Como perder a barriga depois do parto

Por 56 Comentários


Eu fui magra durante toda a minha infância e adolescência. Era daquelas meninas que lutava ao contrário com a balança, fazendo de tudo para engordar. Lembro que no colegial pesava apenas 45Kg (tudo bem que sou baixinha, com apenas 1,58m), e tinha uma vergonha danada da minha magreza. Naquela época minha mãe já me falava: filha, fique tranquila, que quando a idade chegar você vai ver a diferença! Pois ela tinha razão: aos 30 anos, pouco antes de engravidar, eu continuava com os braços e as pernas fininhos; mas a barriga… Sabe aquele quilo extra que você ganha eventualmente? No meu caso, ele se concentra totalmente ali. Uma herança genética contra a qual eu desisti de lutar.

Durante a gravidez eu engordei pouco, mesmo comendo o que eu queria. Claro que eu procurei me alimentar de forma saudável e sem grandes excessos, mas também sem neuras (não passei vontade de comer belos pratos de macarrão ou pães doces, coisas que eu simplesmente adoro). Foram 9,5Kg ganhos no total. Se vocês me perguntarem se eu sofri para perdê-los, vou dizer que não; já a barriga… Essa eu acho que não voltou ao lugar até hoje, dois anos e meio após o nascimento de Catarina. Já melhorou bastante, mas a impressão que tenho é que ela ficou do tamanho que era aos 4-5 meses de gravidez.

barriga pos-parto

A bendita barriga foi das coisas que mais me incomodou no pós-parto. Molenga, grande, era realmente um horror. É preciso paciência, dar tempo ao tempo, porque obviamente o que demorou 9 meses para crescer não pode desaparecer do dia para a noite. Claro, dá para colaborar com a natureza no sentido de voltar a caber naquela sua calça jeans favorita um pouco mais rápido. Para ajudar você nessa tarefa, eu compartilho agora o que aprendi sobre como perder a barriga do pós-parto:

1 – Prevenir é mais fácil do que remediar. Ao ganhar o peso necessário para o bom desenvolvimento do bebê na gestação sem exagerar, você chegará mais facilmente ao corpo que tinha. Deixe para engordar principalmente nos últimos meses da gestação, época em que de fato o bebê está crescendo e ganhando massa (se engordar demais no começo, esses quilos extra ficarão para você, não para ele). Exercitar-se na gravidez também ajuda muito, uma vez que a musculatura do seu abdome ficará fortalecida e ajudará no retorno da barriga à sua condição primeira.

2 – A melhor forma de perder a barriga e começar a voltar ao corpo que você tinha (quer dizer, o mais próximo que é possível chegar disso, porque obviamente uma gravidez faz mudanças permanentes no corpo de qualquer mulher – e estar preparada para isso é super importante, porque é inevitável) é a amamentação. Amamentar gasta uma quantidade de calorias absurda (por isso nem pense em fazer dieta enquanto você está amamentando – é preciso se alimentar bem nessa fase, para produzir a quantidade de leite necessária para o bebê). Além disso, ao amamentar seu corpo produz hormônios que estimulam a contração uterina, o que fará com que a barriga volte ao lugar mais rapidamente.

3 – Exercite-se. Com o aval do seu obstetra, coloque seu corpo em movimento. Se não tiver grande intimidade com as práticas esportivas, pelo menos caminhe! Caminhar é excelente no pós-parto, pois é uma atividade de baixo impacto e que não depende de nenhum equipamento para ser executada.

4 – Faça drenagem linfática. A drenagem não vai fazer você perder peso, mas vai reduzir o inchaço característico do pós-parto. Mas antes de marcar, consulte o obstetra (alguns só liberam a massagem após um mês, para aguardar a cicatrização – no caso de parto cesárea).

5 – Coma direito. Inclua fibras e alimentos integrais na sua dieta. Vai fazer um bem danado para o seu intestino, e quanto melhor ele funcionar, mais sua barriga vai agradecer. Nos primeiros dias após o parto pode haver uma tendência à constipação (prisão de ventre), e comendo esses alimentos você ajudará na regularização do trânsito intestinal.




Arquivado em: MaternidadeSaúde Tags:

Comentários (56)

Trackback URL

Sites que possuem links para este Post

  1. A verdade sobre a volta do corpo (depois da gravidez) : Mil dicas de mãe | 25 de março de 2014
  2. Eu Quero Não Consigo Emagrecer Depois Do Parto | 11 de fevereiro de 2015
  3. Perder Barriga Pos Parto é Saudável | 17 de abril de 2015
  1. Daniella disse:

    Eu engordei 9 quilos na primeira gravidez. Achei que ia tirar a segunda de letra. Resultado: engordei 30kg!!! Me convenci que ter filhos uma vez não é garantia de nada… é tudo diferente na segunda!

