijos!

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail