O verão continua a todo o vapor, e não há melhor época do ano para deixar as crianças brincarem ao ar livre, não é mesmo? Os dias são mais longos, os pequenos estão animadíssimos e até nós, mães, gostamos de nos reunir em torno da brincadeira para bater um bom papo.

Para aproveitar o calor (e, no caso de algumas das sugestões, dar uma boa refrescada!), selecionei dez ideias super bacanas para entreter as crianças. Algumas são antigas, mas sempre é tempo de relembrá-las, como os aviõezinhos de papel (que tal fazer um campeonato para ver quem consegue lançar mais longe ou mais alto?) e as bolhas de sabão (deixe os maiores fazerem, para os pequenos estourarem!). Outras são típicas de gincanas, como a corrida da colher (e ao invés de batatas, você pode usar bexigas com água, que fica ainda mais divertido!) e a corrida do saco. Mas há também brincadeiras diferentes, para você inovar e surpreender a criançada (conhece a escavação no gelo? Ou o jogo da esponja na bacia? Vem dar uma espiadinha nas fotos, que eu explico melhor!).

1 – Aviões de papel: um clássico! Se você não lembra como fazer, recomendo um livro muito bacana que ensina a fazer 100 modelos diferentes (isso mesmo, 100! E já vem com os papéis no tamanho certo para fazer as dobraduras). Chama-se 100 Aviões de Papel para Dobrar e Voar.

aviãozinho de papel

Publicidade

2 – Bolhas de sabão: falei delas nesse post aqui, no qual ensinamos a fazer bolhas gigantes! A verdade é que não importa o tamanho: bolhas pequenas ou grandes, elas sempre fazem sucesso entre as crianças!

Bolinha de Sabão-vert

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

3 – Corrida da colher: quem deixar a bexiga cair, tem que voltar e começar novamente!

ovo na colher

4 – Corrida do saco: eu cansei de brincar disso na infância! E raramente ganhava (só rindo!!!!).

corrida do saco

Publicidade

5 – Escavação no gelo: congele brinquedos dentro de tigelas com água (quanto mais coloridos, mas fáceis de achar!). Depois distribua martelinhos e deixe os pequenos na fantasia de arqueólogos!

escavação 2-vert

6 – Esponja na bacia: mais uma brincadeira ideal para o calor. Quanto mais distante a bacia a ser acertada, maior a pontuação! Uma variação é fazer círculos concêntricos com giz: quem atingir o centro ganha!

cats

7 – Pirâmide de copos: use as pistolinhas de água para acertá-la! Quem não vai querer derrubar os copos, hein? Aposto que até a mamãe vai tentar!

arminha de água

Publicidade

8 – Observação de plantas e insetos: aproveitando que a natureza está na maior exuberância durante o verão (as plantas com as flores que chegaram durante a primavera e os insetos ativos, preparando estoques de alimento para o frio), este é um ótimo momento para mostrá-los aos pequenos com uma lupa!

lupa

9 – Noodles: ou, como chamamos popularmente, os espaguetes de piscina! Aqui eles ganham um novo uso – acertar as bexigas, até levá-las aos cestos de roupa.

noodle e balões

10 – Picolés: toda essa farra vai dar uma sede danada! Por isso, nada melhor e nutritivo do que picolés feitos de frutas frescas! Chame a criançada para ajudar no preparo, pois isso também faz parte da brincadeira!

picolé caseiro

E você, tem alguma sugestão de atividade para as crianças durante o verão? Deixe sua ideia nos comentários!