    Abs,
    Daniella de Araujo
    http://www.lagartapintada.com

  2. Anna Carolina Bruschetta disse:

    Eu sempre fui muito ativa e adepta de alimentação saudável e continuei me exercitando e me cuidando durante toda gravidez, caminhei até o dia do parto. Engordei menos de 9kg e, 3 meses após o parto, já estava com 2 kg a menos do que antes da gravidez e, sem fazer dieta, apenas amamentando. Minha barriga e cintura voltaram ao normal 6 meses após o parto, com caminhadas, exercícios de pilates que eu fazia em casa quando o bebê estava dormindo (vi a série de exercícios em uma revista e fiz sozinha em casa, deu super certo). Quando retornei da licença maternidade, estava usando as mesmas roupas do que antes da gravidez. A barriga é realmente mais difícil mas não há milagre… acho que o também ajudou foi ter tido parto normal pois minha barriga não ficou inchada e flácida, os músculos aos poucos retornaram ao normal.

    • Nívea Salgado disse:

      Anna, você é minha heroína! Gente, que vontade de ser disciplinada e fazer pilates em casa!
      Olha que é um excelente tema para tratarmos aqui: exercícios que a mãe pode fazer em casa no pós-parto!
      Beijos, querida, obrigada pela colaboração!

  3. Náy disse:

    O meu biotipo era bem parecido com o seu: 1,56 cm, 44 Kg e no entanto, uma certa saliência na barriga.Já estou com 39 semanas e o máximo que engordei foi 5 Kg.A minha barriga parece barriga de 5 meses.Dependendo da blusa que visto, nem parece que estou grávida.Mesmo assim, estou morrendo de medo de a minha barriga não voltar ao normal…

  4. Socorro faz um més que tive bebe meu parto foi cesaria engordei 19kilos no 9 més estava com 69k no inicio de gravidez eu pesava 49K agr estou com 60k estou ate me sentindo bem com o meu corpo maas a barriga 🙁 parece qe esstou de 5 meses sem conta as istrias na barriga me sinto mto mal qero mto perde essa barriguinha indesejada mas nao sei por onde comeco me ajuude

    • Nívea Salgado disse:

      Ingrid, fique tranquila, o começo é assim mesmo! Mas você verá que com o tempo a barriga vai diminuindo (todas as dicas do texto são válidas e ajudam!). Como faz somente um mês que seu bebê nasceu, ainda não houve tempo para seu corpo voltar ao que era (nem seu útero está do tamanho pré-gravidez). Então, paciência! Aos pouquinhos a barriga parecerá de 4 meses, depois de 3, até que sua calça favorita vai servir!

      Bjs,

      Nívea

  5. GLaucia disse:

    Oi tenho um bb de 1 ano e 4 meses ainda amamento, nao dei de isso interfere na perca de pelso, hoje peso menos q antes da gravides so que hoje tenho mais pele e gordura localizada,tive depressao pos parto hoje estou bem, caiu minha fixa preciso me cuidar !! Tive problema com flacidez e estrias gostaria de saber se meu abidomen vai voltar um dia sendo essa foi a minha unica gestaçao comesei musculaçao e tratamento estetico.Obrigada adorei a pagina.

  6. Elysne disse:

    Eu tive o meu primeiro filho de parto normal com episiotomia,pesava 52k com a gravidez engordei mas 15k.Não consegui perde a barriga que adquiri,ms não fiquei com estria.

  7. rute roberto disse:

    oi tive o segundo filho de parto cesariana estou muito preocupada pois ele ja esta com 9 meses e minha barriga parece que estou de 4 meses, detalhe ele parou de mamar aos 4 meses,o que faço?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rute,

      Comigo aconteceu a mesma coisa. Olha, eu acho que nada melhor do que comer direito e fazer exercício físico (você já está conseguindo fazer? Eu sei que nesse começo é bem difícil ter tempo para isso!). É bem aos poucos mesmo! Força aí!!!

      Bjs,

      Nívea

  8. Oi sou schirlei quero muito perder barriga se usar o cinto sera que volta ao normal

  9. Oi, Schirlei. Acho que só a cinta não resolve. Aliás, tem médico que nem a recomenda (outros acham legal, por isso o melhor é conversar com o seu). O melhor mesmo na minha opinião é exercício físico e dieta adequada! Bjs!

  10. angelita disse:

    oi… olha eu vou ter um bebe, e pra falar a verdade não sei nem por onde começar, pois é o meu primeiro.mas eu tenho muito medo de ganhar barriga apos a gravidez e não conseguir emagrecer..

  11. luana disse:

    Tenho 17 anos e tenho um menino de 1 ano e cinco meses e o parto foi Cesária e até hj não consegui perde barriga o q faço me ajudem

  12. luana disse:

    Eu pesava 78 kg e cheguei no final da gravidez com 89 kg e do perdi um kl até hj estou MT triste principalmente com a barriga q fico MT feia

  13. estou com muito medo ja passam dois anos que deu a luz mais foi cesariana quero saber quai os exercicios proprio

  14. Dani Souza disse:

    estou usando cinta para ver se a barriga diminui..rsrsr mas ta dificil viu

  15. kathy estephani silva disse:

    tem um mes qe ganhei meu bebe e continuo barriguda
    oque faço pra tira essa barriga indesejada

  16. iris cristina disse:

    Oi tenho uma bb de 1 mes e 10, engordei 18 kg, gostaria de saber quais os exercicios q posso fazer, pois tive cesarea, e tenho um pouco de medo, minha barriga ainda esta enorme, tenho medo de não conseguir voltar ao meu corpo normal. Obrigado

  17. benedita f da hora disse:

    Eu estou com dois meses e meio de gestaçao e a minha barriga esta enorme parece q estou com quatro meses isso è normal. Bjs…

  18. Rose Romualdo disse:

    eu tive parto cesárea,e minha barriga ficou velha, muito flácida. tenho vergonha, o que fazer?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Rose,

      Exercícios para o abdome ajudam. São de fato o melhor remédio para a barriga. Deixar a pele hidratada com cremes também é importante. Boa sorte!

  19. Helen Diane Almeida da Silva disse:

    oi bom ganhei bebe vai fazer dois meses amanha dia 25 de maio e minha barriga esta molenga e inchada estou pesando 57 kl eu pesava 45 kl antes de ganhar bebe estava pesando 66 kl sera q minha barriga vai voltar a ficar retinha como antes? dai estou fazendo exercicios fisicos com a liberaçao do medico.

  20. jucilene dias disse:

    ola meninas tenho uma filha de 6 meses , e minha barriga ta enorme uf parece que estou de 4 meses de gestação , realmente as gestação sao diferente . as pessoas mim pergunta se estou gravida de ovo , piadina chata . mim ajude

  21. Eurakevia amaral disse:

    Oi tenho 19 anos, tive parto cesario de gemeos. Ja se passaram 4 meses e minha barriga parece de 5 meses. O que fazer para acabar com ela, pois tenho vergonha. Nao consigo fazer abdominal pois tenho problema na costa. Me ajudem por favor

    • Nívea Salgado disse:

      Olá!

      Acredito que a pessoa mais indicada para te ajudar é o seu obstetra.

      Pergunte a ele sobre as possibilidades de você fazer ginástica/musculação e/ou tratamentos estéticos, como por exemplo a drenagem linfática. Essas medidas ajudam e muito a perder a barriga!

      Grande beijo!

  22. Nubia Sueibe disse:

    minha filha ja tem 3 anos e eu fiquei com uma barriga como se tivesse gravida de 6 meses tenho muita vergonha e nao sei o que fazer pra melhorar a situação se alguem puder ajudar fico agradecida

  23. Denise disse:

    eu emagreci depois do parto… mas depois q parei de amamentar fui engordando cada dia um pouquinho…. minhas calças continuam me servindo mas minha barriga ta cada dia maior… meu bebe ta co 1 ano e 4 meses e minha barriga q era uma tabua ta cada dia maior… sempre fui gordinha mas minha barriga ta crescendo… pq?

  24. cacilda satula disse:

    tenho um bebe de quase 4 meses parto normal mas a minha barriga esta como se tivesse de 3 meses de gestação. o que faço ainda sinto dores na coluna.

  25. eu pesava 65 e aumentei 20 kls na gravidez depois que eu tive em um mes perdi 14 kls dai pra frente perdi o controli o que fazer

  26. amamente seu bebe amamentar emagrece

  27. dançar, jump step e aulas de aerobica

  28. Eu fiquei com a barriga com a aparencia de 5 meses de gravidez,mas não engordei nada,só que minha barriga não é flácida é dura.O que eu faço

  29. Na minha primeira gestaçao pesava 50 kilos e fui para 72 fiz uma cesariana e o corpo com 3 meses era o mesmo mas essa segunda egordei pouco mas estou enorme …..dificiu viu…rsrsrs

  30. Aline disse:

    Meu parto foi cesaria, hoje meu filho esta com 10 meses e durante minha gravides engordei 27 kilos fui para 97 kilos total, hoje estou com 82 kilos e não consigo emagrecer mais, fora que minha barriga esta orrivel, cheia de estria, caída e muito flácida, parece que estou de uns 5 meses. Não sei o que fazer, eu ainda amamento meu filho. Obrigada 😉

  31. aline disse:

    Oi gente! Faz 9 meses que dei a luz e ja consegui recuperar minha barriga, esse é meu segundo filho tmbm tenho estrias na barriga que me chateia mas com muito esforço e dedicação consegui recuperar minha barriga e as estrias estão aki pra provar que sou uma guerreira e elas não impede de eu ser feliz e nem de meu marido sentir desejo por mim…..:-)

  32. aline feliciano disse:

    ola sou mae de dois meninos e a um mes tive meu segundo filho da minha primeira gravidez eu nao me cuidei nada e acabei engordando muito e nao consegui voltar a meu peso de antes mas ja dessa gravidez eu quero me cuidar mas entao quero saber usar cinta para apertar a barriga ajuda a diminuir a barriga?

    • Nívea Salgado disse:

      Oi, Aline,

      A questão da cinta é muito discutida. Não há um consenso se é melhor usá-la ou não (meu médico, por exemplo, disse que não precisava, mas já vi muitas mães relatando que ela ajudou a barriga voltar). O melhor sempre é conversar com seu ginecologista para saber a opinião dele, ok?

      Bjs,

      Nívea

  33. Jeanne disse:

    Meu nome é Jeanne e estou vivendo um inferno astral. Minha filha está com 1 ano e 3 meses e minha barriga horrorosa não baixa. As pessoas olham e juram que eu estou grávida e isso me deixa com muita raiva. Eu nunca fiz exercícios na vida e não sei por onde começar. Tenho vontade de fazer massagem linfática mas tenho medo de minha barriga não baixar. Já faz muito tempo desde que tive minha filha e quero a barriga que eu tinha antes mas não sei como vou conseguir voltar a isso.

  34. josielly disse:

    Olaa m ajudeeem. Minha bb ta com 1 ano e 3 meses e eu ainda to cm uma barrigonaa, eu n sei oq pode ser.. ela n é mole d gordura, ela é dura. As vezes ta menor e outras vezes ta grandinha, parece q to gravida d 5 meses. N m deixem no vacuo pfv 🙂

  35. Fafá disse:

    Tenho três filhos o caçula faz dois meses hoje, desse eu voltei ao normal assim que ele nasceu, acho que só fiz barriga e não era tão grande.
    O problema que agora pós parto que estou engordando já ganhei 2,500 e não sei mais o que fazer e pelo jeito vou engordar mais

  36. Raynara disse:

    bem tenho 1ano e tres meses q tive bb de parto cesarea antes pesava 57kg e tenho1,60 engordei 8kg mas axo q minha barriguinha virou ate um xarme a mais sou feliz pq agora fikei com corpo de mulher pois antes todos axavam q meu marido tinha casado com uma adolescente mas agora nao ate as roupas mas sexy e mas adultas ja me servem fora q ate o cabelo e o rosto mudou SER MAE ME FEZ BEM E MEU ESPOSO QUEM O DIGA.

  37. Thifany disse:

    Oi meu nome e thifany tenho 14 anos dei a luz tem dois meses de parto normal e minha barriga voltou ao normal sozinha apenas amamentei e bebi bastante agua e agua de coco
    Bjos thifany.. adorei a pagina

  38. Ana keyla disse:

    Olá,meu nome é Ana keyla,tenho dois filhos,minha última filha já tem 10 meses prático exercícios,mais minha barriga continua muito feia,ela está diminuindo aos poucos,mais oq mais me incomoda é que acima da cesariana ela está caída.nossa estou desesperada.me ajude

  39. Gabi disse:

    Gostei muito do seu artigo, é muito bom ser mãe, chega muita felicidade…
    Mas nem tudo é maravilha, eu como todas mamães buscam aquele corpo anterior a gravidez, pelo menos. Já sendo mulher fica com menos tempo ainda com a chegada do novo bebê, sem tempo pra academia e cansaço muitas desistem…
    Apesar que existem programas de exercícios que podem ser feitos em casa, bom pra quem não tem tempo, mas sem disciplina não tem mágica.
    Boa sorte a todas.

  40. Adorei as dicas e também acho que o melhor é a prevenção. Eu também engordei pouco durante a minha gravidez, mas confesso que na segunda tive mais dificuldade para voltar ao corpo que eu tinha antes.

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail